Menu
sexta, 22 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Vento forte faz fogo se espalhar e famílias ribeirinhas são resgatadas na madrugada

27 setembro 2021 - 08h23Gesiane Sousa

O Pantanal de Corumbá e Ladário sofreu um novo golpe do poder da natureza na madrugada desta segunda-feira (27). O vento forte fez o fogo atravessar a margem e se espalhar por ambos os lados do Rio. Os focos de incêndio foram lançados a uma distância superior de 200 metros.  

Famílias ribeirinhas acionaram o socorro dos Bombeiros, através da central 193, pedindo resgate. Eram por volta de meia noite quando as equipes saíram da margem do Rio Paraguai em Ladário, com destino a Baía do Tuiuiu, na região do Paraguai Mirim.  

Segundo relato do Sargento Carlos Alberto, que liderou a equipe na operação, não havia visibilidade, o vento era muito forte e tinha muita fuligem no ar. A informação inicial era que uma família estava em perigo na área do Pioval, porém antes mesmo de chegar até o objetivo, outras vítimas do fogo sinalizaram pedindo socorro. Os primeiros regatados, após 27 quilômetros de deslocamento, foram uma criança de 3 anos, duas mulheres, de aproximadamente 70 e 50 anos, dois cachorros e um gato. As vítimas relataram que conseguiram se abrigar embaixo do colchão molhado para não inalar muita fumaça. A família foi colocada no barco e seguiram com os Bombeiros que ainda precisavam chegar até o Pioval. 

 

 

Seguindo o curso do Rio, a equipe precisou parar mais uma vez, dois rapazes naufragados acenaram com a lanterna para a guarnição. Eles estavam fazendo pesca noturna quando o vento aumentou e derrubou o barco que usavam; eles conseguiram nadar até a margem do rio e aguardavam por um milagre. No lado oposto das águas do Paraguai, a vegetação já estava toda queimada, então os dois foram deixados em segurança no local, enquanto a equipe seguia para resgatar a família que aguardava pelo socorro mais acima n rio, ainda restavam alguns metros para navegar e eles seriam resgatados na volta.  

Ao chegar no Pioval, o cenário era destruição. A vegetação era alta no entorno da casa de madeira e o aceiro que não estava bem feito, não conseguiria manter o fogo longe por muito tempo. A mulher e as duas crianças seguiram com os Bombeiros, já o esposo decidiu permanecer no local para preservar o patrimônio do patrão, com ele tinha um barco à motor de popa, que poderia ser usado para seu próprio resgate no caso de a situação piorar. 

Do alto do morro do Cristo foi possível ver horizonte do Pantanal em chamas.Do alto do morro do Cristo foi possível ver o horizinte do Pantanal em chamas. Foto: Reprodução Facebook Joel Souza

Com a informação de que mais acima no Rio, um senhor morava sozinho, a equipe seguiu por mais alguns metros, porém felizmente no local, encontraram a casa do senhor protegida por aceiros muito bem feitos. O morador conseguiu se abrigar nas águas enquanto a densa fumaça e a fuligem passavam. Ele firmou que estava bem e que permaneceria no local. Disse que na eminência de qualquer risco, sairia do local usando seu barco. 

A equipe então desceu o Rio com todos os socorridos até a área urbana da cidade. Os resgatados receberam atendimento médico e foram abrigados. 

Já nas primeiras horas do dia amanhecido, equipes seguiram o curso do Rio novamente para apoiar outras famílias ribeiras e combater os incêndios que continuam disseminados pelo Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Região Central
PM prender autor de furto e recupera objetos
Outubro Rosa
Bia Cavassa faz doação em apoio a campanha Lenço Solidário
Colônia do Bracinho
Pantaneiro denuncia construção de barragem no Rio Taquari
11.817 mil testes analisados
Estudo da Janssen na região de fronteira mostra eficácia de 50% da vacina e redução de 90% em óbitos
Oportunidade
Inscrições abertas para concurso público de procurador do Estado, com salário de R$ 25 mil
Agenda Política
Presidente Regional do Democracia Cristã visita cidades do interior de MS
Retomada da Economia
Setor de bares e restaurantes aumenta as contratações e retoma movimento
246 quilos de cocaína
Dracco assume investigação da queda do helicóptero do tráfico em Ponta Porã
Dois brasileiros foram presos
Denunciado por participação no roubo de aeronaves em Aquidauana é preso na Bolívia
Imunização
Veja quem pode se vacinar contra Covid em Corumbá nesta quinta e sexta

Mais Lidas

Qualificação
Ministério da Educação anuncia formação para professores da educação infantil
Previsão Meteorológica
Tempo fica firme, mas nova frente fria promete mais chuva para o final de semana
Acidente de Trânsito
Mulher sofre fratura na perna em queda acidental de moto
Destaque
Vereador pede fim do toque de recolher e do uso de máscara em ambientes abertos