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Educadores participam de formação para reduzir violência nas escolas de Corumbá e Ladário

07 maio 2024 - 10h51Gesiane S. Lourenço

Encerrou na última sexta-feira (03), a Formação em Práticas Restaurativas voltada a profissionais da educação de escolas estaduais e municipais dos municípios de Corumbá e Ladário e instituições parceiras. A capacitação é fruto de fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e da Coordenadoria da Infância e da Juventude.

O coordenador do Cejusc (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania) Corumbá, juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos, está a frente da implantação do Programa da Justiça Restaurativa Escolar na comarca. O magistrado defende o desenvolvimento de metodologias que busquem restaurar relacionamentos, prevenir conflitos e levantar as necessidades dos envolvidos nas situações conflituosas em ambiente escolar.

Em dois dias de capacitação, a equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação-SED/MS e da Coordenadoria da Infância e da Juventude - CIJ/TJMS, teve a oportunidade, por meio do formato teórico-prático, de vivenciar as práticas restaurativas, seus passos e elementos principais. Na oportunidade também foram abordados os aspectos teóricos e as origens da Justiça Restaurativa e, ainda, os pressupostos das Práticas Circulares e o Círculo Restaurativo, destinado a casos de conflito.

Na quinta-feira (02), houve a solenidade de abertura do evento com explanação sobre conceito e o histórico da Justiça Restaurativa e práticas do círculo de diálogos. À noite, no auditório do Tribunal do Júri de Corumbá, foi a vez da palestra “Práticas restaurativas como estratégia pedagógica de diálogo e de enfrentamento aos problemas de convivência na escola”, ministrada pelo juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos e pela psicóloga Valquiria Rédua da Silva.

Na sexta-feira (03), no plenário da OAB/Corumbá, a formação teve continuidade com os facilitadores da rede de educação dos municípios. O objetivo é de sensibilizá-los sobre a utilização das Práticas Restaurativas no ambiente escolar e a contribuição que pode ocorrer com a prática educativa voltada ao exercício do diálogo e fortalecimento de vínculos.

Saiba mais

A Justiça Restaurativa é definida como um conjunto ordenado de técnicas, procedimentos e métodos próprios, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflito e violência. De uma forma mais ampla, trata-se de um novo paradigma, uma visão de mundo que busca prevenir ou solucionar conflitos por meio do diálogo. 

O Programa Justiça Restaurativa na Escola é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS) que está em funcionamento desde 2012 nas Escolas da Rede Estadual da Capital. Com informações do TJMS.

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