Fogo no Assentamento Tamarineiro atingiu terreno de difícil acesso, com valas e pedras.
(Foto: Reprodução)
O período de estiagem na região pantaneira continua oportunizando o surgimento de incêndios nas áreas urbanas e rurais de Corumbá e Ladário. Somente no mês de agosto, que ainda não terminou, os Bombeiros apontam para 60 ocorrências de incêndios que foram atendidas no período. Nas últimas 24 horas de plantão do 3º Grupamento de Corumbá, cinco novos incêndios mobilizaram as equipes para diferentes pontos da região.
Por volta das 14 horas desta quinta-feira, 28 de agosto, na Rua Joaquim Venceslau de Barros, no bairro Popular Velha, em Corumbá, a equipe de Combate à Incêndios exterminou chamas às margens da linha férrea, que atingiram propagação de aproximadamente 600 metros. Foram utilizados abafadores, bombas costais e cerca de 400 litros de água para a extinção e rescaldo.
No final da tarde, por volta das 17h, na Estrada do Assentamento Taquaral, próximo ao aterro sanitário, na zona rural de Corumbá, uma extensa área de pastagem foi tomada pelo fogo. O combate foi realizado com kit picapes, abafadores, bombas costais e 300 litros de água. Assista ao vídeo https://youtube.com/shorts/_6smYr0CqbY?si=0VQ8ACQ7x3R1CVzY
Já no início da noite, às 18h15, na Alameda José Maciel de Barros, no bairro Cristo Redentor, na parte alta de Corumbá, um terreno baldio, com grande quantidade de vegetação seca e descarte de lixo doméstico, foi incendiado. Foram empregados abafadores e aproximadamente 200 litros de água.
Entre as cinco ocorrências de incêndio registradas, uma foi em Ladário. Foto: CBMMSÀs 19h25, na rua Emília Alves, no bairro CEAC, em Ladário, um incêndio em terreno baldio com grande concentração de lixo e materiais de descarte, se propagou para área de mata e gerou labaredas intensas. O combate foi feito com abafadores, bombas costais e cerca de 400 litros de água.
A última ocorrência do plantão, registrada às 22h50, no Assentamento Tamarinero II Sul, na zona rural de Corumbá, um incêndio em vegetação e pastagem atingiu terreno de difícil acesso, com valas e pedras. Foram utilizados abafadores, bombas costais e 300 litros de água para exterminar o fogo.
O Corpo de Bombeiros Militar reforça a necessidade de conscientização da população para evitar queimadas, que representam risco à saúde, ao meio ambiente e à segurança das comunidade.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Brasil concorre ao Global Water Awards por avanços promovidos pela ANA
Livro do DNIT usa caso de MS para orientar proteção da fauna nas BRs
Juruva é oficializada como ave símbolo da Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul
Senar/MS lança curso para produtores combaterem incêndios no Pantanal
Tecnologias e diversificação de culturas melhoram produção em solos arenosos
Papa nomeia climatologista brasileiro para conselho da Igreja Católica
COP15 termina com resultados inéditos e 40 novas espécies protegidas
COP15 aprova maior proteção de bagres gigantes da Amazônia e ariranhas
Onça-pintada que circula áreas urbanas de Corumbá será realocada