Menu
quinta, 20 de junho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Transporte volta a operar nesta segunda com limite de 50% da lotação

20 julho 2020 - 08h58Gesiane Sousa

Conforme acordo firmado com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP-MS), divulgado pelo site Capital do Pantanal, na última sexta-feira (17), a prefeitura de Ladário revogou os decretos estabelecidos desde o final de março, que proibia o transporte interestadual e intermunicipal na cidade. A partir de hoje, segunda-feira 20, Ladário será a principal porta de entrada e saída da região para quem precisar se locomover. O novo decreto, nº 5.309, publicado no sábado (18), estabelce medias de biossegurança as empresas regulamentadas na prestação do serviço no município.

Segundo o MPE, a restrição de transporte intermunicipal de passageiros é de competência do Estado, por isso a orientação era de que o Poder Executivo Municipal mantivesse em funcionamento o transporte rodoviário, zelando por medidas preventivas que evite aglomerações e impeça a disseminação do vírus.

No decreto municipal, fica estabelecido, que uma barreira fixa composta pela equipe da Vigilância Sanitária de Ladário, vai fiscalizar todos os embarques e desembarques no terminal, localizado na Avenida 14 de Março, principal via da cidade. É proibido realizar o serviço sem a presença da Vigilância municipal.

As empresas que operam na cidade deverão apresentar plano de contenção risco, que será avaliado pelo Comité Municipal de Enfrentamento e Prevenção do Novo Coronavírus de Ladário e aprovado pela secretaria de saúde municipal, que poderá ainda fazer apontamentos para melhorar a segurança dos passageiros.

Sobre as regras

Fica definido a redução pela metade do número de pessoas em cada veículo respeitando distanciamento no interior do ônibus, pulando fileiras de poltronas e permitindo que apenas parentes que residam no mesmo móvel, possam viajar lado a lado. O distanciamento mínimo é de 1,5m entre as pessoas.

Funcionários das empresas de transporte deverão obrigatoriamente usar máscara, luvas e álcool gel. As empresas deverão também oferecer o álcool gel para todos os passageiros. Balcões, guichês e o interior do veículo devem ser desinfetados imediatamente após o termino de cada viagem. Deve-se impedir aglomerações. 

Empresa Andorinha, regulamentada para o transporte na região, já utiliza protocolos de biossegurança. Foto: Arquivo 

Em caso de suspeitas

Os casos suspeitos deverão ser informados imediatamente a secretaria de saúde da cidade. Uma notificação de isolamento, com dados pessoais do passageiro deverá ser preenchida pela empresa de transporte e entregue ao fiscal sanitário, que irá ainda conferir sintomas da Covid-19 em todos os passageiros.

Os sintomáticos, preencherão termo de compromisso para se apresentar a Saúde municipal e cumprir isolamento domiciliar por 14 dias. Os assintomáticos que declararem que tiveram contato com infectados também assinarão o termo e deverão cumprir isolamento pelo mesmo período de 14 dias.

A empresa que não seguir as regras impostas pelo decreto ficará sujeita à multa.

Horários

Em Ladário, o embarque para Campo Grande acontece nos horários de 09h45 e 22h15, e com a redução da capacidade, defina no decreto, serão 30 passageiros por viagem. Já da Capital do Estado para a cidade Pérola do Pantanal, os horários são às 10h e 23h59.  A empresa Andorinha, que opera na cidade, oferece venda de passagem online pelo site ou no próprio terminal localizado na avenida 14 de Março. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Destaque
Atleta, empresário e servidor público são homenageados pela Câmara de Corumbá
Evento
Corumbá recebe etapa Pantanal do Diálogo sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas
Destaque
Corumbá debate o Paradesporto em Festival da Inclusão na Apae
No Pantanal
Vereador pede instalação de hidrante para combate a incêndios em Forte Coimbra
Assistência
Abertas as inscrições para Casamento Civil Comunitário 2024 em Corumbá
50% + que 2023
Governo de MS libera R$ 72 milhões das emendas parlamentares de 2024
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal
Economia
Conselho aprova 86 cartas consulta que pleiteiam R$ 175 milhões em financiamentos pelo FCO
Meio Ambiente
ONGs destacam importância do trabalho conjunto no combate à incêndios no Pantanal
Tempo
Quinta-feira tem chance de chuva em parte do estado, mas em Corumbá o calor continua

Mais Lidas

Queimadas
Fogo destrói ponte de madeira na Estrada Parque
Ladário
Incêndio atinge região da Apa Baía Negra
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Fronteira
Operação conjunta apreende 2 toneladas de mercadorias irregulares, Ilhamas empalhadas e cocaína