Domingo, 03 de Maio de 2026
Saúde

Caravana da Castração ultrapassa mil atendimentos; Corumbá e Ladário recebem o programa em Agosto

21 jul 2025 - 06h25   atualizado em 03/03/2026 às 09h32

Gesiane Sousa

Caravana da Castração ultrapassa mil atendimentos; Corumbá e Ladário recebem o programa em Agosto As mais de mil castrações já realizadas foram contabilizadas nos municípios de Miranda, Bodoquena e Bonito. (Foto: Divulgação)

Com a missão de controlar a população de cães e gatos e contribuir com a saúde nas cidades de Mato Grosso do Sul, a Caravana da Castração, coordenada pela Suprova (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), já realizou 1.010 castrações em passagens pelos municípios de Miranda, Bodoquena e Bonito. A cidade em atendimento atualmente é Porto Murtinho, o agendamento foi realizado no domingo, 20 de julho, e os procedimentos estão sendo realizados entre hoje e amanhã, dias 21 e 22 de julho. Ladário e Corumbá recebem a Carana da Castração em agosto.  

O superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, destaca o impacto sanitário e social da ação. "A caravana vai muito além do controle populacional. Estamos prevenindo doenças, reduzindo abandono, controlando a natalidade de forma responsável para evitar animais soltos em áreas urbanas, rurais, rodovias, e cuidando da população ao prevenir zoonoses como leishmaniose e outros agravos", diz. 

Ele também explica os fatores que garantem o sucesso da iniciativa. “O principal fator é a união de esforços: do Governo do Estado, que viabilizou recursos e estrutura, às prefeituras, que mobilizaram a população, e à equipe técnica especializada. A técnica minimamente invasiva facilita o pós-operatório e permite até 150 cirurgias por dia com alta qualidade. A microchipagem, a roupinha, o medicamento — tudo foi pensado para evitar custos ao tutor e garantir suporte integral”.

“Além disso, os protetores e entidades civis têm sido fundamentais na mobilização, transporte e acompanhamento dos animais. Eles compreenderam que castração é amor e responsabilidade, e é por isso que a Caravana avança de forma tão positiva. Esse serviço precisa ser continuado”, prossegue Carlos Eduardo.

Em 13 dias, a ferramenta digital implementada pela SetDig (Secretaria-Executiva de Transformação Digital) registrou mais de 10.800 cadastros, consolidando a relevância e o engajamento da população. A previsão de 5.500 cirurgias revela a demanda real pelo serviço. 

A meta do programa é alcançar mais de 20 mil castrações em todo o estado. Foto: Divulgação 

A ação itinerante, que já passou por Miranda, Bodoquena, Bonito e Jardim, agora inicia o atendimento Porto Murtinho, seguindo depois por Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá. Em cada município, a Suprova disponibiliza equipe técnica, ônibus adaptado, microchipagem e um CTI móvel, além da contrapartida dos gestores locais com calendários de ações educativas sobre bem-estar animal. Para participar, é necessário realizar o cadastro prévio pelo site www.sigpet.ms.gov.br.

Com investimento de R$5 milhões, a Caravana da Castração tem compromisso com a saúde única, em que o cuidado com os animais reflete diretamente na proteção das pessoas, promovendo cidadania, segurança e bem-estar em Mato Grosso do Sul.

A meta é alcançar mais de 20 mil castrações em todo o Mato Grosso do Sul. Desta forma, a Caravana da Castração atua no controle populacional responsável de cães e gatos, com impacto direto na saúde pública e na prevenção de zoonoses. O projeto inclui ações educativas, cadastro digital e microchipagem para garantir rastreabilidade dos animais atendidos.

Nas cidades sem clínica veterinária, a Suprova disponibiliza um CTI móvel para emergências, garantindo segurança no pós-operatório. Já os municípios contemplados assumem o compromisso de implementar, em até um ano, um calendário local de ações de conscientização sobre o bem-estar animal, contrapartida essencial para acesso à Caravana.

Calendário da Caravana da Castração:

  • Porto Murtinho: 21 e 22 de julho (agendamento: 20 de julho)
  • Nioaque: 24 e 25 de julho (agendamento: 23 de julho)
  • Anastácio: 27 a 30 de julho (agendamento: 26 de julho)
  • Aquidauana: 1º a 5 de agosto (agendamento: 31 de julho)
  • Ladário: 7 e 8 de agosto (agendamento: 6 de agosto)
  • Corumbá: 11 a 20 de agosto (agendamento: 9 e 10 de agosto)

O cadastro é feito no site da Caravana da Castração, chamado ePET, com link ativo no site www.sigpet.ms.gov.br. O interessado deve acessar a plataforma, escolher se é tutor ou entidade, preencher os dados solicitados e finalizar a inscrição.

*Com informações da Setesc

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Leia Também

MPMS abre procedimento administrativo para acompanhar saúde em Ladário
Saúde

MPMS abre procedimento administrativo para acompanhar saúde em Ladário

Dados apontam crescimento de dengue e chikungunya em Corumbá
saúde

Dados apontam crescimento de dengue e chikungunya em Corumbá

Elinho busca informações sobre falta de medicamentos na Rede Pública de Saúde
saúde

Elinho busca informações sobre falta de medicamentos na Rede Pública de Saúde

Vacimovel atende população em frente ao CAC até às 16h desta terça-feira
Saúde

Vacimovel atende população em frente ao CAC até às 16h desta terça-feira

Anvisa suspende venda de xaropes com clobutinol
Saúde

Anvisa suspende venda de xaropes com clobutinol

Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos
Saúde

Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos

Ação volante leva vacinação noturna para bairros de Corumbá
Saúde

Ação volante leva vacinação noturna para bairros de Corumbá

Corumbá encerra Mês Azul com meta de criar centro de referência para autismo
Saúde

Corumbá encerra Mês Azul com meta de criar centro de referência para autismo

Palestra alerta para saúde mental dos agentes de segurança pública
Saúde

Palestra alerta para saúde mental dos agentes de segurança pública

MS confirma 13 óbitos por Chikungunya e alerta para 7,5 mil casos em 2026
Saúde

MS confirma 13 óbitos por Chikungunya e alerta para 7,5 mil casos em 2026

Mais Lidas

"Escolhe como quer morrer": homem ficou 4 dias com corpo da mulher em casa
polícia

"Escolhe como quer morrer": homem ficou 4 dias com corpo da mulher em casa

Corumbá entra na rota do contrabando de migrantes, diz Abin
Segurança Pública

Corumbá entra na rota do contrabando de migrantes, diz Abin

Mulher é encontrada morta com sinais de espancamento e cabelo arrancado
polícia

Mulher é encontrada morta com sinais de espancamento e cabelo arrancado

Imagens de câmeras somem e travam investigações de crimes em presídios
investigação

Imagens de câmeras somem e travam investigações de crimes em presídios