Terça-feira, 24 de Março de 2026
Política

Federação PRD-Solidariedade deve ganhar reforço de outros dois partidos

15 ago 2025 - 04h32   atualizado em 03/03/2026 às 09h33

Gesiane Sousa

Federação PRD-Solidariedade deve ganhar reforço de outros dois partidos Em Mato Grosso do Sul, caso a aliança seja concretizada, a federação ficará sob o comando do ex-senador Delcídio do Amaral. (Foto: Cia Brasil)

Criada há quase dois meses, a federação com o Partido da Renovação Democrática (PRD), que nasceu da fusão entre PTB e Patriotas, e o Solidariedade, que incorporou o Pros, pode ganhar o reforço de outras duas legendas nos próximos meses.

O Correio do Estado apurou que as lideranças nacionais do PRD estão em negociações avançadas com o Podemos, da deputada federal Renata Abreu (SP), e com o Avante, do deputado federal Luís Tibé (MG).

Em Mato Grosso do Sul, caso a aliança seja concretizada, a federação ficará sob o comando do ex-senador Delcídio do Amaral, que já preside o diretório estadual do PRD e, também, a federação recém-criada com o Solidariedade.

No Estado, caso o Podemos faça mesmo parte da federação, poderá ter conflito sobre o comando, afinal, o partido já é presidido pela senadora Soraya Thronicke e, na possibilidade de a parlamentar permanecer na sigla, ela teria o direito de chefiar a aliança em Mato Grosso do Sul, em razão da hierarquia política.

Porém, a reportagem obteve a informação de que, na eventualidade de o Podemos ingressar na federação com PRD e Solidariedade, dificilmente a senadora sul-mato-grossense permanecerá na legenda, pois ela já estaria em conversas adiantadas com o PSDB, do deputado federal Aécio Neves (MG).

O Correio do Estado também apurou que, com o reforço do Podemos e o Avante, a federação partidária PRD-Solidariedade vai manter o projeto de lançar Delcídio do Amaral como candidato a governador, para concorrer contra o governador Eduardo Riedel (PSDB), que buscará a reeleição no próximo pleito.

Pela pesquisa de intenções de votos para governador, realizada pelo Correio do Estado e o Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul (Ipems), o ex-senador aparece em segundo lugar, com 17,76%, porcentual bem menor do que o de Riedel, que obteve 62,09% da preferência dos entrevistados.

Apesar de ser uma distância considerável do atual governador, é preciso ser levado em consideração que o ex-senador ainda não está em campanha eleitoral e poucos sabem da intenção de ele sair candidato, enquanto Riedel está mais maciçamente na mídia e é muito mais conhecido.

A federação

Nacionalmente, a federação entre PRD e Solidariedade visa uma atuação conjunta no País e, especificamente, no Congresso. A federação tem uma bancada de 24 deputados federais (seis do PRD e 18 do Solidariedade).

A federação partidária é uma reunião de partidos com o objetivo de permitir que as legendas atuem de forma unificada em todo o País, com a obrigatoriedade de permanecerem unidas em um mesmo bloco por, pelo menos, quatro anos.

Atualmente, o Brasil conta com três federações partidárias, que abrangem oito partidos, com validade até 2026: PT-PCdoB-PV, Psol-Rede, União Brasil-PP e PRD-Solidariedade. As novas federações vão engrandecer o debate nacional com racionalidade e sensatez.

A federação terá muitas responsabilidades para discutir o que o País precisa, já vislumbrando as eleições para o ano que vem.

Para o Solidariedade, do deputado federal Aureo Ribeiro (RJ), os dez deputados da federação vão contribuir com o debate nacional. “Vamos fortalecer os dois partidos nos estados e vamos começar um processo de escuta para saber o que cada população quer”, afirmou o presidente do partido.

O líder do PRD, deputado Fred Costa (MG), destacou que o novo grupo político busca trazer mais racionalidade e equilíbrio ao debate político. “É um retrocesso essa guerra instalada entre os extremos, cujo resultado tem como maior prejudicado a sociedade e os mais necessitados”, disse Costa.

Fortalecimento

Além disso, com o reforço do Podemos e o Avante, a federação partidária PRD-Solidariedade vai contar com 65 deputados federais, 25 do Podemos, 18 do Solidariedade, 16 do Avante e 6 do PRD.

Já a bancada da nova federação partidária terá quatro senadores da República, todos do Podemos.

O grupo ainda terá um Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), que é um fundo público destinado ao financiamento das campanhas eleitorais dos candidatos, previsto nos artigos 16-C e 16-D da Lei nº 9.504/1997, ampliado, poderá ter um aumentar exponencial, facilitando as campanhas eleitorais dos candidatos.

A divisão do fundo obedeceu aos seguintes critérios: 48% divididos entre os partidos na proporção do número de representantes na Câmara dos Deputados na última eleição geral; 35% divididos entre os partidos na proporção do porcentual de votos válidos obtidos pelas siglas que tenham pelo menos um representante na Câmara; 15% divididos entre os partidos na proporção do número de representantes no Senado; e 2% divididos igualmente entre todos os partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os recursos do fundo eleitoral somente ficarão à disposição do partido após a definição de critérios de distribuição aos seus candidatos, o que deve ser deliberado pela Comissão Executiva Nacional da agremiação partidária, exigência da Lei nº 9.504/1997, art. 16-C, § 7º.

A disponibilização dos recursos do fundo eleitoral aos diretórios nacionais dos partidos políticos foi regulamentada pelo TSE na Resolução nº 23.605/2020, nos termos do Art. 6º, atualizado pela Resolução-TSE nº 23.624/2020.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.   

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vereadores cobram recuperação urgente da Avenida Rio Branco
Política

Vereadores cobram recuperação urgente da Avenida Rio Branco

Eleita, Silvia Aguilera promete acabar com a tranca de Yacuse
política

Eleita, Silvia Aguilera promete acabar com a tranca de Yacuse

EUA suspendem ataques a usinas; Irã diz que Trump recuou após ameaças
Internacional

EUA suspendem ataques a usinas; Irã diz que Trump recuou após ameaças

Corumbá cria Colegiado de Matrizes Africanas em encontro sobre liberdade religiosa
Política

Corumbá cria Colegiado de Matrizes Africanas em encontro sobre liberdade religiosa

Paulo Duarte renuncia à presidência do PSB e encaminha filiação ao PSDB
Política

Paulo Duarte renuncia à presidência do PSB e encaminha filiação ao PSDB

Moradores pedem parque infantil, academia ao ar livre e reforma de quadra no Universitário
política

Moradores pedem parque infantil, academia ao ar livre e reforma de quadra no Universitário

Aeródromo no Porto São Pedro promete melhorar logística e segurança no Pantanal
Política

Aeródromo no Porto São Pedro promete melhorar logística e segurança no Pantanal

Vereador cobra retirada de animais soltos nas ruas de Corumbá
Política

Vereador cobra retirada de animais soltos nas ruas de Corumbá

Alexandre reforça necessidade da construção de calçadas em via de intensa movimentação
Política

Alexandre reforça necessidade da construção de calçadas em via de intensa movimentação

Samyr cobra sinalização adequada de trecho em obra na BR-262, entrada de Maria Coelho
Políica

Samyr cobra sinalização adequada de trecho em obra na BR-262, entrada de Maria Coelho

Mais Lidas

Eleita, Silvia Aguilera promete acabar com a tranca de Yacuse
política

Eleita, Silvia Aguilera promete acabar com a tranca de Yacuse

Assassinada pelo sobrinho, mulher de 58 anos é 8º feminicídio do ano em MS
Polícia

Assassinada pelo sobrinho, mulher de 58 anos é 8º feminicídio do ano em MS

Motociclista foge sem prestar socorro à vítima de colisão no Cristo Redentor
Plantão

Motociclista foge sem prestar socorro à vítima de colisão no Cristo Redentor

Famílias relatam dificuldade de reembolso após fechamento de colégio em Corumbá
Direito do Consumidor

Famílias relatam dificuldade de reembolso após fechamento de colégio em Corumbá