Acordo prevê monitoramento da Serra do Amolar e proteção da Reserva Particular do Patrimônio Ambiental.
(Divulgação)
O Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) firmou Termo de Cooperação, com o IHP (Instituto Homem Pantaneiro) para o desenvolvimento de ações conjuntas de proteção ao Pantanal sul-mato-grossense.
Conforme o Termo de Cooperação nº 007/2021, o trabalho da Semagro e do Imasul, realizado em parceria com o IHP, envolve a proteção das RPPNS (Reserva Particular do Patrimônio Ambiental) e o monitoramento da Serra do Amolar, além do apoio nas ações do GRETAP (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal); colaboração na execução de atividades de monitoramento, avaliação, prevenção, assistência e resgate de animais vitimados por desastres ambientais no Estado de Mato Grosso do Sul; colaboração nas atividades de proteção dos recursos hídricos e ações de prevenção e combate aos incêndios.
“Já desenvolvemos ações em conjunto com o Instituto Homem Pantaneiro, especialmente no âmbito do GRETAP, tanto que já efetuamos a doação de uma camionete para ajudar nas operações na região pantaneira. O Pantanal tem merecido toda a atenção do Governo do Estado. Além de ser uma das Reservas da Biosfera chanceladas pela Unesco, é uma área de rica biodiversidade. Por essa razão, as parcerias, como a que assinamos com o IHP, são estratégicas para que o Governo, por meio da Semagro, adote políticas públicas que mantenham a conservação do bioma e crie oportunidades de implantação efetiva de um modelo de desenvolvimento sustentável”, comentou o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna.
“Nossas ações de proteção a Serra do Amolar, sítio do patrimônio natural mundial ganham um fortalecimento institucional estratégico com esta parceria. Vamos avançar para novas ações juntos para ampliar e aprimorar os resultados em prol dos nossos recursos naturais”, afirmou o presidente do Instituto Homem Pantaneiro, Ângelo Cipriano Rabello
A Semagro e Imasul deverão desenvolver e divulgar campanhas informativas relacionadas à proteção do Pantanal, buscar apoios institucionais, intercâmbio de informações técnicas e disponibilização de equipamentos para que o IHP possa executar as atividades sob sua responsabilidade.
O Termo de Cooperação é assinado pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro, pelo diretor-presidente do Imasul, André Borges, pelo presidente do Instituto Homem Panteiro, Ângelo Cipriano Rabello, não envolve transferência de recursos financeiros e terá vigência de 2 anos, contados a partir da data de sua publicação, podendo ser prorrogado.
Leia Também
Princípio de incêndio atinge telhado de pizzaria no Centro de Corumbá
Batida entre motocicletas deixa três feridos no Centro de Ladário
Conselho do MPF rejeita abertura de investigação contra Gonet
Exército testa resposta a ataques cibernéticos às vésperas das eleições
Dia de São Cosme e Damião terá operação especial de trânsito em Corumbá
Corumbá apresenta plano para orientar plantio e manejo de árvores
Brasil decepciona e empata com Austrália em amistoso
Servidores Municipais têm até 30 de setembro para entregar declaração de bens
Incêndio de grandes proporções atinge aterro sanitário de Corumbá