Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Transporte volta a operar nesta segunda com limite de 50% da lotação

20 julho 2020 - 08h58Gesiane Sousa

Conforme acordo firmado com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP-MS), divulgado pelo site Capital do Pantanal, na última sexta-feira (17), a prefeitura de Ladário revogou os decretos estabelecidos desde o final de março, que proibia o transporte interestadual e intermunicipal na cidade. A partir de hoje, segunda-feira 20, Ladário será a principal porta de entrada e saída da região para quem precisar se locomover. O novo decreto, nº 5.309, publicado no sábado (18), estabelce medias de biossegurança as empresas regulamentadas na prestação do serviço no município.

Segundo o MPE, a restrição de transporte intermunicipal de passageiros é de competência do Estado, por isso a orientação era de que o Poder Executivo Municipal mantivesse em funcionamento o transporte rodoviário, zelando por medidas preventivas que evite aglomerações e impeça a disseminação do vírus.

No decreto municipal, fica estabelecido, que uma barreira fixa composta pela equipe da Vigilância Sanitária de Ladário, vai fiscalizar todos os embarques e desembarques no terminal, localizado na Avenida 14 de Março, principal via da cidade. É proibido realizar o serviço sem a presença da Vigilância municipal.

As empresas que operam na cidade deverão apresentar plano de contenção risco, que será avaliado pelo Comité Municipal de Enfrentamento e Prevenção do Novo Coronavírus de Ladário e aprovado pela secretaria de saúde municipal, que poderá ainda fazer apontamentos para melhorar a segurança dos passageiros.

Sobre as regras

Fica definido a redução pela metade do número de pessoas em cada veículo respeitando distanciamento no interior do ônibus, pulando fileiras de poltronas e permitindo que apenas parentes que residam no mesmo móvel, possam viajar lado a lado. O distanciamento mínimo é de 1,5m entre as pessoas.

Funcionários das empresas de transporte deverão obrigatoriamente usar máscara, luvas e álcool gel. As empresas deverão também oferecer o álcool gel para todos os passageiros. Balcões, guichês e o interior do veículo devem ser desinfetados imediatamente após o termino de cada viagem. Deve-se impedir aglomerações. 

Empresa Andorinha, regulamentada para o transporte na região, já utiliza protocolos de biossegurança. Foto: Arquivo 

Em caso de suspeitas

Os casos suspeitos deverão ser informados imediatamente a secretaria de saúde da cidade. Uma notificação de isolamento, com dados pessoais do passageiro deverá ser preenchida pela empresa de transporte e entregue ao fiscal sanitário, que irá ainda conferir sintomas da Covid-19 em todos os passageiros.

Os sintomáticos, preencherão termo de compromisso para se apresentar a Saúde municipal e cumprir isolamento domiciliar por 14 dias. Os assintomáticos que declararem que tiveram contato com infectados também assinarão o termo e deverão cumprir isolamento pelo mesmo período de 14 dias.

A empresa que não seguir as regras impostas pelo decreto ficará sujeita à multa.

Horários

Em Ladário, o embarque para Campo Grande acontece nos horários de 09h45 e 22h15, e com a redução da capacidade, defina no decreto, serão 30 passageiros por viagem. Já da Capital do Estado para a cidade Pérola do Pantanal, os horários são às 10h e 23h59.  A empresa Andorinha, que opera na cidade, oferece venda de passagem online pelo site ou no próprio terminal localizado na avenida 14 de Março. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro