Menu
quinta, 13 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Vereador de Ladário é preso em casa por compra de votos e agiotagem

24 janeiro 2017 - 09h54Gesiane Medeiros
Eurípedes de Jesus já era investigado há três meses pela PF. Foto: Reprodução

O vereador de Ladário Eurípedes Zaurizio de Jesus (PTB), 44 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (24), em sua casa, no município, pela Polícia Federal (PF) de Corumbá. Ele é acusado de praticar crimes eleitorais como corrupção eleitoral ativa, falsidade ideológica eleitoral (“caixa dois”), usura pecuniária (“agiotagem”) e retenção de documentos de identificação. Somadas, as penas variam de dois a 11 anos de prisão. Além dele, mais uma pessoa foi presa, porém ainda não teve a identidade divulgada.

A operação Anatocismus deflagrada pela PF nesta manhã teve início por volta das 6 horas, quando cerca de 15 policiais federais saíram em diligência pela cidade de Ladário para cumprir busca em domicílios, duas conduções coercitivas e duas prisões preventivas.

Viaturas da PF chegaram na casa do vereador logo cedo da manhã desta terça. Foto: Divulgação

A investigação iniciou há cerca de três meses, quando a PF recebeu denúncia, que posteriormente foi complementada por diversas diligências, inclusive uma execução de busca na casa do na época candidato e atualmente vereador. Na ocasião, foram apreendidos documentos de identificação, cartões do programa Bolsa Família e contas de água e luz em nome de terceiros. Na diligência de hoje, novos documentos foram apreendidos.

Indícios apontam que o vereador comprava votos com valores que iriam de R$ 100 a R$ 200. Há suspeita de que o dinheiro utilizado para o pagamento desses valores tenha sidos obtido através da prática de crime conhecido popularmente como “agiotagem”.  A apuração indica que eleitores chegaram a receber o perdão "perdão” de dívidas em troca de votos.

Novos documentos foram apreendidos. Foto: Divulgação

As vítimas são em grande maioria pertencentes a grupo de vulnerabilidade econômica e social, baixa renda. Quando eram beneficiários do programa Bolsa Família, o candidato apreendia o cartão magnético do programa e a respectiva senha para efetuar os saques e cobrir os juros devidos pelos tomadores dos empréstimos, que eram contraídos com juros mensais na ordem de 30%.

Para a Polícia Federal, o indiciado desvirtuou a finalidade do programa Bolsa Família, que indiretamente teria financiado a compra de votos e realizou a prática conhecida como “caixa dois”, sonegando e inserindo informações falsas na prestação de contas de campanha.

O nome da operação, anatocismus, vem da língua grega, pode ser traduzido como usura, também conhecida como agiotagem. Com a prisão Eurípedes pode ser cassado pela Câmara de vereadores de Ladário e , neste caso assumiria o primeiro suplente Romildo Ferreira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Sebrae e parceiros lançam Portal de Ecoturismo
Plataforma inédita é uma iniciativa do Sebrae em Mato Grosso do Sul para todo o País. Portal reúne conteúdos sobre Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza
OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA
Operação Independência apreende arma de fogo e uma pessoa é presa
COVID-19
Drive Thru de vacinação está suspenso até a chegada de novas doses
GERAL
Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G
SAÚDE
Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacinas contra covid-19
CIDADE
Vereadores cobram ação do Procon em relação às lojas físicas das operadoras de telefonia
EDUCAÇÃO
Prefeitura inicia entrega do kit alimentação escolar a partir do dia 19 de maio
BOLSA ATLETA
Fundesporte divulga resultado preliminar por pontuação dos candidatos
EDUCAÇÃO
Mestrado em Educação Científica e Matemática da UEMS recebe inscrições até 17 de maio
GERAL
Paulo Duarte diz que não é alvo da Operação Independência

Mais Lidas

OPERAÇÃO PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA
PF cumpre mandado de prisão em empresários e funcionários da prefeitura de Corumbá
INCÊNDIO
Bombeiros combatem incêndio em residência no Cristo Redentor
GERAL
Homem fica ferido após colisão de motos
OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA
Operação Independência apreende arma de fogo e uma pessoa é presa