Menu
quinta, 21 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Safra da soja deve ultrapassar 11,2 milhões de toneladas

25 fevereiro 2021 - 09h01Portal do Governo de MS

Dados catalogados pelo Projeto SIGA-MS - o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio implantado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) em parceria com entidades de produtores rurais – mostram que já foram colhidos 9,7% das lavouras de soja da safra 2020/2021 em Mato Grosso do Sul. Na mesma época do ano passado, o percentual colhido chegava a 21%, o que evidencia um atraso decorrente do plantio tardio da cultura em consequência da escassez de chuvas na época.

Outra revelação importante que traz o Boletim 396 do Projeto Siga é com relação a área ocupada pela lavoura. “Após levantamentos de campo realizados entre os meses de novembro de 2020 e fevereiro de 2021 e a confirmação por meio de sensoriamento remoto, observou-se que a área plantada de soja foi menor do que a inicialmente prevista (3,645 milhões de hectares), ficando em 3,529 milhões hectares.”

A área da safra atual representa um aumento de 4,13% quando comparada com a área da safra 2019/2020, que foi 3,389 milhões de hectares, “mantendo assim a tendência de crescimento que vem desde a safra 2013/2014.” Com relação a produtividade, continua estimada em 53 sacas por hectare, o que projeta uma produção de 11,222 milhões de toneladas. Ano passado o Estado colheu 11,328 milhões de toneladas de soja, tendo em vista que a produtividade (que se estimava em 52 sc/ha) revelou-se maior, chegando a 55 sacas por hectares.

“Só será possível saber a produtividade mais para o final da colheita. Superada essa previsão inicial de 53 sacas por hectare, que é bem moderada, ainda podemos ter mais uma safra recorde. De qualquer forma, demonstra a força da agricultura de Mato Grosso do Sul que, apesar dos contratempos pela falta de chuvas no momento do plantio, o que fez atrasar todo o ciclo da lavoura, estamos colhendo uma das maiores safras dos últimos anos”, disse o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.

A colheita está mais avançada nos municípios de Alcinópolis e Dourados 25%, Rio Brilhante, Chapadão e Costa Rica, 20%. Para essa semana é esperado um salto de no mínimo 10% na área colhida no Estado devido às condições climáticas favoráveis.

Milho

Enquanto a soja é retirada, os produtores não perdem tempo e já semeiam a 2ª safra de milho. No geral, 8,9% das lavouras já estão plantadas, o que representa também um atraso em comparação ao percentual da mesma época do ano passado: 17%. Os municípios com os trabalhos mais adiantados são: Dourados (24%), Alcinópolis (20%), Caarapó (17%), Douradina (16%), Laguna Carapã, Chapadão do Sul e Costa Rica (15%).

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

246 quilos de cocaína
Dracco assume investigação da queda do helicóptero do tráfico em Ponta Porã
Dois brasileiros foram presos
Denunciado por participação no roubo de aeronaves em Aquidauana é preso na Bolívia
Imunização
Veja quem pode se vacinar contra Covid em Corumbá nesta quinta e sexta
Corumbá
Casal é levado para delegacia após bebedeira e briga
Recurso
Vereador questiona uso do duodécimo do legislativo repassado para Santa Casa em 2020
Controle de dados
Sistema de cadastro aos imigrantes vai subsidiar programas e ações do governo
Tempo
Quinta ensolarada e quente em Mato Grosso do Sul
Semana do Lixo
Drive thru vai coletar vidro e medicamentos vencidos em Corumbá
Miranda
Proprietário rural é multado em R$ 9 mil por queima controlada proibida
Calendário
Últimos dias de inscrições para egressos e instituições ao Conselho Superior do IFMS

Mais Lidas

Qualificação
Ministério da Educação anuncia formação para professores da educação infantil
Previsão Meteorológica
Tempo fica firme, mas nova frente fria promete mais chuva para o final de semana
Acidente de Trânsito
Mulher sofre fratura na perna em queda acidental de moto
Destaque
Vereador pede fim do toque de recolher e do uso de máscara em ambientes abertos