Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Saúde trabalha para eliminar principais depósitos com focos do Aedes

16 novembro 2016 - 09h11Redação

As equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá estão desenvolvendo ações no sentido de eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue 1, 2, 3 e 4; zika vírus; chikungunya, e febre amarela.

Os trabalhos fazem parte das ações desencadeadas pelo Centro de Controle de Vetores (CCV), após a realização do Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), que apontou uma incidência de infestação de 1,90% na área urbana.

A coordenadora do CCV, Grace Bastos, informou que o trabalho está focado nos depósitos com focos do mosquito. Segundo ela, 85% dos focos foram localizados em depósitos/reservatórios de água a nível de solo, e precisam ser eliminados com apoio, principalmente, da população.

“As ações para bloqueio da dispersão desse mosquito está ocorrendo por meio de um trabalho educativo, limpeza, desinfecção com uso do hipoclorito de sódio e tratamento com larvicida, atingindo os imóveis com foco”, informou.

O produto químico foi cedido pela Vigilância em Saúde Ambiental. Além disso, as Unidades de Saúde terão um papel importante, mantendo uma parceria com o Centro de Controle de Vetores, ligados ao setor de Vigilância em Saúde, reforçando o trabalho.

Outros locais que estão merecendo atenção especial são os depósitos fixos, de lixo (recipientes plásticos, latas), sucatas e entulhos. Nestas situações os moradores estão sendo orientados para fazer a limpeza, eliminando os focos. Grace alerta que, em caso de recusa ou se for reincidente, o morador será notificado com base no que prevê a legislação.

LIRAa

O último LIRAa foi realizado no final de outubro e apresentou um índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti de 1,90%, acima do aceitável pela Organização Mundial de Saúde que é de até 1%. O trabalho foi feito em 19 bairros da cidade, além da área central que é dividida em duas regiões.

O bairro com maior incidência de infestação foi o Previsul com 6,25% (100% em depósito de água a nível de solo), seguido da Popular Velha com 5,95% (100% em depósito de água nível de solo); Maria Leite com 4,27% (60% em depósito de água nível de solo, 20% em pequenos depósitos móveis e 20% em depósitos fixos)

Outros bairros com índices acima do aceitável são o Centro América com 3,77% (66,67% em depósito de água nível de solo, 33,33% em pequenos depósitos móveis); Universitário com 3,45% (50% em pequenos depósitos móveis, e 50% lixo); Nossa Senhora de Fátima com 2,86% (100% em depósito de água nível de solo).

Foram encontrados focos também no Guató, 2,67% (50% em depósito de água nível de solo, 25% em pequenos depósitos móveis e 25% em depósitos fixos); Cristo Redentor com 2,15% (50% em depósito de água nível de solo, 50% em pequenos depósitos móveis); Nova Corumbá com 1,75% (100% em depósito de água nível de solo).

O Jardim dos Estados está com 1,33% (100% em depósito de água nível de solo); Popular Nova com 1,32% (100% em depósito de água nível de solo); Centro II com 1,29% (50% em depósito de água nível de solo, e 50% em pequenos depósitos móveis).

Já o Aeroporto está com 0,83%, abaixo do aceitável (100% em pequenos depósitos), assim como o Centro I que ficou com 0,53%, sendo 100% em depósitos fixos). Nos bairros Generoso, Beira Rio, Industrial, Dom Bosco, Arthur Marinho, Cervejaria e Guarani não foram encontrados focos do mosquito.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética