Menu
terça, 05 de dezembro de 2023
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Queimadas destruíram mais de 5 mil hectares do Pantanal de Corumbá em 72 horas

24 julho 2020 - 07h57Gesiane Sousa com informações do Climatempo

A previsão de chuva para próximos dias em Corumbá é muito baixa, segundo o Centro de Monitoramento, uma frente fria se aproxima da cidade na próxima semana, porém a chuva não vem no pacote. Ventos são esperados para este fim de semana e isso pode pior ainda mais o cenário de destruição da mata nativa, que já teve 5.500 hectares da região do Pássaro Negro, destruídos em apenas 72 horas.

Bombeiros de Corumbá contam com o apoio de militares vindos dos municípios de Jardim e Aquidauana, além de agentes do PrevFogo/Ibama. São mais de 20 homens distribuídos pelos focos de incêndio, que tem resistido a ação de combate e provocado grande volume de fumaça. A pouca distância dos focos de incêndio do perímetro urbano, menos de 50 quilômetros, tem facilitado a propagação da fumaça pela cidade. Corumbá está cinza.

Imagens captadas pelo satélite meteorológico Terra/MODIS operado pela NASA mostraram nesta quinta-feira, 23 de julho, dois grandes grupos de focos de fogo: além de Corumbá, a cidade de Cáceres (MT) também tem sofrido com as queimadas.

A análise do bioma como um todo mostrou que o Pantanal acumulou 3682 focos de foco de 1 de janeiro a 23 de julho de  2020, o que representa um aumento de 201% em um ano. No mesmo período em 2019. Pelo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Corumbá acumulou 2507 focos de fogo desde o início de 2020, a maior quantidade de focos .

O ranking dos 10 municípios com maior quantidade de focos de fogo em 2020 (INPE), até o dia 23 de julho é composto quase que somente por municípios de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.

O ranking dos estados brasileiros com maior número de focos de fogo é liderado por Mato Grosso e seguido por Mato Grosso do Sul. A tabela feita pelo sistema de monitoramento de queimadas do INPE mostra a quantidade de focos de 1 de janeiro até o dia 23 de julho de 2020.

Vídeo enviado pelos Bombeiros a redação do Site Capital do Pantanal mostra a realidade do combate a queimada no Pantanal. Há fogo alto e grande quantidade de mumaça.

Pouca Chuva

O mês de junho está sendo com predomínio de tempo seco e quente sobre todo o Centro-Oeste do Brasil. A Região lidera o ranking de queimadas no Brasil em 2020, com 13373 focos entre 1 de janeiro a 23 de julho, 20% a mais do que no mesmo períodos do ano passado.

A falta de chuva em julho é comum no Centro-Oeste, bem como em todo o inverno e em parte do outono e até no começo da primavera. O período úmido é o verão, mas que este ano, em particular na região do Pantanal, foi de pouca chuva.

A chuva do verão é fundamental para refazer as reservas de água do Pantanal. Sem ela, a vegetação fica ressecada precocemente, o que colabora para um eventual alastramento de focos de fogo.

Previsão

Uma frente fria avança sobre o Pantanal nesta sexta-feira, 24 de julho, provocando basicamente aumento da nebulosidade . A chance de alguma chuva é baixa, mas o aumento da intensidade do vento preocupa e pode espalhar o fogo no fim de semana.

Uma segunda frente fria deve passar sobre o Pantanal na próxima semana, mas a chance de chuva também é pequena.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Surpresa
Morador do Guaicurus encontra arma de fogo no telhado de casa
Variedades
Cuidados essenciais para o seu veículo no verão
Mantenha seu carro em ótimo estado
Economia
Fiems comemora decisão do governo de MS em manter alíquota de 17% de ICMS para 2024
Operação Piracema
Peixaria fiscalizada pela PMA tinha mais de 70 kg de peixes não declarados em estoque
Problema corriqueiro
Vereador cobra explicações da Energisa sobre quedas constantes de energia na cidade
Carnaval 2024
Bloco Sem Limite na Folia completa 14 anos e trás Max Freitas como homenageado
Aedes Aegypti
Imóvel desabitado no centro é ameaça de criadouro do mosquito da dengue
Cidade
Vereadora pede informações sobre regularização fundiária em Corumbá
Facilidade
Novo portal oferece pagamento por Pix do IPVA 2024
Desenvolvimento
Ranking de liberdade econômica coloca MS entre os três estados com melhor ambiente para negócios

Mais Lidas

Água Clara
Carro atinge caminhonete de frente e motorista morre na BR-262
Dia 7
Advogados de Corumbá serão homenageados pelo Tribunal Regional do Trabalho
Ixone6
Morre em Campo Grande, Fuzileiro Naval que foi maestro em Corumbá
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa