Conforme acordo firmado com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP-MS), divulgado pelo site Capital do Pantanal, na última sexta-feira (17), a prefeitura de Ladário revogou os decretos estabelecidos desde o final de março, que proibia o transporte interestadual e intermunicipal na cidade. A partir de hoje, segunda-feira 20, Ladário será a principal porta de entrada e saída da região para quem precisar se locomover. O novo decreto, nº 5.309, publicado no sábado (18), estabelce medias de biossegurança as empresas regulamentadas na prestação do serviço no município.
Segundo o MPE, a restrição de transporte intermunicipal de passageiros é de competência do Estado, por isso a orientação era de que o Poder Executivo Municipal mantivesse em funcionamento o transporte rodoviário, zelando por medidas preventivas que evite aglomerações e impeça a disseminação do vírus.
No decreto municipal, fica estabelecido, que uma barreira fixa composta pela equipe da Vigilância Sanitária de Ladário, vai fiscalizar todos os embarques e desembarques no terminal, localizado na Avenida 14 de Março, principal via da cidade. É proibido realizar o serviço sem a presença da Vigilância municipal.
As empresas que operam na cidade deverão apresentar plano de contenção risco, que será avaliado pelo Comité Municipal de Enfrentamento e Prevenção do Novo Coronavírus de Ladário e aprovado pela secretaria de saúde municipal, que poderá ainda fazer apontamentos para melhorar a segurança dos passageiros.
Sobre as regras
Fica definido a redução pela metade do número de pessoas em cada veículo respeitando distanciamento no interior do ônibus, pulando fileiras de poltronas e permitindo que apenas parentes que residam no mesmo móvel, possam viajar lado a lado. O distanciamento mínimo é de 1,5m entre as pessoas.
Funcionários das empresas de transporte deverão obrigatoriamente usar máscara, luvas e álcool gel. As empresas deverão também oferecer o álcool gel para todos os passageiros. Balcões, guichês e o interior do veículo devem ser desinfetados imediatamente após o termino de cada viagem. Deve-se impedir aglomerações.
Empresa Andorinha, regulamentada para o transporte na região, já utiliza protocolos de biossegurança. Foto: Arquivo Em caso de suspeitas
Os casos suspeitos deverão ser informados imediatamente a secretaria de saúde da cidade. Uma notificação de isolamento, com dados pessoais do passageiro deverá ser preenchida pela empresa de transporte e entregue ao fiscal sanitário, que irá ainda conferir sintomas da Covid-19 em todos os passageiros.
Os sintomáticos, preencherão termo de compromisso para se apresentar a Saúde municipal e cumprir isolamento domiciliar por 14 dias. Os assintomáticos que declararem que tiveram contato com infectados também assinarão o termo e deverão cumprir isolamento pelo mesmo período de 14 dias.
A empresa que não seguir as regras impostas pelo decreto ficará sujeita à multa.
Horários
Em Ladário, o embarque para Campo Grande acontece nos horários de 09h45 e 22h15, e com a redução da capacidade, defina no decreto, serão 30 passageiros por viagem. Já da Capital do Estado para a cidade Pérola do Pantanal, os horários são às 10h e 23h59. A empresa Andorinha, que opera na cidade, oferece venda de passagem online pelo site ou no próprio terminal localizado na avenida 14 de Março.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá recebe 1º campeonato oficial de futebol de mesa em dezembro

Equipe GAC/Alfe é a campeã da Copa Integração de Futebol Feminino 2025
Ciclista relata dificuldade de enxergar após queda acidental
Aviso de Licitação18ª Brigada de Infantaria de Pantanal realiza licitação para contratar serviços de engenharia
TempoQuinta-feira de tempo abafado com aviso de chuva para Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 22°C e máxima de 35°C

Ladário realiza 1ª Corrida e Caminhada da Guarda Municipal em dezembro

Obra amplia sala de costura e dobra número de internos trabalhando em Corumbá

Corumbá sedia o II Torneio Vitória-Régia de Xadrez neste sábado

Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra em 22 anos


Vigilância de Saúde vai fiscalizar todo embarque e desembarque. (Pérola News)

