Menu
domingo, 19 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Um mês após criação de plataforma nacional em cartórios, Corumbá registra dois doares de órgãos

06 maio 2024 - 09h08Gesiane S. Lourenço

Passados pouco mais de 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos Cartórios de Notas do Mato Grosso do Sul, em parceria com o Poder Judiciário, duas pessoas em Corumbá já realizaram o procedimento de manifestar e formalizar a sua vontade de doar os órgãos após a morte. O documento oficial é feito de maneira simples, gratuito e on-line através de um Tabelionato de Notas na plataforma nacional www.aedo.org.br.

Segundo dados levantados pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), entidade que reúne os 8.344 Cartórios de Notas brasileiros, já foram feitas 46 solicitações no Estado de Mato Grosso do Sul. Em âmbito nacional já foram mais de 4.570 pedidos em todas as 27 unidades federativas do país até 1º de maio. MS ocupa o 18ª lugar no ranking nacional de autorizações já registradas.

“Completamos um mês de AEDO, uma iniciativa de extrema importância para avançarmos no compromisso de toda a sociedade com a doação de órgãos. Então, quem deseja doar seus órgãos após a morte não deve deixar de registrar eletronicamente esse desejo, para que seus familiares tenham ciência disso e possam concluir essa vontade. Um procedimento simples mas que ajuda a salvar vidas”, destaca o presidente do CNB/MS, Elder Gomes Dutra.

Regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e disponível gratuitamente para toda a população, a AEDO feita em cartório pode ser consultada, via CPF do falecido, pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde diretamente na Central Nacional de Doadores de Órgãos. A iniciativa, que busca ajudar as mais pessoas que atualmente aguardam na fila por um transplante de órgãos, pode ser solicitada digitalmente em qualquer um dos Cartórios de Notas do Brasil.

Como autorizar a doação

Para realizar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, o interessado preenche um formulário diretamente no site www.aedo.org.br, que é recepcionado pelo Cartório de Notas selecionado. Em seguida, o tabelião agenda uma sessão de videoconferência para identificar o interessado e coletar a sua manifestação de vontade. Por fim, o cidadão e o notário assinam digitalmente a AEDO, que fica disponível para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes. A plataforma está acessível 24 horas por dia, sete dias por semana, de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Na plataforma, o cidadão pode ainda escolher qual órgão deseja doar - medula, intestino, rim, pulmão, fígado, córnea, coração ou todos -. No Brasil, a maioria das pessoas na fila única nacional de transplantes aguarda a doação de um rim, seguido por fígado, coração, pulmão e pâncreas (11). Somente no ano passado, três mil pessoas faleceram pela falta de doação de um órgão. Atualmente, mais de 500 crianças aguardam por um novo órgão.

Pela legislação vigente, quem autoriza a doação em caso de morte encefálica é a família do cidadão, que precisava estar ciente da intenção da pessoa em doar seus órgãos e/ou tecidos. Com a AEDO esta manifestação de vontade fica registrada dentro de uma base de dados acessada pelos profissionais da Saúde, que terão em mãos a comprovação do desejo do falecido para apresentar à família no momento do óbito.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agenda Cultural
Tradicional Arraiá Nhá Naná abre as festança de São João em Corumbá
Economia
A caminho do Brasil, Riedel diz que MS Day colocou Estado no foco das atenções
Seca
Com menor nível da história, navegação no Rio Paraguai pode parar em 1 mês
Qualificação
Programa MS Qualifica oferece mais de 50 cursos gratuitos no Estado
Economia
Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Meio Ambiente
Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental
Aposta
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 30 milhões
Gratuito
Ladário recebe Rota Rural entre os dias 21 e 23 de maio no Assentamento 72
Economia
MS teve a 5ª menor taxa de desocupação do Brasil durante o primeiro trimestre de 2024
Meio Ambiente
MS se mantém entre os TOP 10 no Global Big Day de maio de 2024

Mais Lidas

Alta Floresta
Moradora de Ladário morre atropelada por caminhão em marcha ré
Saúde
Corumbá recebe reforma da Sala de Ressonância e aguarda equipamento do Estado
Saúde
Prefeito define decreto com carga horária para servidores da rede de urgência e emergência
Últimas 24h
Plantão dos Bombeiros registra morte por atropelamento em Ladário