Menu
terça, 03 de agosto de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Maio
Geral

Programa de recuperação da economia do Pantanal estimula novos negócios em MS e MT

10 julho 2021 - 08h49Redação

Para recuperar a economia do Bioma Pantanal, por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas localizadas no território, o Sebrae e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançam oficialmente o programa Pró-Pantanal. A iniciativa será apresentada em uma live, realizada na próxima segunda-feira (12), às 16h30 (horário de Mato Grosso do Sul), pelo link http://bit.ly/live-pantanal
  
Ainda no evento online, o MAPA apresentará um conjunto de ações voltadas para mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do Pantanal brasileiro. Além disso, na data, uma nova parceria será anunciada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Sebrae para a realização de estudos, ações de mobilização, capacitação de multiplicadores e identificação de iniciativas, que estimulem a sustentabilidade ambiental e produtiva no contexto do desenvolvimento rural e da agropecuária pantaneira. 
 
Participam da live a ministra Tereza Cristina, o representante do Grupo BID no Brasil, Morgan Doyle, o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMEP), Miguel Ivan Lacerda de Oliveira e o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Por Mato Grosso do Sul, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja. Já por Mato Grosso, o diretor-superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro e o governador do Estado, Mauro Mendes. 
  
Sobre o Pró Pantanal 

Formatado pelo Sebrae nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o programa visa reduzir o impacto das queimadas na economia local por meio da dinamização das atividades econômicas e do estímulo a novos negócios nos dois estados brasileiros. 
 
Além de contemplar o apoio à prevenção e combate a incêndios florestais, o programa também visa desenvolver o empreendedorismo no bioma, a partir da identificação de oportunidades inovadoras e de acesso aos mercados nacional e internacional, atuando em redes de transformação do ambiente de negócios e do território por meio da cooperação e fortalecimento da governança nas comunidades e Instituições que atuam no local. 
  
Neste momento, são realizadas pesquisas com grupos focais que incluem produtores rurais, comerciantes locais, empresários do trade turístico e artesãos para identificar qual é a realidade de cada público, as dificuldades enfrentadas e as ações de melhorias e capacitação que podem ser feitas para promover a transformação. 
  
Outras ações incluem governança local estabelecida comprometida e criação de novos núcleos de lideranças; promoção de um clima favorável para execução das atividades nos ambientes de negócios; oportunidades para o desenvolvimento dos pequenos negócios; adesão de parceiros estratégicos como prefeituras, sindicatos, associações, cooperativas, organizações do terceiro setor, ONGs, instituições de pesquisas e de ensino. 

Informações da Assessoria de Comunicação do Sebrae

Deixe seu Comentário

Leia Também

Na Fronteira
Boliviana presa receberia R$ 3.400 para atravessar 17 quilos de cocaína
Vida Criminosa
Idoso condenado por mais de 20 anos de prisão é indiciado por novos crimes
Com proteção
Aulas presenciais da REME retornam após um ano e quatro meses suspensas
Imunização
Veja quem pode se vacinar nesta segunda em Corumbá
Boas Notícias
Estado anuncia melhorias e novo concurso para Educação
Importante
Lei que obriga divulgação de medicamentos disponibilizados na rede é sancionada
Atenção à Saúde
Agosto é o mês de conscientização das hepatites virais
Calendário
As inscrições para o Sisu começarão na próxima terça-feira (03)
Esporte
Circuito de Rua retorna com disputa dos 10 quilômetros em Corumbá
Bombeiros
Tempo seco e instabilidade na temperatura mantém situação de alerta no Pantanal

Mais Lidas

Geral
Dois ônibus de aplicativo são apreendidos por transporte clandestino