Quinta-feira, 19 de Março de 2026
Meio Ambiente

COP30 impulsiona debates sobre pequenos negócios e clima em Belém

20 nov 2025 - 06h09   atualizado em 03/03/2026 às 09h33

Danielly Carvalho

COP30 impulsiona debates sobre pequenos negócios e clima em Belém Painel na Green Zone debateu a participação de pequenos negócios nas metas climáticas brasileiras. (Foto: Sebrae/MS)

A COP30, realizada em Belém (PA), abriu espaço para discussões que vão além das grandes metas ambientais e alcançam também a rotina das micro e pequenas empresas brasileiras. Entre os temas em debate, aparecem práticas sustentáveis aplicadas ao dia a dia dos empreendimentos e a importância de fortalecer setores instalados em biomas como Pantanal e Cerrado, presentes em Mato Grosso do Sul.

Para dar visibilidade ao artesanato sul-mato-grossense, mais de 1,5 mil itens com o selo Made in Pantanal integram a loja colaborativa Brasil BioMarket, que funciona durante todo o evento. A vitrine compartilhada soma-se à participação em painéis dedicados à sustentabilidade empresarial.

Na segunda-feira (17), o analista-técnico do Sebrae/MS e gestor de sustentabilidade, Vitor Faria, mediou o painel “Os pequenos negócios nas NDC’s”, reunindo representantes do ITC, BID e PayGas Holding. O encontro discutiu como micro e pequenas empresas podem colaborar com as metas climáticas brasileiras, especialmente em setores que tratam da descarbonização. O debate ocorreu no estande do Sebrae montado na Green Zone.

“A COP30 trouxe a questão de colocar em prática tudo o que vem sendo discutido. O evento no Brasil ainda está servindo para dar peso da importância de outros biomas além da Amazônia, como o Pantanal e o Cerrado. As discussões precisam sair do nível federal e estadual e chegar nos municípios, principalmente nas pequenas empresas, para as pessoas poderem enxergar como podem ser protagonistas. O Sebrae criou ferramentas para auxiliar nisso e dar capilaridade às ações”, pontuou Vitor.

A Brasil BioMarket, do Sebrae na COP30, exibe mais de 1,5 mil produtos de artesãos de MS. Foto: Sebrae/MS

Uma dessas ferramentas é a Plataforma Empreender Clima, lançada também na segunda-feira (17). O sistema, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), com apoio do BNDES, funciona como um hub digital que facilita o acesso de pequenos negócios ao crédito verde.

A plataforma orienta empreendedores na criação de projetos enquadrados nas regras do Fundo Clima, com taxas que variam entre 4% e 10% ao ano. Também reúne cursos gratuitos, trilhas de aprendizagem, mapas do ecossistema climático e um catálogo de financiamentos sustentáveis. A ferramenta está disponível em todo o país, inclusive em Mato Grosso do Sul, no site empreenderclima.org.br.

Negócios e cidades no centro da agenda ambiental

Uma estratégia que Mato Grosso do Sul apresentou na COP30 foi o Roadmap Território Carbono Neutro, metodologia que mede a maturidade ambiental dos municípios e ajuda a desenvolver políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas. A iniciativa envolve a avaliação de seis aspectos: mudanças climáticas, gestão do território, capacidade administrativa, capacidade financeira, governança e ambiente de negócios.

Com base nesses indicadores, cada município recebe uma classificação entre “A” e “E”. A partir daí, são traçadas ações prioritárias para que a cidade avance na agenda climática. Setenta municípios já foram avaliados e 56 contam com uma estrutura local organizada.

Campo Grande está entre os municípios mapeados. A diretora-executiva da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Mariana Massud, acompanhou a programação na COP30 e afirmou que a capital acelera os ajustes necessários para cumprir as metas.

“Dentre todos os eixos que são avaliados, Campo Grande está avançado na questão das políticas voltadas às mudanças climáticas. Estamos tratando o tema de forma transversal. Agora, estamos na revisão do inventário das emissões de gases. Um próximo passo também é a elaboração, de fato, do plano de ação climática e da política municipal de enfrentamento das mudanças climáticas. Trabalhamos para ter esses instrumentos publicados no próximo ano”, explicou.

*Com informações da assessoria de comunicação Sebrae/MS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PMA intensifica fiscalização e patrulha mais de 1,5 mil quilômetros de rios
meio ambiente

PMA intensifica fiscalização e patrulha mais de 1,5 mil quilômetros de rios

Mutirão contra chikungunya retira 40 toneladas de lixo no Jatobazinho
saúde

Mutirão contra chikungunya retira 40 toneladas de lixo no Jatobazinho

Vale dos Orixás recebe ação de limpeza e cuidado coletivo em Corumbá
Meio Ambiente

Vale dos Orixás recebe ação de limpeza e cuidado coletivo em Corumbá

Escola rural do Paraguai Mirim inicia melhorias após prêmio nacional
educação

Escola rural do Paraguai Mirim inicia melhorias após prêmio nacional

Corumbá notifica donos de terrenos para limpeza e manutenção
meio ambiente

Corumbá notifica donos de terrenos para limpeza e manutenção

Mato Grosso do Sul sedia COP15 para proteger espécies migratórias e o Pantanal
Meio Ambiente

Mato Grosso do Sul sedia COP15 para proteger espécies migratórias e o Pantanal

Lula e outros seis presidentes devem abrir a COP15 em MS
Meio Ambiente

Lula e outros seis presidentes devem abrir a COP15 em MS

MPMS lançará mapa de monitoramento de atropelamentos de animais silvestres na COP15
Meio Ambiente

MPMS lançará mapa de monitoramento de atropelamentos de animais silvestres na COP15

Corumbá e Ladário unem forças em capacitação estratégica para fiscalização ambiental
Meio Ambiente

Corumbá e Ladário unem forças em capacitação estratégica para fiscalização ambiental

2ª chamada do PSA Conservação recebe inscrições até  6 de abril
Meio Ambiente

2ª chamada do PSA Conservação recebe inscrições até 6 de abril

Mais Lidas

Colisão entre carro e carreta deixa três mortos na BR-262
plantão

Colisão entre carro e carreta deixa três mortos na BR-262

Secretário de Corumbá responde ação por uso irregular de verba
política

Secretário de Corumbá responde ação por uso irregular de verba

Homem é preso após ameaçar crianças com espingarda em Corumbá
polícia

Homem é preso após ameaçar crianças com espingarda em Corumbá

O problema nunca foram as unhas
Entrelinhas

O problema nunca foram as unhas