Menu
sábado, 04 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

STJ nega recurso e Ruiter é condenado por improbidade administrativa

27 julho 2017 - 08h21Sylma Lima

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso do Prefeito Ruiter Cunha de Oliveira ( PSDB) em processo judicial de improbidade administrativa da justiça de Corumbá, onde Ruiter tinha sido condenado no ano de 2013 com suspensão dos direitos políticos por 03 (três) anos, bem como o ex-secretário do governo de Ruiter, Carlos Adalberto Pereira Porto e ainda foi condenado Aristides Benites Monteiro nesse processo.

A sentença transitou em julgado e não cabe mais recurso.

O STJ por veio da Primeira Turma decidiu por unanimidade e negou recurso de Ruiter Cunha nos seguintes termos: “A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Benedito Gonçalves, Sérgio Kukina (Presidente) e Regina Helena Costa votaram com o Sr. Ministro Relator. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Napoleão Nunes Maia Filho.”

Não cabe mais recurso a sentença. Foto: Arquivo Capital do Pantanal

Tratava-se de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual de Corumbá, por prática de improbidade nos termos da Lei n. 8.429/1992, onde Ruiter Cunha e secretários foram condenados. No acórdão do STJ consta que Ruiter Cunha tinha sido condenado “às sanções de proibição de contratar com o poder público por três anos e pagamento de multa civil consistente no valor de duas remunerações percebidas quando ocupavam seus respectivos cargos (e-STJ fl. 434) – excluídas as penas de ressarcimento e suspensão de direitos políticos pelo Tribunal a quo, conforme fl. 549 (e-STJ)”

Para o STJ houve ato de improbidade devido a contratação sem concurso público de Aristides Benitez Monteiro, e dolo na conduta do Prefeito, sendo que Aristides não trabalhava para o cargo em comissão de Assessor II e sim de garçom, e desta forma houve desvirtuamento do instituto do concurso público ao contratar servidor como se fosse para cargo comissionado (dispensando a realização de certame), para desempenho de outro tipo de serviço, havendo assim dolo e má-fé do Prefeito e ex-secretário Carlos Porto com dano ao erário público.

A informação do trânsito em julgado da sentença condenatória foi informada pelo STJ ao juízo da Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Corumbá que deverá executar a pena.

O juizo de Corumbá proferiu decisão que foi publicada no Diário Oficial da Justiça de Mato Grosso do Sul às fls. 297 com o seguinte teor:

 “Teor do ato: Sobre o retorno dos autos da Superior Instância, manifestem-se as partes, requerendo o que for de direito, no prazo de 05 (cinco) dias. Sem prejuízo, cadastra-se a sentença proferida nestes autos no Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por ato de improbidade administrativa – CNIA, do Conselho Nacional de Justiça, observando-se o que restou decidido no acórdão. Nada sendo requerido, Arquive-se com as cautelas de praxe. Intimem-se.”

Sentença de 2013

“Teor do ato: Diante do exposto, JULGO PROCEDENTES os pedidos contidos na presente AÇÃO CIVIL PÚBLICA movida pelo MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL em face de Ruiter Cunha de Oliveira, Carlos Adalberto Pereira Porto e Aristides Benites Monteiro, condenando os requeridos pela prática de improbidade administrativa, na forma do art. 11 c/c art. 12, III, ambos da Lei 8.429/92. Consequentemente : a) decreto a suspensão dos direitos políticos dos requeridos Ruiter Cunha de Oliveira e Carlos Adalberto Pereira Porto pelo período de 03 (três) anos; b) decreto a proibição de os requeridos Ruiter Cunha de Oliveira e Carlos Adalberto Pereira Porto contratarem com o Poder Público ou receberem benefícios fiscais e incentivos, direta ou indiretamente, pelo prazo de 03 (três) anos; c) condeno os requeridos Ruiter Cunha de Oliveira e Carlos Adalberto Pereira Porto ao pagamento de multa civil de 02 (duas vezes) o valor da última remuneração percebida como Prefeito e Secretário Municipal, respectivamente, ambos do Município de Corumbá, que deverá ser arbitrada em sede de liquidação de sentença, observando-se os parâmetros de atualização de acordo com o art. 1º-F, da Lei 9.494/97, a contar da citação, a ser revertida ao Município de Corumbá nos termos do art. 18 da Lei 8.429/92 ; d) condeno os requeridos Ruiter Cunha de Oliveira, Carlos Adalberto Pereira Porto e Aristides Benites Monteiro, solidariamente, ao ressarcimento da quantia de R$ 57.582,58 (cinquenta e sete mil quinhentos e oitenta e dois reais e cinquenta e oito centavos), que deverá ser atualizada na forma estipulada no art. 1º-F da Lei 9.494/97, com redação dada pela Lei 11.960/2009, a contar da citação, e revertida ao Município de Corumbá nos termos do art. 18 da Lei 8.429/92. Condeno os requeridos, ainda, ao pagamento das custas processuais pro-rata. Deixo de condená-los ao pagamento dos honorários advocatícios, porquanto o Ministério Público não faz jus ao recebimento de tal verba. Com o trânsito em julgado, oficie-se às esferas governamentais para que seja dada publicidade às sanções de suspensão dos direitos políticos aplicadas ao requerido, bem como ao CNJ. Providencie a Serventia a comunicação deste julgamento à Corregedoria-Geral de Justiça deste Estado, eis que o feito se enquadra na hipótese da "META 18" do Conselho Nacional de Justiça. Notifique-se o Município de Corumbá e oportunamente, arquive-se. P. R. I.

Advogados(s): Vladimir Rossi Lourenco (OAB 3674/MS), Danilo Vargas Junior, Cassandra Araujo Delgado Gonzales Abbate (OAB 12554/MS)”

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Corumbá abre seis pontos para campanha de multivacinação no sábado (04)
Em ônibus
PRF prende cinco com cocaína escondida nos calçados
Relevante
Ponte interditada exige atenção de candidatos do Concurso Público Nacional em Corumbá
Meio Ambiente
Pantanal deve enfrentar nova seca extrema após chuvas abaixo da média e aumento do fogo
Aldeia Uberaba
Juizados em Ação realiza mais de 600 atendimentos em comunidade indígena de Corumbá
Jardim dos Estados
Homem acusado de maus-tratos à mãe idosa é conduzido para delegacia
Meio Ambiente
Portaria autoriza a contratação de 90 brigadistas em MS; 44 para Corumbá
Cidadania
Povo das Águas inicia atendimento aos ribeirinhos do Alto Pantanal
Arte e Cultura
Instituto Moinho Cultural Sul-Americano recebe visita internacional
Inscrições gratuitas
Clube de Corrida Sesi Esporte divulga calendário de treinos para a Corrida do Pantanal

Mais Lidas

Tempo
Com chegada de frente fria nesta quinta-feira, pancadas de chuvas são esperadas em regiões de MS
Corumbá tem mínima de 27°C e máxima de 36°C
Incentivo
MS Supera publica resolução e primeira lista; fase de recurso é de 6 a 9 de maio
Plantão
Motociclista sofre várias escoriações em colisão com carro no Centro América
Participe
Senac MS realiza campanha no mês das mães com desconto em cursos e sorteio de 'iPhone'