A vacinação contra dengue continua disponível nos postos de saúde de Corumbá e Ladário.
(Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)
O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta segunda-feira, 19, coloca as cidades de Corumbá e Ladário na classificação vermelha quanto a incidência de casos de Dengue. Nessa categoria, ficam os municípios cujo o número de casos prováveis está acima de 300 por 100 mil habitantes. Apesar da métrica ser preocupante, a boa notícia é que no mesmo relatório, tanto Corumbá quanto Ladário saem da zona vermelha, e caem para a classificação amarela, quando analisado os últimos 14 dias.
De acordo com os dados do monitoramento estadual, Corumbá está na posição 32 do ranking quanto a incidência de casos prováveis de dengue. São 639 casos prováveis para 96.268 mil habitantes, uma incidência de 663,8 casos. Já Ladário, com 21.522 mil habitantes e 83 casos prováveis, registra uma incidência de 385,7 casos.
Nos últimos 14 dias, Corumbá registrou 107 casos prováveis de dengue, o que reduz a incidência para 111,1 casos. Já Ladário, com 31 casos prováveis nos últimos 14 dias, reduz sua incidência para 144 casos. Nessa análise, as cidades irmãs passam para a classificação amarela, onde a incidência é considerada média.
Neste ano de 2025, Mato Grosso do Sul já registrou 11.602 casos prováveis de Dengue, sendo 4.517 casos confirmados. Corumbá teve 66 casos confirmados e Ladário, apenas cinco casos. Nos últimos 14 dias, as cidades irmãs não registraram óbitos causados por Dengue. Para o mesmo período, 11 pessoas morreram em decorrência da dengue nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí e Naviraí. Entre as vítimas, quatro delas possuíam algum tipo de comorbidade. Outros nove óbitos ainda estão em investigação.
Tanto Corumbá quanto Ladário realizam ações educativas e preventivas à dengue como mutirões de limpeza e orientação ativa nos bairros. Além disso, a vacinação continua disponível nos postos de saúde dos dois municípios.
O esquema vacinal da dengue é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
O Boletim Epidemiológico da semana 19 está disponível abaixo:
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
MPMS abre procedimento administrativo para acompanhar saúde em Ladário
Dados apontam crescimento de dengue e chikungunya em Corumbá
Elinho busca informações sobre falta de medicamentos na Rede Pública de Saúde
Vacimovel atende população em frente ao CAC até às 16h desta terça-feira
Anvisa suspende venda de xaropes com clobutinol
Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos
Ação volante leva vacinação noturna para bairros de Corumbá
Corumbá encerra Mês Azul com meta de criar centro de referência para autismo
Palestra alerta para saúde mental dos agentes de segurança pública