Após exame com tema sobre conectividade, universidade anuncia cronograma de resultados.
(Foto: Arquivo/Paulo Francis)
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) registrou 2.801 ausentes no Vestibular 2026, o equivalente a 18,29% dos 17,5 mil inscritos. O número foi divulgado nesta segunda-feira (8) pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), um dia após a prova realizada em 11 cidades do Estado. Com a etapa concluída, os candidatos entram na fase de espera pelos gabaritos e pelo resultado, que seguem calendário já definido.
A seleção oferece 127 cursos, incluindo três novos: Inteligência Artificial, Licenciatura em Ciências Sociais e Relações Internacionais. A demanda mais alta ficou em Medicina e Direito, seguidos por Engenharia de Software, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia.
A prova presencial teve 60 questões objetivas e uma redação com o tema “Os impactos da conectividade na convivência social”. Na edição digital, o tema foi “O que buscariam aqueles que recorrem a procedimentos estéticos?”.
A fase pós-prova se concentra em três passos: divulgação de gabarito, período de recursos e anúncio do resultado preliminar. Veja o que está previsto:
- Gabarito preliminar da prova objetiva – 11/12/2025
- Espelho da redação – 11/12/2025
- Período de recurso contra o gabarito – 12/12/2025
- Gabarito definitivo e análise dos recursos – 29/12/2025
- Resultado preliminar da prova objetiva e da redação – 08/01/2026
- Período de recurso contra o resultado preliminar – 08 e 09/01/2026
- Resultado final da prova objetiva e da redação – 16/01/2026
No próximo domingo, a UFMS também retoma as provas do PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva), que completa 20% das vagas anuais. As demais são distribuídas entre o Vestibular (60%) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A universidade reforça que os candidatos precisam acompanhar os canais oficiais para evitar perda de prazos, especialmente no período de matrículas, que exige envio e conferência de documentos.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Enem 2026: último dia para pedir isenção da taxa de inscrição
Corumbá convoca candidatos aprovados em processo seletivo para entrega de documentos
Prazo para isenção de taxa do Enem 2026 termina nesta quinta-feira
MEC prorroga prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem
Aula ancestral abre formação sobre relações étnico-raciais
Governo de MS amplia vagas do MS Supera e convoca 750 novos bolsistas
UEMS lança Pantanal Tech MS 2026 com programação que integra ciência, produção e qualidade de vida
MEC Livros: biblioteca digital já tem mais de meio milhão de usuários
Aula ancestral no Porto marca lançamento de formação étnico-racial em Corumbá