A região do Paiaguás foi drasticamente atingida pelo fogo na última seca.
(Divulgação)
No último domingo (12), cerca de 20 funcionários da Fazenda Porto São Pedro, localizada na região do Paiaguás, a cerca de 178 quilômetros de Corumbá, receberam treinamento para combate a incêndios florestais. A ação está prevista no termo de cooperação técnica assinado entre o Sebrae, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, em novembro deste ano.
A capacitação é fruto de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Flavia Rosa, a ação foi possível devido aos parceiros. “A Ministra Tereza Cristina, preocupada com o cenário dos incêndios no Pantanal, foi em busca de parcerias estratégicas, garantindo recursos em instituições de apoio para amenizar a situação da população Pantaneira”, destacou.
O objetivo da capacitação é instruir multiplicadores e produtores de boas práticas, mediante a oferta de cursos, oficinas e palestras, na aplicação de conceitos e práticas previstas no Plano Integrado de Manejo do Fogo de Mato Grosso do Sul. A capacitação prevê o fornecimento de informações, conteúdos e materiais técnicos, tático e operacionais, na prevenção e combate a incêndios florestais no Pantanal.
O subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Santiago Silva Júnior, reforçou a importância da capacitação dos colaboradores da fazenda, que tiveram sete horas de capacitação que envolveu a teoria de Incêndio Florestal – prevenção e combate – além da apresentação dos materiais necessários ao enfrentamento e combate às chamas. “Os participantes possuem, agora, capacidade para atuar em primeira resposta em casos de incêndios, por terem o conhecimento básico do assunto”, pontuou.
Para o proprietário da fazenda onde foram realizadas as instruções pelo Corpo de Bombeiros, Armando Lacerda, a iniciativa proporcionou, além de conhecimento técnico aos pantaneiros, a oportunidade de compartilhar vivências. “Além do excelente treinamento proporcionado pelo Corpo de Bombeiros, os colaboradores, do mais novo ao mais antigo, tiveram lugar de fala na ação, podendo compartilhar suas experiências em situações como esta. O que foi ali discutido resultou em uma soma para todos os presentes”, comentou Lacerda.
* Com informações do Sebrae
Leia Também
Corrida Parque de Piraputangas acontece em novembro; inscrições estão abertas
Criança prende o dedo em carteira escolar e mobiliza Bombeiros em Corumbá
Jovem sofre traumatismo craniano após colisão entre motos em Corumbá
Corumbá e Ladário poderão ampliar fiscalização da mineração
Ramão Gomes é liberada provisoriamente e trecho ainda passará por reparos
Operação conjunta resgata jovem e bebê em área de difícil acesso no Pantanal
Projeto propõe ampliar fiscalização do comércio e de ambulantes em Corumbá
Moradores do Popular Nova relatam até 15 horas sem energia e prejuízos
Motos e bicicletas concentram 87% dos atendimentos por acidentes em Corumbá