Menu
domingo, 09 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Geral

Sesi de Dourados inicia nesta sexta o 5º Torneio Interclasse de Robótica

26 junho 2018 - 09h23Kamilla Marques

A Escola do Sesi de Dourados inicia, nesta sexta-feira (29/06), a 5ª edição do Torneio Interclasse de Robótica, que será realizado na quadra poliesportiva da instituição de ensino. A competição, que conta com a participação de 12 equipes, segue até sábado (30/06), quando toda a comunidade do município está convidada a acompanhar, gratuitamente, das 13 às 18 horas, as emocionantes disputas entre robôs construídos pelos estudantes.

O torneio é promovido anualmente pelas sete unidades da rede de escolas do Sesi no Estado como preparação para o Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), que reúne as escolas da instituição em todo o País. Em Mato Grosso do Sul, as Escolas do Sesi de Três Lagoas e Corumbá promoveram o interclasse nos dias 8 e 9 de junho e 15 e 16 de junho, respectivamente, e as próximas a realizarem o torneio serão as de Naviraí (11 de agosto), Aparecida do Taboado (18 de agosto), Campo Grande (20 e 21 de agosto) e Maracaju (1º de setembro).

Em Dourados, concorrem as equipes Apolo, Pegasus, Cósmicos e Cristalys, do 6º ano do Ensino Fundamental, mais Astrorbits e Legonauts, do 7º ano do Ensino Fundamental, além de The Mentes e Orbitech, do 8º ano do Ensino Fundamental, e Mochileiros da Robótica, Space Lego e Locis, do 9º ano do Ensino. Também vai participar a MegaMentes, que é a equipe oficial da Escola do Sesi de Dourados.

Na avaliação da diretora Sibele Aparecida de Almeida Garcia, o torneio de robótica desperta o interesse dos alunos em temas como Ciências, Matemática e Tecnologia. “É uma competição que desafia nossos estudantes a pensarem como cientistas e engenheiros, encorajando-os a projetarem, construírem e programarem suas próprias invenções”, afirmou.

Programação

Nesta sexta-feira (29/06), os alunos serão avaliados internamente nas categorias Projeto de Pesquisa, Core Values, Design do Robô e Desafio do Robô. Na etapa de Design do Robô e Desafio do Robô, os alunos são avaliados quanto ao desenho mecânico, estratégias e inovação na programação, e também na série de missões programadas para cada robô desenvolver na mesa durante partidas de dois minutos e meio cada.

Já na categoria Projeto de Pesquisa os alunos apresentarão soluções inovadoras de acordo com a temática da FLL proposta para este ano “Into Orbit - Você tem o que é necessário para ir para o espaço?”. Na avaliação do Core Values, os alunos serão submetidos a uma atividade em grupo em que os juízes avaliaram se valores como trabalho em equipe foram contemplados.

No sábado (30/06), todos os alunos vão apresentar ao público presente seu desempenho em cada categoria proposta. Durante o Interclasse, os alunos intensificam a preparação para o Torneio de Robótica FLL, que está em sua 30ª temporada e vai “explorar, desafiar e inovar na vasta imensidão do espaço”. Embora o tema da temporada 2018/2019 da FLL já seja conhecido, o grande desafio só será anunciado em 1º de agosto. Os torneios regionais vão de 17 de novembro de 2018 a 13 de janeiro de 2019, e a Grande Final será em março de 2019, na Europa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLICIAL
Pedestre é atropelado por caminhonete, arremessado e corpo encontrado 1h depois em matagal
Várias testemunhas procuraram corpo por cerca de uma hora
SAÚDE
Cruz Vermelha Internacional completa hoje 158 anos
POLICIAL
Idoso de 86 anos morre após ser atropelado e arrastado em Campo Grande
INTERNACIONAL
Pfizer deve produzir 4 bilhões de doses de vacina contra covid em 2022
GERAL
Sábado é o último dia para matrícula para aprovados da UEMS da 4ª convocação
POLICIAL
Polícia Militar Ambiental resgata tucano atropelado em rodovia
SAÚDE
Centro de Atendimento à Covid-19 está funcionando em novo endereço
GERAL
Procon divulga pesquisa de preços com opções de presentes para o Dia das Mães
GERAL
Pequenos negócios são responsáveis por quase 70% dos empregos gerados em março em MS
GERAL
Senac Corumbá oferece opções de cursos nas áreas de beleza e saúde

Mais Lidas

GERAL
Senac Corumbá oferece opções de cursos nas áreas de beleza e saúde
POLICIAL
Pedestre é atropelado por caminhonete, arremessado e corpo encontrado 1h depois em matagal
POLICIAL
Idoso de 86 anos morre após ser atropelado e arrastado em Campo Grande
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Pesquisadores do Estado desenvolvem gel cicatrizante à base de planta nativa