Menu
domingo, 13 de junho de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Semana Nacional de Museus terá lançamento de livros sobre Patrimônio de Corumbá

15 maio 2021 - 10h55Mariana Conte

Durante a 19ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 17 a 21 de maio de 2021, serão lançados dois livros de importância para a cultura do Estado: um sobre Patrimônio Cultural e outro sobre os cemitérios de Corumbá.

A coletânea “Museus e Patrimônio Cultural em MS” vai ser lançada na abertura estadual da Semana, no dia 17 de maio, a partir das 16 horas, em live a ser transmitida pelo You Tube da Fundação de Cultura de MS (https://www.youtube.com/user/Clippingfcms). São 21 artigos e relatos de experiências exitosas na área de museus e patrimônio cultural, desenvolvidos por pesquisadores do Estado de Mato Grosso do Sul.

A proposição da coletânea tem múltiplos objetivos: abertura de um espaço de divulgação dos pesquisadores da área museológica, patrimonial e arqueológica; exposição de informações acerca dos museus, memoriais e arquivos de Mato Grosso do Sul e a apresentação de ações realizadas pelas equipes destes espaços culturais.

Os autores procuraram debater e apresentar o valor cultural e social de suas atuações ou pesquisas nos museus, bem como de patrimônios culturais. Assim, no livro encontram-se temas sobre museus como espaços educativos, de inclusão, estimulando a diversidade, além de possibilidades para ações voltadas à educação não-formal, assim como a acessibilidade.

O título do livro, “Museus e patrimônio cultural em MS: pesquisa, cultura, educação e identidade”, reflete o tema proposto e amplamente debatido durante a realização da 18ª Semana Nacional de Museus (maio de 2020), ocorrida já durante o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19.

Segundo um dos organizadores, o professor Douglas Alves da Silva, o livro é muito importante para dar visibilidade aos museus do Estado e para os pesquisadores que atuam na área de museus em nosso Estado, seja com artigos referentes à pesquisas que estão sendo realizadas ou mesmo de relatos de experiências exitosas de atividades executadas em museus. Essas ações tendem a colaborar com a salvaguarda do Patrimônio Cultural do nosso Estado, com foco especial naquele que está presente em nossos museus”.

No dia 19 de maio, a partir das 17 horas, em live transmitida diretamente da Casa Dr. Gabi – Espaço de Memória, em Corumbá, será lançado o livro “Corumbá entre ruas e cemitério: o tempo e o silêncio”, que contará com a participação dos autores Jéssica Canavarros, Marco Aurélio Oliveira e Wanessa Rodrigues.

A ideia do livro nasceu como fruto de diversos estudos que os autores realizaram sobre os prédios históricos e o cemitério em Corumbá, MS. “O livro traz essa abordagem que só recentemente aparece em pesquisas sobre Corumbá, quando analisa o cemitério e as suas formas de linguagem, de representação, de rito, de louvação, de agregar todos em um único espaço, mas, do mesmo modo, de manter as diferenças socioeconômicas e culturais, como acontece com as desiguais estruturas e ornamentos sepulcrais. Como destacado na obra, os cemitérios são espaços para os vivos. São eles que escolhem os materiais, as ornamentações, as técnicas estruturais e o conjunto de elementos que formam os túmulos. Essa é uma excelente contribuição deste livro que redescobre os apetrechos, estilos e mais procedimentos usados na materialidade de sepulturas existentes na cidade. [trecho do prefácio]

A obra foi publicada com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais do Pantanal (FIC/Pantanal) / Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, em edital de 2019. A obra não foi lançada em 2020 por conta da pandemia, e agora, os autores aproveitam a Semana Nacional dos Museus para o lançamento.

Marco Aurélio Machado de Oliveira, um dos autores, é professor Titular de História Moderna na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e fala sobre a obra: “É um livro que trata do patrimônio em memória, da construção do patrimônio do centro histórico de Corumbá, damos uma ênfase à questão das fachadas dos prédios, das datações dessas fachadas, e dos lugares esquecidos pela memória, como o Sarobá, por exemplo. Também falamos de cemitérios, contamos a história dos três cemitérios que Corumbá teve ao longo de sua história, os três cemitérios urbanos da cidade”.

Os lançamentos destes dois livros e toda a programação da 19ª Semana Nacional dos Museus será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Fundação de Cultura de MS e instituições parceiras. Clique aqui e confira a PROGRAMAÇÃO ESTADUAL.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLICIAL
Ação Policial entre as Polícias Civis de SP e do MS resultam na apreensão de 107 quilos de droga
TEMPO
Tempo contribui para clima agradável com sol e friozinho no dia dos namorados
TEMPO
Tempo contribui para clima agradável com sol e friozinho no dia dos namorados
CORONAVÍRUS
Detran-MS suspende atendimento presencial em 43 cidades com bandeira cinza
POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no Ceac
POLICIAL
PM prende homem por invasão de domicílio no Popular Nova
GERAL
Presidente da Cassems faz alerta sobre o crescente número de casos de Covid-19 em MS
POLICIAL
Menina de 11 anos com DST diz ter sido estuprada pelo avô
GERAL
Com nova deliberação do Prosseguir, Governo restringe atendimento presencial em alguns setores
CORONAVÍRUS
Saúde atende pedido da Assomasul e prorroga início da reclassificação de risco do Prosseguir

Mais Lidas

POLICIAL
Ação Policial entre as Polícias Civis de SP e do MS resultam na apreensão de 107 quilos de droga
CORONAVÍRUS
Detran-MS suspende atendimento presencial em 43 cidades com bandeira cinza
TEMPO
Tempo contribui para clima agradável com sol e friozinho no dia dos namorados
TEMPO
Tempo contribui para clima agradável com sol e friozinho no dia dos namorados