Menu
terça, 21 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Transmissões online têm aumento recorde em 2020

28 outubro 2020 - 13h36Redação

Recurso utilizado não só pelas pessoas, mas também pelas empresas, a transmissão online ao vivo redefiniu o conceito e o consumo de vídeo. Também conhecido como live streaming, praticamente todas as áreas de atividade adotaram este serviço e, atualmente, ele já faz parte do nosso dia a dia.

Utilizada pela primeira vez em 1993, a transmissão ao vivo é reconhecida não só pelas vantagens que aporta para a comunicação, mas também por conseguir unir as pessoas, quebrar os limites geográficos e ampliar a mensagem. Além disso, pode integrar a estratégia de marketing das empresas, uma vez que aumenta o engajamento e permite difundir a organização num espaço democratizado. Por isso, pelos seus benefícios, prevê-se que este serviço cresça cerca de 15 vezes até o ano de 2021, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Cisco.

De acordo com um estudo da empresa especializada em streaming Cross Host, as audiências da televisão diminuíram ao mesmo tempo em que várias redes sociais aderiram às transmissões ao vivo. No primeiro trimestre de 2018, o Twitter foi palco de 1.300 transmissões ao vivo, enquanto que as live streams do Facebook viram a sua procura aumentar em 330% desde o início deste serviço na plataforma, com destaque para as datas comemorativas. De fato, segundo o próprio Facebook, já em 2016 o seu live streaming criava um engajamento três vezes superior ao de um vídeo normal, sendo igualmente alvo de cerca de dez vezes mais comentários. Em relação ao Instagram, o ano de 2020 foi marcante para as transmissões desta rede social, com um significativo aumento das mesmas em 70%, de acordo com o Business Insider.

Por outro lado, o YouTube tornou-se referência por ser a plataforma preferida dos artistas para realizarem as suas lives, alcançando números recorde em 2020. Entre os meses de abril e maio, sete das dez transmissões mais assistidas na rede social foram brasileiras, com o pódio ocupado pela cantora de sertanejo Marília Mendonça, que conseguiu reunir 3,31 milhões de espectadores simultaneamente na sua live stream.

Lives para todos os tipos de interesse

Não só os artistas aderiram ao live streaming: vários setores usam este serviço como uma ferramenta de trabalho. Para aqueles que não são fãs de academia, existem profissionais como a australiana Chloe Ting ou a brasileira Carla Pinheiro que oferecem aulas de fitness online transmitidas ao vivo através do YouTube e do Instagram, respectivamente. Além disso, apresentam um conjunto variado de propostas de treinos para os diferentes objetivos da sua audiência e criam desafios para a motivarem.

Também a moda aderiu a este conceito e a loja paulista Twenty Four Seven passou a vender roupas por meio de lives, nas quais expõem diferentes peças e possíveis combinações. Assim, a loja encontrou nas redes sociais uma forma complementar ao seu espaço físico e à sua loja online para atrair mais clientes. Por sua vez, o setor dos jogos online rendeu-se desde cedo a estas ferramentas e os mesmo os jogos mais tradicionais, como é os de cassino, converteram-se ao digital. Atualmente, vários jogos de cassino são transmitidos online nos seus websites, com estratégias para ampliar a audiência, como é o caso das plataformas oferecendo slots, que disponibilizam spins gratuitos para captar novos apostadores. Os spins permitem jogar sem gastar dinheiro, estando disponíveis em plataformas como a Casinos.pt, que sugere os cassinos mais indicados para este objetivo.

Falando agora da nossa região, o Ceará também tem demonstrado ser inovador ao transmitir vários eventos totalmente online. O XXII Festival Eleazar de Carvalho, evento que celebra a música clássica, apesar de geralmente ser realizado de forma presencial na Universidade de Fortaleza, foi repensado e produzido para a internet, em julho deste ano. Já o Prêmio Ibermuseus de Educação distinguiu várias iniciativas, com destaque para o Projeto Museus Orgânicos, através de uma transmissão ao vivo via Facebook. O teatro também não ficou de fora e espetáculos como A Cigarra e a Formiga, interpretado pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor, chegaram aos seus públicos através destas transmissões.

As transmissões ao vivo vieram transformar a maneira como a informação chega à população, reflexo da evolução digital vivida no contexto atual. Tirando partido dos seus benefícios, os diversos setores de atividade, em especial o do entretenimento, converteram-se ao live streaming para difundirem as suas mensagens ao maior número de pessoas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Brasil quer atrair mais investimentos privados, diz presidente na ONU
21 de setembro
Incêndios continuam e Corumbá não tem motivo para celebrar o dia da árvore
Mudança no prazo
Saúde mantém vacinação para adolescentes em MS
Dados Estatísticos
Índices de criminalidade apresentam queda em Mato Grosso do Sul
Limpeza
Nos dias 22 e 23 tem ação de combate à dengue no bairro Cravo Vermelho
Evento Virtual
Semana Temática do Empreendedorismo acontece nos dias 28, 29 e 30 de setembro
Crime
Concen pede ação da Polícia Civil no combate ao furto de fios de energia em MS
Maratona
Prorrogadas inscrições para o Hackathon IFMS
Naviraí
Casal preso por tráfico de aves silvestres recebe multa de R$ 2,5 milhões da PMA
243 anos
Corumbá celebra aniversário com retomada de desenvolvimento

Mais Lidas

Denúncia
Bar é fechado e proprietário é multado em R$ 5 mil por poluição sonora
Fronteira
Mulher presa com "cinturão de cocaína" receberia R$ 1.500 pela travessia
Oportunidade
Senac Corumbá abre inscrições para cursos na área da saúde
Tempo
Primavera terá La Niña de fraca intensidade, chuvas abaixo da média e muito calor