Terezinha Baruki, considerada ícone da educação local, faleceu em 2021.
(Foto: Arquivo)
A nova escola de tempo integral que a Prefeitura de Corumbá construirá no Bairro Cristo Redentor levará o nome da professora, ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal, Terezinha Baruki, falecida em agosto de 2021, aos 81 anos. O Projeto de Lei, de iniciativa do vereador Marcelo Araújo, foi aprovado por unanimidade esta semana no Poder Legislativo e encaminhado para a sanção do prefeito Doutor Gabriel Alves de Oliveira. De acordo com o parlamentar, a escolha reforça a memória histórica local, promove o reconhecimento de contribuições sociais significativas e fortalece o sentimento de pertencimento de toda a comunidade escolar.
A futura unidade de ensino seguirá o padrão arquitetônico “Escola 5 Salas” do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), recebendo um investimento estimado de R$ 8.358.228,81. O projeto prevê uma estrutura térrea voltada ao Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) com capacidade para atender até 350 alunos em dois turnos ou 175 estudantes em período integral. Além de eternizar a imagem da educadora, a implementação da lei vai assegurar a devida uniformidade nos registros oficiais, diplomas e documentos da instituição.
Considerada um verdadeiro ícone da educação corumbaense, Terezinha Baruki construiu uma trajetória brilhante que conciliou as salas de aula com a vida pública. Ela lecionou desde as séries iniciais do antigo Primário até o Ensino Médio e o ensino superior. Descendente de libaneses, fez parte da primeira turma do curso de Letras do Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá, hoje UFMS/Campus Pantanal, em 1968. Mais tarde, afastou-se das funções para concluir o mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, aposentando-se após décadas de dedicação ao Estado e à UFMS.
Na esfera política, Terezinha teve participação marcante no desenvolvimento institucional da região. Exerceu o mandato de vereadora entre os anos de 1989 e 1992, assumindo a presidência da Câmara Municipal no biênio 1989-1990. Sob sua gestão na mesa diretora, o parlamento corumbaense promulgou a Lei Orgânica do Município de Corumbá em 5 de abril de 1990, consolidando um dos marcos mais importantes da história política local.
*Com informações da Assessoria da Câmara de Corumbá
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Instituições têm até 15 de junho para aderir ao Fies do 2º semestre
Inscrições para o Enem terminam nesta sexta na página do participante
Enem 2026: prazo de inscrições termina nesta sexta-feira
Corumbá convoca Professores de Apoio Educacional do Processo Simplificado da Educação
MEC inaugura estruturas acadêmicas para indígenas na UFMS
Concurso incentiva estudantes da REME a refletirem sobre migração, cultura e vida na fronteira
Estudantes da rede municipal de Corumbá realizam prova da OBMEP
MEC libera consulta a vagas no ensino superior pelo Sisu+
Enamed 2026: inscrições estarão abertas de 15 a 29 de junho