Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador quer municípios acompanhando mais de perto a Reforma da Previdência

09 agosto 2019 - 10h22Câmara de Corumbá

A Reforma da Previdência tramita no Congresso Nacional e o assunto foi debatido na última sessão do Poder Legislativo Corumbaense, com o vereador Haroldo Cavassa reforçando a necessidade de os municípios brasileiros acompanharem mais de perto o processo, compreendendo as consequências das possíveis mudanças nas regras da Previdência.

“A proposta ainda se encontra em discussão no Congresso. É grande possibilidade de que esta reforma ainda resulte na reinclusão dos regimes próprios de previdências dos Estados e dos Municípios em sua abrangência. Por isso mesmo precisamos acompanhar a questão de perto”, enfatizou Cavassa.

Nesse sentido, por meio de requerimento, o vereador solicitou à Secretaria de Finanças e Gestão do Município, responsável pelo Fundo de Previdência Social dos Servidores Municipais de Corumbá, bem como ao Conselho de Previdência (COMPREV), informações importantes para que os vereadores possam acompanhar o processo.

Entre as informações solicitadas estão, se houver, estudos que preveem os possíveis impactos ocasionados na eventual reforma, bem como o cenário atual do fundo que demonstrem a situação financeira, valor das reservas existentes, superávit ou déficit mensal, além do cálculo atuarial realizado e outros relatórios que possibilitem a compreensão da projeção da ‘saúde financeira’ do Regime de Previdência do Município de Corumbá.

“Nos últimos três anos a Reforma da Previdência tem se tornado uma das principais pautas de debate em todo o País, com os últimos dois governos federais propondo projetos. Uma delas, a PEC 287/2016, não obteve êxito e acabou por padecer de condições favoráveis para sua tramitação”, lembrou Haroldo.

“Já a segunda proposta, a PEC 6/2019, apresentada em um novo cenário político, tramita com muita celeridade no Congresso Nacional, evidenciando grande possibilidade de aprovação”, citou. Haroldo argumentou ainda que, no início das discussões, as propostas dispunham sobre uma reformulação expressiva do sistema previdenciário brasileiro, abrangendo todos os regimes, geral e próprios, compreendendo a União, Estados e Municípios.

“No entanto, a proposta que tramita hoje no Congresso Nacional, a fim de facilitar sua aprovação, restringiu sua abrangência apenas no Regime Geral e parte do Regime Próprio da Previdência dos Servidores, excluindo os Regimes Próprios de Previdência dos Estados e Municípios. Mas, precisamos acompanhar de perto, diante da possibilidade da reinclusão na proposta em discussão”, reforçou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética