Menu
sábado, 25 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

União reconhece situação de emergência das queimadas em Corumbá e Ladário

06 agosto 2020 - 10h04Gesiane Sousa com informações da Ascom PMC

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu a situação de emergência em Corumbá e Ladário, devido incêndios florestais que atingem a região. A Portaria nº 2.127, de 05 de agosto de 2020, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje,  6 de Agosto.

De acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente ano, Corumbá já totaliza 3.179 focos de queimadas e segue liderando o ranking nacional em 2020.

O combate aos incêndios ambientais no Pantanal de MS conta com reforço federal, por meio do envio de tropas militares e aeronaves, desde o dia 25 de julho. O reforço foi possível após do governo de MS decretar situação de eergência ambiental por 180 dias. Equipes do Ministério do Meio Ambiente e das Forças Armadas, juntamente com forças estaduais, atuam na região desde a segunda quinzena de julho.

O Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal de Corumbá, reestruturado pela prefeitura em julho, contribui com as ações de planejamento estratégico para amenizar os efeitos.  O órgão colegiado é formado por Fundação do Meio Ambiente do Pantanal; Secretaria Municipal de Governo; Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil; Câmara Municipal de Corumbá; Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo); Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul; Polícia Militar Ambiental (PMA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embraba PantanaO reforço l) e Sindicato Rural de Corumbá/MS.

No último dia 28 de julho, o prefeito Marcelo Iunes se reuniu com os secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar/MS, coronel Joilson Alves do Amaral, e o superintendente do Ibama no estado, coronel Luiz Carlos Marchetti. No encontro foram avaliadas as ações de combate aos focos de queimadas na região realizadas até aquele momento. A Administração Municipal atua de acordo com suas atribuições e segue articulando a execução de ações para garantir a continuidade dos trabalhos de combate às queimadas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Transparência
Programa realiza visitas guiadas à Aduana de Corumbá
Patrimônio
Guarda Civil de Ladário recupera tampas de lixeiras furtadas
Carnaval 2025
Hoje tem Ensaio Vip da Mocidade da Nova Corumbá
Tráfico de Drogas
Rapaz de 17 anos é detido com 28 kg de drogas na BR 262
Novos CNPs
Mato Grosso do Sul registra mais de 40 mil MEIs abertos em 2024
Investigação
Policiais tratavam traficantes como chefes e liberaram caminhões sob propina
Salário de 9,9 mil
Com ofertas em MS, Ibama publica edital de concurso com 460 vagas
Trabalho Integrado
Autoridades discutem proteção de crianças e adolescentes no Carnaval de Corumbá
ANTAQ
Audiência pública discute primeira concessão da Hidrovia do Rio Paraguai no dia 6 de fevereiro
Calendário
Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda

Mais Lidas

Investigação
Policiais tratavam traficantes como chefes e liberaram caminhões sob propina
Saúde Pública
Casos de contaminação e doenças de pele faz prefeitura fechar quadra de areia em Ladário
Folia
Bancada Federal e Governo de MS destinam R$ 700 mil para o Carnaval de Ladário
Salário de 9,9 mil
Com ofertas em MS, Ibama publica edital de concurso com 460 vagas