Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Mais 780 mil hectares do Pantanal já foram destruídos pelas queimadas

28 julho 2020 - 08h39Gesiane Sousa

O Ibama recalculou o que foi destruído pelo fogo este ano no Pantanal, são mais de 780 mil hectares, área cinco vezes maior que a cidade São Paulo. Não há previsão de chuva pelos próximos dias e as altas temperaturas aliadas a ventos com tendência de elevação, aumentam a potência do fogo, que se mantém resistente as ações dos Bombeiros, Brigadistas do PrevFogo/Ibama e militares à bordo das quatro aeronaves empenhadas na operação de guerra para salvar a biodiversidade da maior planície alagável do planeta. 

Na tarde desta segunda-feira, 27 de julho, após o avião Hercules da Força Aérea ser incluído na linha de combate, com lançamentos de 12 mil litros de água sobre os incêndios, um sobrevoo de avaliação capturou imagens da situação que ainda está muito longe de ser amenizada.

Essa é a primeira vez que o Hércules saiu do Rio de Janeiro para atuar no no combate a incêndios no Pantanal. O maior desafio nesse tipo de voo em incêndios florestais é que o avião voa a 50 metros do chão, e por causa do calor e da neboulosidade, não pode atravessar a nuvem de fumaça que tem sobre o Pantanal, porque senão o ar pode ficar sem oxigênio, e sem oxigênio os motores podem parar de funcionar. É uma atividade arriscada.

O sobrevoo de avaliação realizado ontem determinou as ações de hoje no pantanal. Logo pela manhã, o Hércules vai realizar o primeiro de seus quatro sobrevoos planejados para esta terça-feira (28). No período da manhã, serão dois lançamentos a cerca de 5 quilômetros da área urbana de Corumbá e um outro próximo a Serra do Amolar. À tarde, o último do dia será na região do Jatobazinho.

As aeronaves Pantera e Blackhalk irão transportar Bombeiros e Brigadistas para áreas de difícil acesso, onde realizarão trabalho de combate em terra, na região próxima a Serra do Amolar. Haverá também lançamento de água com o Bambi Backet pelo Cougar, em região próxima à cidade. No final do tarde, um novo sobrevoo com a aeronave UH-15, vai avaliar o resultado das ações empenhadas.

A fumaça das queimadas no Pantanal atingem a zona urbana da cidade que chegou ater chuva de foligem nesta segunda-feira (27). Foto: Marinha do Brasil

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE), do começo do ano até o dia 24 de julho de 2020, Mato Grosso do Sul registrou 3.829 mil focos de incêndio e está em segundo lugar no ranking dos Estados. Corumbá (MS) tem mais de 2.600 mil focos registrados e lidera o ranking das cidades no país. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal