Menu
terça, 26 de outubro de 2021
Cassems - Melhores e Maiores - Edição 2021
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Transporte volta a operar nesta segunda com limite de 50% da lotação

20 julho 2020 - 08h58Gesiane Sousa

Conforme acordo firmado com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP-MS), divulgado pelo site Capital do Pantanal, na última sexta-feira (17), a prefeitura de Ladário revogou os decretos estabelecidos desde o final de março, que proibia o transporte interestadual e intermunicipal na cidade. A partir de hoje, segunda-feira 20, Ladário será a principal porta de entrada e saída da região para quem precisar se locomover. O novo decreto, nº 5.309, publicado no sábado (18), estabelce medias de biossegurança as empresas regulamentadas na prestação do serviço no município.

Segundo o MPE, a restrição de transporte intermunicipal de passageiros é de competência do Estado, por isso a orientação era de que o Poder Executivo Municipal mantivesse em funcionamento o transporte rodoviário, zelando por medidas preventivas que evite aglomerações e impeça a disseminação do vírus.

No decreto municipal, fica estabelecido, que uma barreira fixa composta pela equipe da Vigilância Sanitária de Ladário, vai fiscalizar todos os embarques e desembarques no terminal, localizado na Avenida 14 de Março, principal via da cidade. É proibido realizar o serviço sem a presença da Vigilância municipal.

As empresas que operam na cidade deverão apresentar plano de contenção risco, que será avaliado pelo Comité Municipal de Enfrentamento e Prevenção do Novo Coronavírus de Ladário e aprovado pela secretaria de saúde municipal, que poderá ainda fazer apontamentos para melhorar a segurança dos passageiros.

Sobre as regras

Fica definido a redução pela metade do número de pessoas em cada veículo respeitando distanciamento no interior do ônibus, pulando fileiras de poltronas e permitindo que apenas parentes que residam no mesmo móvel, possam viajar lado a lado. O distanciamento mínimo é de 1,5m entre as pessoas.

Funcionários das empresas de transporte deverão obrigatoriamente usar máscara, luvas e álcool gel. As empresas deverão também oferecer o álcool gel para todos os passageiros. Balcões, guichês e o interior do veículo devem ser desinfetados imediatamente após o termino de cada viagem. Deve-se impedir aglomerações. 

Empresa Andorinha, regulamentada para o transporte na região, já utiliza protocolos de biossegurança. Foto: Arquivo 

Em caso de suspeitas

Os casos suspeitos deverão ser informados imediatamente a secretaria de saúde da cidade. Uma notificação de isolamento, com dados pessoais do passageiro deverá ser preenchida pela empresa de transporte e entregue ao fiscal sanitário, que irá ainda conferir sintomas da Covid-19 em todos os passageiros.

Os sintomáticos, preencherão termo de compromisso para se apresentar a Saúde municipal e cumprir isolamento domiciliar por 14 dias. Os assintomáticos que declararem que tiveram contato com infectados também assinarão o termo e deverão cumprir isolamento pelo mesmo período de 14 dias.

A empresa que não seguir as regras impostas pelo decreto ficará sujeita à multa.

Horários

Em Ladário, o embarque para Campo Grande acontece nos horários de 09h45 e 22h15, e com a redução da capacidade, defina no decreto, serão 30 passageiros por viagem. Já da Capital do Estado para a cidade Pérola do Pantanal, os horários são às 10h e 23h59.  A empresa Andorinha, que opera na cidade, oferece venda de passagem online pelo site ou no próprio terminal localizado na avenida 14 de Março. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Instalação de polo da Universidade Estadual em Corumbá é solicitada na Câmara
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa
Prevenção
Vereador pede instalação de telas de proteção no prédio do antigo Cine Anache
Resgate +
Ministério do Meio Ambiente lança Programa de Resgate da Fauna Silvestre em Corumbá
Nova Corumbá
Foragido é preso com diversos itens suspeitos na mochila
Presente Inesperado
Policiais Militares de Corumbá fazem surpresa em aniversário de criança que sonha em ser PM
Reivindicação
Vereadores pedem retorno das aulas presenciais na Rede Municipal
Representatividade
Sancionada Lei que institui o Prêmio Zumbi dos Palmares em Corumbá
Péssimas Condições
Morte de motorista na BR 262 é mais um alerta para o perigo do tráfego na rodovia
Campo Grande
Casa Rosa: atendimento integrado contra o câncer de mama inaugura em novembro

Mais Lidas

Denúncia
Sem resposta, passageira recorre a rede social para reclamar da Buser
Acidente
Rapaz sofre fraturas após ser atropelado na saída da quermesse em Ladário
Mundo Novo
Jovem é preso por disparos e porte ilegal de arma de grosso calibre
Procurados
Membros do PCC presos na fronteira com MS são entregues à polícia brasileira