Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Procura por planos de internet mais rápidos aumentou durante a pandemia

05 julho 2021 - 12h33Redação

Desde o início da pandemia, em março de 2020, os acessos a planos de internet com velocidades acima de 34 Mbps cresceram 9%. É o que apontam os dados mais recentes disponibilizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que mostra também que a procura por planos de internet banda larga com tecnologia fibra óptica aumentou 4%, quando comparado com o mesmo período do ano de 2019.  

Embora os dados sobre o primeiro semestre de 2021 ainda não tenham sido consolidados, especialistas em telecomunicações afirmam que este aumento tenha sido potencializado pela pandemia. O setor de internet banda larga já estava apresentando crescimento nos meses anteriores à pandemia, conforme mostram os dados do Relatório Anual de Telecomunicações feito pela Anatel, mas por conta do isolamento social, o uso da internet aumentou rapidamente nos lares brasileiros.  

Não por acaso, uma pesquisa feita pela Amdocs revelou que o tempo online do Brasil dobrou durante a pandemia. Só em relação ao home office, o número de horas gastas com internet residencial para trabalho passou de 3h41m para 6h44m por dia, ou seja, um aumento de três horas.  

Com isso, a troca de planos de internet por velocidades e tecnologias melhores não só cresceu como também se tornou necessário. Ao contratar um novo plano de internet, as pessoas acabaram escolhendo a fibra óptica, a tecnologia considerada como uma das melhores maneiras de se conectar às redes atualmente. A Anatel destacou em seu relatório que o número de acessos à internet feitos por meio de uma rede fibra óptica cresceu 66,7% em 2020, o que representa 17,009 milhões de acessos. 

A conexão via fibra óptica, a nova queridinha dos brasileiros, dá aos seus usuários essa percepção de velocidade devido à maneira com que a transmissão de dados é feita, que é muito mais rápida e estável do que as demais conexões. Como o nome já insinua, a fibra óptica realiza o transporte de dados por meio de pulsos de luz. Ela acaba sendo uma das melhores opções para assistir a streamings com alta qualidade de som e imagem, jogar online e navegar por redes sociais simultaneamente - tudo o que aumentou durante a pandemia.  

A expansão da rede de fibra óptica da Desktop Internet em Americana e região é um bom exemplo dessa penetração que vem acontecendo em várias partes do país. A operadora, que tem Sumaré como sua cidade-sede, está disponível em outras 34 cidades da região de Campinas e Piracicaba e conta com mais de 14 mil KM de rede própria de fibra óptica. Com 24 anos de história, a DeskTop Internet começou oferecendo planos de internet via rádio e hoje tem planos de internet fibra óptica de até 500 Mega de velocidade ilimitada, com WiFi. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo
Empreendedorismo
Cinco erros que o empresário deve evitar no Marketing e Vendas
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Investigaçã
Famosos em MS, grupos de venda estão 'recheados' de produtos roubados
Saúde
Anvisa suspende estudos clínicos da Covaxin no Brasil
Sorte
Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões no sorteio deste sábado
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Tempo
Ar seco e quente pode marcar o sábado em Mato Grosso do Sul
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo