Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Sala de Crise acompanha evolução da seca no rio Paraguai

25 setembro 2020 - 09h13Ascom ANA

Para identificar medidas de resposta aos impactos da seca na Região Hidrográfica do Paraguai, em termos de gestão de recursos hídricos, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instalou a Sala de Crise do Pantanal nesta terça-feira, 22 de setembro. A 1ª reunião aconteceu por videoconferência e possibilitou o nivelamento de informações sobre a seca que está ocorrendo na região e o prognóstico de chuvas para as próximas semanas.

A próxima reunião da Sala de Crise foi agendada para 1º de outubro, pois os usuários de água e os entes responsáveis pela resposta aos efeitos da seca no Pantanal demandam informações detalhadas e em tempo hábil sobre as condições observadas e sobre os prognósticos para a região.

Além dos membros da Diretoria Colegiada da ANA e outros servidores do órgão, participaram da 1ª reunião representantes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do governo federal ligados aos temas de: gestão dos recursos hídricos, meio ambiente, saneamento, proteção e defesa civil, monitoramento e previsão climática, pesquisa agropecuária, navegação e geração de energia. Também estiveram presentes membros de conselhos e associações de usuários, além de parlamentares dos dois estados.

Desde 2010, a região tem tido chuvas abaixo da média. Especialmente no ciclo hidrológico de 2019-2020, o período de chuvas foi mais desfavorável e chegou a aproximadamente de 70% da média esperada entre outubro de 2019 e o momento atual. Apesar das chuvas dos últimos dias, a projeção apresentada é de que as condições de seca permaneçam pelas próximas três semanas. A formação do fenômeno La Niña também vem sendo observada e ele pode se estender até o início de 2021, o que pode retardar o início das chuvas na região.

Os impactos dessa seca podem ser observados no nível de afluentes e em alguns pontos do rio Paraguai. Em algumas estações de monitoramento, os níveis registrados estão abaixo do normal para este período do ano. Isso tem se refletido sobre os usos da água, sobretudo no que se refere às condições de navegação. Captações para sistemas de abastecimento de água, como para a cidade de Corumbá (MS), também se aproximam de níveis de risco e demandam medidas de adaptação.

Durante a reunião, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que emite alertas hidrológicos na bacia, informou que passará a cobrir pontos de interesse para a segurança da navegação em seu monitoramento sistemático

Região Hidrográfica do Paraguai

Região Hidrográfica do Paraguai ocupa 4,3% do território brasileiro (363.446km²), abrangendo parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o que inclui a maioria do Pantanal, maior área úmida contínua do planeta. Os principais cursos d’água são: rio Paraguai, Taquari, São Lourenço, Cuiabá, Itiquira, Miranda, Aquidauana, Negro, Apa e Jauru.

Na RH do Paraguai moram 2,39 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 87% em áreas urbanas. A maior das 78 cidades da RH do Paraguai é a capital de Mato Grosso: Cuiabá. Outras cidades também possuem contingente populacional significativo, como: Várzea Grande (MT), Rondonópolis (MT), Corumbá (MS), Cáceres (MT), Tangará da Serra (MT) e Aquidauana (MS). Apesar de Campo Grande não estar localizada dentro da RH do Paraguai, a capital sul-mato-grossense exerce influência socioeconômica sobre ela.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril