Recurso utilizado não só pelas pessoas, mas também pelas empresas, a transmissão online ao vivo redefiniu o conceito e o consumo de vídeo. Também conhecido como live streaming, praticamente todas as áreas de atividade adotaram este serviço e, atualmente, ele já faz parte do nosso dia a dia.
Utilizada pela primeira vez em 1993, a transmissão ao vivo é reconhecida não só pelas vantagens que aporta para a comunicação, mas também por conseguir unir as pessoas, quebrar os limites geográficos e ampliar a mensagem. Além disso, pode integrar a estratégia de marketing das empresas, uma vez que aumenta o engajamento e permite difundir a organização num espaço democratizado. Por isso, pelos seus benefícios, prevê-se que este serviço cresça cerca de 15 vezes até o ano de 2021, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Cisco.
De acordo com um estudo da empresa especializada em streaming Cross Host, as audiências da televisão diminuíram ao mesmo tempo em que várias redes sociais aderiram às transmissões ao vivo. No primeiro trimestre de 2018, o Twitter foi palco de 1.300 transmissões ao vivo, enquanto que as live streams do Facebook viram a sua procura aumentar em 330% desde o início deste serviço na plataforma, com destaque para as datas comemorativas. De fato, segundo o próprio Facebook, já em 2016 o seu live streaming criava um engajamento três vezes superior ao de um vídeo normal, sendo igualmente alvo de cerca de dez vezes mais comentários. Em relação ao Instagram, o ano de 2020 foi marcante para as transmissões desta rede social, com um significativo aumento das mesmas em 70%, de acordo com o Business Insider.
Por outro lado, o YouTube tornou-se referência por ser a plataforma preferida dos artistas para realizarem as suas lives, alcançando números recorde em 2020. Entre os meses de abril e maio, sete das dez transmissões mais assistidas na rede social foram brasileiras, com o pódio ocupado pela cantora de sertanejo Marília Mendonça, que conseguiu reunir 3,31 milhões de espectadores simultaneamente na sua live stream.
Lives para todos os tipos de interesse
Não só os artistas aderiram ao live streaming: vários setores usam este serviço como uma ferramenta de trabalho. Para aqueles que não são fãs de academia, existem profissionais como a australiana Chloe Ting ou a brasileira Carla Pinheiro que oferecem aulas de fitness online transmitidas ao vivo através do YouTube e do Instagram, respectivamente. Além disso, apresentam um conjunto variado de propostas de treinos para os diferentes objetivos da sua audiência e criam desafios para a motivarem.
Também a moda aderiu a este conceito e a loja paulista Twenty Four Seven passou a vender roupas por meio de lives, nas quais expõem diferentes peças e possíveis combinações. Assim, a loja encontrou nas redes sociais uma forma complementar ao seu espaço físico e à sua loja online para atrair mais clientes. Por sua vez, o setor dos jogos online rendeu-se desde cedo a estas ferramentas e os mesmo os jogos mais tradicionais, como é os de cassino, converteram-se ao digital. Atualmente, vários jogos de cassino são transmitidos online nos seus websites, com estratégias para ampliar a audiência, como é o caso das plataformas oferecendo slots, que disponibilizam spins gratuitos para captar novos apostadores. Os spins permitem jogar sem gastar dinheiro, estando disponíveis em plataformas como a Casinos.pt, que sugere os cassinos mais indicados para este objetivo.
Falando agora da nossa região, o Ceará também tem demonstrado ser inovador ao transmitir vários eventos totalmente online. O XXII Festival Eleazar de Carvalho, evento que celebra a música clássica, apesar de geralmente ser realizado de forma presencial na Universidade de Fortaleza, foi repensado e produzido para a internet, em julho deste ano. Já o Prêmio Ibermuseus de Educação distinguiu várias iniciativas, com destaque para o Projeto Museus Orgânicos, através de uma transmissão ao vivo via Facebook. O teatro também não ficou de fora e espetáculos como A Cigarra e a Formiga, interpretado pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor, chegaram aos seus públicos através destas transmissões.
As transmissões ao vivo vieram transformar a maneira como a informação chega à população, reflexo da evolução digital vivida no contexto atual. Tirando partido dos seus benefícios, os diversos setores de atividade, em especial o do entretenimento, converteram-se ao live streaming para difundirem as suas mensagens ao maior número de pessoas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dengue: 2023 pode bater recorde e ser o ano mais letal da última década

Convênio da ACERT com Governo MS posiciona a pesca esportiva em Corumbá no mercado

Poupança tem retirada líquida de R$ 3,31 bilhões em novembro

Núcleo de ESG da Fiems conhece sistema de monitoramento incêndios do IHP

Operação prende integrante de grupo criminoso que importava cocaína da Bolívia

Senac MS realiza campanha de Natal com desconto de até 35% nos cursos

Paraguaios são flagrados com armas e capivaras abatidas na região do Nabileque

Comunidades indígenas recebem doação de computadores recondicionados do IFMS

Servidores do município terão 13º disponível para saque neste sábado
