Menu
quinta, 02 de dezembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Mobile - Andorinha Dezembro
Geral

Programa de recuperação da economia do Pantanal estimula novos negócios em MS e MT

10 julho 2021 - 08h49Redação

Para recuperar a economia do Bioma Pantanal, por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas localizadas no território, o Sebrae e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançam oficialmente o programa Pró-Pantanal. A iniciativa será apresentada em uma live, realizada na próxima segunda-feira (12), às 16h30 (horário de Mato Grosso do Sul), pelo link http://bit.ly/live-pantanal
  
Ainda no evento online, o MAPA apresentará um conjunto de ações voltadas para mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do Pantanal brasileiro. Além disso, na data, uma nova parceria será anunciada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Sebrae para a realização de estudos, ações de mobilização, capacitação de multiplicadores e identificação de iniciativas, que estimulem a sustentabilidade ambiental e produtiva no contexto do desenvolvimento rural e da agropecuária pantaneira. 
 
Participam da live a ministra Tereza Cristina, o representante do Grupo BID no Brasil, Morgan Doyle, o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMEP), Miguel Ivan Lacerda de Oliveira e o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Por Mato Grosso do Sul, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja. Já por Mato Grosso, o diretor-superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro e o governador do Estado, Mauro Mendes. 
  
Sobre o Pró Pantanal 

Formatado pelo Sebrae nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o programa visa reduzir o impacto das queimadas na economia local por meio da dinamização das atividades econômicas e do estímulo a novos negócios nos dois estados brasileiros. 
 
Além de contemplar o apoio à prevenção e combate a incêndios florestais, o programa também visa desenvolver o empreendedorismo no bioma, a partir da identificação de oportunidades inovadoras e de acesso aos mercados nacional e internacional, atuando em redes de transformação do ambiente de negócios e do território por meio da cooperação e fortalecimento da governança nas comunidades e Instituições que atuam no local. 
  
Neste momento, são realizadas pesquisas com grupos focais que incluem produtores rurais, comerciantes locais, empresários do trade turístico e artesãos para identificar qual é a realidade de cada público, as dificuldades enfrentadas e as ações de melhorias e capacitação que podem ser feitas para promover a transformação. 
  
Outras ações incluem governança local estabelecida comprometida e criação de novos núcleos de lideranças; promoção de um clima favorável para execução das atividades nos ambientes de negócios; oportunidades para o desenvolvimento dos pequenos negócios; adesão de parceiros estratégicos como prefeituras, sindicatos, associações, cooperativas, organizações do terceiro setor, ONGs, instituições de pesquisas e de ensino. 

Informações da Assessoria de Comunicação do Sebrae

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crescimento
MS tem 37,9 mil trabalhadores formais a mais que antes da pandemia
Polícia
'Deu Zebra' não chega nem perto de donos do jogo do bicho e policiais se revoltam em Campo Grande
Meio Ambiente
Sanesul é cobrada para eliminar descarte de lodo na região do Porto Geral
Benefício
Nascidos em dezembro têm até o dia 31 para aderir ao saque-aniversário
Infraestrutura
Recuperação de galeria no bairro cervejaria é urgente
Acidente
Motociclista sofre ferimentos em queda acidental
Inédito
Bonito recebe primeiro voo em conexão direta com Congonhas nesta quinta-feira (02)
Habitação
Decreto regulamenta projeto Lote Urbanizado e cria novas regras e prazos
Rio Brilhante
Empresários que tiveram prisão decretada na operação 'Dark Card' estão foragidos
Jovens Empreendedores
Alunos de Escolas Municipais de Porto Murtinho expõem produtos desenvolvidos em sala

Mais Lidas

Polícia
'Deu Zebra' não chega nem perto de donos do jogo do bicho e policiais se revoltam em Campo Grande
Homenagem
Rodovia MS 228, em Corumbá, recebe o nome do pecuarista Dalci Vicente Sebben
Governo
Autorizados concursos públicos para Iagro e Sedhast com 180 vagas
Rio Brilhante
Empresários que tiveram prisão decretada na operação 'Dark Card' estão foragidos