Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

União reconhece situação de emergência das queimadas em Corumbá e Ladário

06 agosto 2020 - 10h04Gesiane Sousa com informações da Ascom PMC

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu a situação de emergência em Corumbá e Ladário, devido incêndios florestais que atingem a região. A Portaria nº 2.127, de 05 de agosto de 2020, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje,  6 de Agosto.

De acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente ano, Corumbá já totaliza 3.179 focos de queimadas e segue liderando o ranking nacional em 2020.

O combate aos incêndios ambientais no Pantanal de MS conta com reforço federal, por meio do envio de tropas militares e aeronaves, desde o dia 25 de julho. O reforço foi possível após do governo de MS decretar situação de eergência ambiental por 180 dias. Equipes do Ministério do Meio Ambiente e das Forças Armadas, juntamente com forças estaduais, atuam na região desde a segunda quinzena de julho.

O Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal de Corumbá, reestruturado pela prefeitura em julho, contribui com as ações de planejamento estratégico para amenizar os efeitos.  O órgão colegiado é formado por Fundação do Meio Ambiente do Pantanal; Secretaria Municipal de Governo; Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil; Câmara Municipal de Corumbá; Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo); Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul; Polícia Militar Ambiental (PMA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embraba PantanaO reforço l) e Sindicato Rural de Corumbá/MS.

No último dia 28 de julho, o prefeito Marcelo Iunes se reuniu com os secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar/MS, coronel Joilson Alves do Amaral, e o superintendente do Ibama no estado, coronel Luiz Carlos Marchetti. No encontro foram avaliadas as ações de combate aos focos de queimadas na região realizadas até aquele momento. A Administração Municipal atua de acordo com suas atribuições e segue articulando a execução de ações para garantir a continuidade dos trabalhos de combate às queimadas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal