Corumbá foi a última cidade de Mato Grosso do Sul (MS) à sediar a fase de seminários regionais do Programa MS Ativo Municipalismo nesta terça-feira, 15 de julho. A ação do governo do MS percorreu todas as regiões do estado e, em nove encontros, reuniu cerca de 3 mil participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e equipes técnicas.
A vice-prefeita Bia Cavassa representou o executivo de Corumbá. Foto: João Garrigó A vice-prefeita de Corumbá, Bia Cavassa, afirmou que o Programa representa um marco na relação entre Estado e municípios. “O MS Ativo fortalece o diálogo entre Estado e municípios, traz capacitação e soluções práticas para os desafios do dia a dia. Para Corumbá, participar é essencial,” afirmou Bia.
O programa MS Ativo teve inicio em 2024 para unir duas dimensões fundamentais da administração pública: a política, que aproxima governo e lideranças municipais, e a técnica, que capacita as equipes para implementar políticas públicas de forma eficiente. Nos encontros, foram aplicadas oficinas práticas nas áreas de saúde, educação, assistência social, infraestrutura e ambiente de negócios, além de espaço para diagnóstico das realidades locais e pactuação de compromissos.
Dr. Juliano, vice-prefeito de Ladário, destacou a oportunidade do diálogo. Foto: PMLRepresentando o prefeito de Ladário Munir Ramunieh, o vice-prefeito Dr. Juliano destacou a oportunidade de diálogo promovida pelo Programa. "Acreditamos em um municipalismo ativo, no qual o Estado e os municípios caminham lado a lado. Participar desses espaços fortalece nossa atuação e amplia as possibilidades de parceria para Ladário”, concluiu.
Ao longo do MS Ativo, 52 municípios aderiram à fase três do programa; 193 planos de ação foram elaborados; 882 ações foram selecionadas pelos municípios; R$ 600 milhões foram investidos em convênios; e 1.095 entregas já foram realizadas. Para 2025, o MS Ativo projeta um investimento de R$ 1 bilhão em infraestrutura em todos os 79 municípios do Estado, consolidando o compromisso de interiorizar o desenvolvimento e reduzir desigualdades regionais.
Escreva a legenda aquiPresente em Corumbá, no último encontro da fase de seminários regionais do Programa, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, ressaltou a importância do alinhamento entre Estado e municípios. “Cada obra do MS Ativo é fruto da parceria entre Estado e municípios. Queremos que nenhum sul-mato-grossense fique para trás, seja na Capital ou em regiões distantes como Corumbá,” finalizou Barbosinha.
O encerramento em Corumbá marca o início de uma nova fase do programa, agora voltada à execução das ações pactuadas, consolidação dos indicadores e fortalecimento da parceria entre o governo estadual e as prefeituras.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS

Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá



O encerramento em Corumbá marca o início de uma nova fase do programa, agora voltada à execução das ações pactuadas. (Foto: Assessoria/PML)

