Menu
segunda, 29 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Trilha clandestina é fechada na fronteira com a Bolívia

25 março 2020 - 09h18Gesiane Sousa

Essa é a primeira ação efetiva das forças brasileiras para impedir a entrada de estrangeiros em território nacional por Corumbá. Uma trilha clandestina utilizada para acessar os dois países driblando a fiscalização foi fechada na manhã de ontem, terça-feira, 24, por militares do Exército, da Força Nacional e da Polícia Federal.

O objetivo é evitar que as pessoas desobedeçam ao bloqueio realizado pela Operação Hórus, que há meses atuam na linha de fronteira pelo combate aos crimes de fronteira, como contrabando, descaminho, roubo de veículos e tráfico de drogas e armas. O mesmo bloqueio ajuda a impedir a entrada de bolivianos e pessoa de outras nacionalidades no país.

No Posto Esdras, da Receita Federal, há fiscalização do Exército, Força Nacional de Segurança e Polícia Federal no controle de migração, conforme determinou o Governo Federal, medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Já no lado boliviano, a fronteira está fechada e controlada por militares do país vizinho. Apenas caminhões de cargas podem trafegar de um lado para outro.

Trilha era utilizada por contrabandistas para driblar a fiscalização na fronteira. Foto: Divulgação

A rota clandestina foi identificada depois de vistoria feita por policiais da Operação Hórus. Além de ser usada por criminosos, com as fronteiras fechadas, muitas pessoas faziam a travessia a pé, para ir de um país a outro.

Durante a operação, foi preciso abrir vala no local, com uso de retroescavadeira e apoio da Secretaria de Segurança da Prefeitura de Corumbá. As estradas clandestinas na faixa de fronteira não são novidade e são chamadas de "cabriteiras". É a forma usada pelos criminosos para tentar enganar a fiscalização na área de fronteira seca.

Desde o dia 18 de março, a presidente interina da Bolívia, Jeanine  Áñez, determinou a ação do exército boliviano para bloquear a entrada de estrangeiros no país, desde a data somente brasileiros que comprovam moradia na Bolívia podem atravessar a linha territorial a pé, e apenas caminhões de carga tem acesso. Do lado brasileiro, mesmo depois da publicação da portaria 125, assinada pelo ministros Walter Souza Braga Netto, Sérgio Fernando Moro e Luiz Henrique Mandetta, que impõe restrição excepcional e temporária de entrada no País, faltava uma ação efetiva. Nesta terça-feira, 24, o Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, pediu ajuda da deputada federal Bia Cavassa para que ela interferisse junto ao governo federal por uma determinação nesse sentido.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Informe Publicitário
Escolha o perfume de acordo com a personalidade da sua mãe
Tráfico de Drogas
Jovem boliviano é preso com maconha em fundo falso na bagagem
Determinação Judicial
Prefeitura, Junta e Estado buscam solução para implantar UTI Neonatal e Banco de Leite em Corumbá
Obrigatório
FUNPREV: aposentados e pensionistas por invalidez têm até julho para perícia médica bianual
Saúde
Após mudança na lei, número de laqueaduras aumenta 78% em MS
Comércio
Dia das Mães deve movimentar R$ 12.470 milhões em Corumbá e Ladário
Trabalho
Senac MS lança plataforma para divulgar vagas de emprego e oferta de mão de obra
Imposto Municipal
IPTU à vista, com 30% de desconto, vence amanhã, 30 de abril, em Corumbá
Oportunidade
Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira
Saúde
"Trabalhamos para universalizar o Samu até 2026", diz ministra Nísia

Mais Lidas

Informe Publicitário
Escolha o perfume de acordo com a personalidade da sua mãe
Tráfico de Drogas
Jovem boliviano é preso com maconha em fundo falso na bagagem
Determinação Judicial
Prefeitura, Junta e Estado buscam solução para implantar UTI Neonatal e Banco de Leite em Corumbá