Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vento forte faz fogo se espalhar e famílias ribeirinhas são resgatadas na madrugada

27 setembro 2021 - 08h23Gesiane Sousa

O Pantanal de Corumbá e Ladário sofreu um novo golpe do poder da natureza na madrugada desta segunda-feira (27). O vento forte fez o fogo atravessar a margem e se espalhar por ambos os lados do Rio. Os focos de incêndio foram lançados a uma distância superior de 200 metros.  

Famílias ribeirinhas acionaram o socorro dos Bombeiros, através da central 193, pedindo resgate. Eram por volta de meia noite quando as equipes saíram da margem do Rio Paraguai em Ladário, com destino a Baía do Tuiuiu, na região do Paraguai Mirim.  

Segundo relato do Sargento Carlos Alberto, que liderou a equipe na operação, não havia visibilidade, o vento era muito forte e tinha muita fuligem no ar. A informação inicial era que uma família estava em perigo na área do Pioval, porém antes mesmo de chegar até o objetivo, outras vítimas do fogo sinalizaram pedindo socorro. Os primeiros regatados, após 27 quilômetros de deslocamento, foram uma criança de 3 anos, duas mulheres, de aproximadamente 70 e 50 anos, dois cachorros e um gato. As vítimas relataram que conseguiram se abrigar embaixo do colchão molhado para não inalar muita fumaça. A família foi colocada no barco e seguiram com os Bombeiros que ainda precisavam chegar até o Pioval. 

 

 

Seguindo o curso do Rio, a equipe precisou parar mais uma vez, dois rapazes naufragados acenaram com a lanterna para a guarnição. Eles estavam fazendo pesca noturna quando o vento aumentou e derrubou o barco que usavam; eles conseguiram nadar até a margem do rio e aguardavam por um milagre. No lado oposto das águas do Paraguai, a vegetação já estava toda queimada, então os dois foram deixados em segurança no local, enquanto a equipe seguia para resgatar a família que aguardava pelo socorro mais acima n rio, ainda restavam alguns metros para navegar e eles seriam resgatados na volta.  

Ao chegar no Pioval, o cenário era destruição. A vegetação era alta no entorno da casa de madeira e o aceiro que não estava bem feito, não conseguiria manter o fogo longe por muito tempo. A mulher e as duas crianças seguiram com os Bombeiros, já o esposo decidiu permanecer no local para preservar o patrimônio do patrão, com ele tinha um barco à motor de popa, que poderia ser usado para seu próprio resgate no caso de a situação piorar. 

Do alto do morro do Cristo foi possível ver horizonte do Pantanal em chamas.Do alto do morro do Cristo foi possível ver o horizinte do Pantanal em chamas. Foto: Reprodução Facebook Joel Souza

Com a informação de que mais acima no Rio, um senhor morava sozinho, a equipe seguiu por mais alguns metros, porém felizmente no local, encontraram a casa do senhor protegida por aceiros muito bem feitos. O morador conseguiu se abrigar nas águas enquanto a densa fumaça e a fuligem passavam. Ele firmou que estava bem e que permaneceria no local. Disse que na eminência de qualquer risco, sairia do local usando seu barco. 

A equipe então desceu o Rio com todos os socorridos até a área urbana da cidade. Os resgatados receberam atendimento médico e foram abrigados. 

Já nas primeiras horas do dia amanhecido, equipes seguiram o curso do Rio novamente para apoiar outras famílias ribeiras e combater os incêndios que continuam disseminados pelo Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262