Hanna questiona abandono dos espaços destinados ao lazer no Bairro Guatós.
(Foto: Divulgação)
A revitalização de espaços públicos no Conjunto Residencial Ana Brites, no Bairro Guatós, é o que está sugerindo a vereadora Hanna Santana, como forma de propiciar melhor qualidade de vida à comunidade local, bem como ampliar as áreas destinadas ao esporte, lazer e bem-estar social.
O pedido foi feito durante sessão ordinária da Câmara direcionado ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, bem como às pastas de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Meio Ambiente.
No requerimento, a vereadora disse que é preciso realizar a limpeza e roçada desses espaços públicos localizadas nas alamedas Seriema, Acuri, Alameda Oito, Alameda Cinco, e das ruas Bernardino Alves do Couto e João Bosco da Mota, que estão tomadas pelo mato e muito lixo acumulado.
Hanna aproveitou para sugerir o desenvolvimento de projetos para a adequar esses espaços que podem ser utilizados para o lazer, esporte e convivência comunitária de forma adequada, beneficiando as famílias residentes na região.
Pediu ainda a realização de ações educativas junto à comunidade local, visando à conscientização sobre a importância da conservação dos espaços públicos e do descarte correto de resíduos, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.
A vereadora lembrou que esses espaços públicos no Bairro Guatós, desde a sua fundação, não receberam a devida atenção no que tange à sua destinação e infraestrutura para uso pela população, estando tomado pelo mato alto e, em alguns casos, com acúmulo de lixo, propícios para a proliferação de vetores de doenças e comprometendo a segurança e o bem-estar dos moradores.
Lembrou o mutirão de combate à dengue realizado em janeiro, que resultou na eliminação de 276 toneladas de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti . “Entretanto, a situação permanece crítica, evidenciando a necessidade de medidas complementares e contínuas”, enfatizou.
“A correta destinação e construção de espaços de lazer, esporte e convivência nessas praças contribuirão para a manutenção das ações de limpeza, além de promoverem a integração social e a melhoria da qualidade de vida dos moradores. A implementação de ações educativas é fundamental para engajar a comunidade na preservação desses espaços e no cuidado com o meio ambiente”, completou.
Mais melhorias
Outro pedido da vereadora à Prefeitura é a adoção de medidas para garantir o funcionamento contínuo dos banheiros do Terminal de Ônibus da Rua Antônio Maria e do Transbordo Municipal, bem como a manutenção adequada e funcionamento do bebedouro do Transbordo.
Disse que não estão atendendo usuários do transporte coletivo e trabalhadores do setor de forma adequada, e que é preciso que nestes espaços estejam funcionando de forma adequada, garantindo condições de higiene e acessibilidade, e que o bebedouro do transbordo está inoperante.
Segurança
Hanna pediu ainda ao Poder Executivo, a disponibilização de um Guarda Municipal para atuar na segurança patrimonial do terminal de ônibus da Rua Antônio Maria, no centro da cidade, solicitando ao mesmo tempo, informações sobre a vigilância por meio de câmeras de segurança e o funcionamento da sala de monitoramento da Guarda Municipal.
Disse que o terminal tem sido alvo recorrente de furtos de lâmpadas, depredação do patrimônio público e crescente sensação de insegurança para os usuários do transporte coletivo, afetando a infraestrutura e a mobilidade urbana da região.
Explicou que é preciso implementar medidas de vigilância contínua na região, prevenindo furtos e depredações, e que o sistema de videomonitoramento precisa estar funcionando, já que é um recurso essencial para a prevenção e combate à criminalidade, auxiliando no trabalho da Guarda Municipal e demais forças de segurança pública.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Paulo Duarte questiona aumento na taxa de cônjuges da CASSEMS
Brasil cria política de combate ao abuso de crianças e adolescentes
CCJ retoma nesta terça debate sobre redução da maioridade penal
Cazarin destaca necessidade de fiscalizar anúncios de promoções no comércio local
Vereadores de Corumbá questionam aumento das mensalidades de plano de saúde da Cassems
Corumbá avança nas obras do Centro de Saúde da Mulher e da Casa do Migrante
Casa da Mulher Brasileira em Corumbá terá investimento de R$ 8,3 Milhões
Bloqueios e pressão popular exigem renúncia do presidente da Bolívia
Riedel assina autorização para início das obras da Casa da Mulher em Corumbá