Entre as consequências para quem tem o título cancelado está a suspensão de benefícios sociais.
(Foto: Inter G)
Em Mato Grosso do Sul, foram cancelados 88.124 títulos eleitorais, número que representa 4,33% do eleitorado do estado. De acordo com o art. 7º, § 3º do Código Eleitoral, o cancelamento se dá pela falta de voto em três eleições consecutivas (cada turno conta como uma eleição), por não justificar a ausência ou não pagar as respectivas multas. No Brasil, foram cancelados 5.042.047 títulos eleitorais, o que representa 3,17% do eleitorado brasileiro.
Até que venha a regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral, o cancelamento do título gera enormes dificuldades na vida do eleitor, como por exemplo:
- suspensão de benefícios sociais;
- impedimento de votar e de obter documentos, como a emissão de passaporte ou carteira de identidade, em alguns casos;
- proibição de assumir cargos públicos, bem como de renovar matrícula em estabelecimentos de ensino;
- vedação de praticar atos relacionados à receita federal ou para o qual se exija quitação do serviço militar.
Em 2026, o Brasil terá eleições para escolha dos representantes nos Poderes Executivo e Legislativo, tanto do Estado como da União. Serão eleitos: governador e vice e deputado estadual (24 vagas), presidente da república e vice, deputado federal (oito vagas), senador (duas vagas) e seus respectivos 1º e 2º suplentes, em razão da renovação de 2/3 dos senadores.
No Brasil o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos, analfabetos e pessoas com deficiência para quem seja impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.
Como verificar a situação do eleitor junto a Justiça Eleitoral
A consulta à situação do título eleitoral pode ser feita:
- na página do TSE na internet (www.tse.jus.br), acessando o sistema “Autoatendimento Eleitoral;
- pelo celular, por meio do aplicativo e-título; ou então
- comparecendo ao cartório eleitoral, CIJUS, central de atendimento ao eleitor ou posto de atendimento eleitoral.
Na consulta o eleitor verificará se seu título está regular ou cancelado. Estando cancelado, deverá iniciar a regularização do seu título eleitoral.
Eleitor com título cancelado
Quem teve o título eleitoral cancelado precisa solicitar a regularização da sua situação perante a Justiça Eleitoral:
- na página do TSE na internet (www.tse.jus.br), acessando o sistema “Autoatendimento Eleitoral;
- pelo celular, por meio do aplicativo e-título; ou então
- comparecendo ao cartório eleitoral, CIJUS, central de atendimento ao eleitor ou posto de atendimento eleitoral.
Caso o eleitor ainda não tenha dados biométricos cadastrados pela Justiça Eleitoral, o aplicativo ou o sistema, conforme o caso, informará a necessidade de comparecer ao cartório eleitoral em até 30 dias, contados do pedido, para realizar a coleta. Se a biometria já estiver registrada e válida, o processo pode ser concluído integralmente pela internet.
E ainda, conforme estabelece a Resolução TSE nº 23.737/2024, será exigida nova coleta biométrica nos casos em que os dados tenham sido capturados há mais de 10 anos e não tenham sido utilizados para validar a identidade do eleitor no mesmo intervalo.
É necessário que o eleitor mantenha seu título com situação REGULAR no cadastro eleitoral para exercer plenamente todos os atos da vida civil, em especial, os de poder votar nas próximas eleições e de não ter seu benefício ou programa social suspenso pelo governo.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Prefeitura decreta ponto facultativo na terça-feira em Corumbá
Projeto propõe Semana do Orgulho Corumbaense no calendário da cidade
Alvo da PF, candidato a deputado diz não saber como fazenda contrata
Hanna sugere sinalização mais eficiente dos pontos turísticos de Corumbá
Jovan cobra providências para conter processo erosivo na área urbana
Prefeitura publica resultado da análise de elegibilidade dos Residenciais Ipês I e II
Articulação de Paulo Duarte garante avanço para construção de casas populares em Corumbá
Hanna defende intervenções na drenagem de águas pluviais
Locais de votação em Corumbá e Ladário sofrem alterações