Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Projeto de lei vai endurecer pena contra homens que agridem mulheres

13 março 2019 - 14h08Sylma Lima

Foi aprovado nesta terça-feira,12, na Câmara Federal o projeto de lei 17/19, que determina ao juiz do caso de violência contra a mulher ordenar a apreensão de arma de fogo que esteja registrada em nome do agressor. A deputada federal corumbaense Bia Cavassa votou a favor do projeto, pois,  segundo ela a impunidade contra as mulheres precisa ter um fim, “ agrediu mulher? Arma apreendida. Uma medida muito importante, em tempos de flexibilização da posse de arma de fogo. Agora o texto será enviado ao Senado” , postou a deputada em sua página nas redes sociais.

Um dos motivos da indignação da deputada foi à morte brutal da professora Nadja Sol, com 36 facadas desferidas pelo ex-companheiro, no último domingo, 10, ocorrido em Corumbá, e na presença da filha menor de idade.

“ Nadia entrou para uma estatística que cresce a cada ano em nosso país, mais um triste número no gráfico do Feminicídio - um crime covarde, atroz, desumano e que abate cada vez mais mulheres no Brasil. Isso tem que acabar. Precisamos nos unir para tornar mais rígidas as leis sobre o tema - e assim desestimular de uma vez por todas essa carnificina que toma conta da nossa sociedade. É preciso punir mais e eliminar qualquer tipo de atenuante para esse tipo de crime! Esse é um dos objetivos desta parlamentar e lutarei por isso em meu mandato” , disse Bia se solidarizando com os familiares da professora de 38 anos, que deixou dois filhos órfãos.

Sobre a comissão externa de violência contra a mulher ,criada na Câmara federal, ela explicou que um dos objetivos  será avaliar as estruturas públicas que oferecerem apoio às mulheres que sofrem algum tipo de violência, como: juizados e delegacias especializadas, centros de referência, serviços de saúde e casas de abrigo, “temos que nos movimentar para acabar com essa verdadeira carnificina que se abate sobre nós, mulheres. Basta de feminicídio” .

Ações judiciais

Dados do Poder Judiciário mostram um aumento no número de ações judiciais envolvendo casos de feminicídio e de violência contra a mulher nos dois últimos anos.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2018 existiam 4.461 processos ligados a casos de feminicídios aguardando decisão da Justiça brasileira – número 34% maior do que o verificado dois anos antes, em 2016 – 3.339 casos.

O número de ações judiciais relacionadas à violência contra a mulher também cresceu e ultrapassou a marca de um milhão em 2018, quantidade 13% maior do que a observada em 2016.

O Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) – órgão do CNJ responsável por consolidar os dados de todos os tribunais do País – aponta ainda uma alta de 36% no volume de medidas protetivas aplicadas entre 2018 e 2016, atingindo a marca de 339,2 mil no ano passado.

Comissão

Colegiado terá 15 integrantes e vai avaliar estruturas públicas que oferecem apoio às mulheres vítimas de violência. Estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela que cerca de 16 milhões de mulheres sofreram algum tipo de agressão no ano passado

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS
Enem dos Concursos
Mato Grosso do Sul terá 53 locais de aplicação de provas do Concurso Público Nacional
Plantão
Homem é ferido por faca no pescoço
Abril Laranja
Feira de domingo terá blitz educativa contra maus-tratos a animais
Novas Regras
IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos