Menu
domingo, 24 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Procura por planos de internet mais rápidos aumentou durante a pandemia

05 julho 2021 - 12h33Redação

Desde o início da pandemia, em março de 2020, os acessos a planos de internet com velocidades acima de 34 Mbps cresceram 9%. É o que apontam os dados mais recentes disponibilizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que mostra também que a procura por planos de internet banda larga com tecnologia fibra óptica aumentou 4%, quando comparado com o mesmo período do ano de 2019.  

Embora os dados sobre o primeiro semestre de 2021 ainda não tenham sido consolidados, especialistas em telecomunicações afirmam que este aumento tenha sido potencializado pela pandemia. O setor de internet banda larga já estava apresentando crescimento nos meses anteriores à pandemia, conforme mostram os dados do Relatório Anual de Telecomunicações feito pela Anatel, mas por conta do isolamento social, o uso da internet aumentou rapidamente nos lares brasileiros.  

Não por acaso, uma pesquisa feita pela Amdocs revelou que o tempo online do Brasil dobrou durante a pandemia. Só em relação ao home office, o número de horas gastas com internet residencial para trabalho passou de 3h41m para 6h44m por dia, ou seja, um aumento de três horas.  

Com isso, a troca de planos de internet por velocidades e tecnologias melhores não só cresceu como também se tornou necessário. Ao contratar um novo plano de internet, as pessoas acabaram escolhendo a fibra óptica, a tecnologia considerada como uma das melhores maneiras de se conectar às redes atualmente. A Anatel destacou em seu relatório que o número de acessos à internet feitos por meio de uma rede fibra óptica cresceu 66,7% em 2020, o que representa 17,009 milhões de acessos. 

A conexão via fibra óptica, a nova queridinha dos brasileiros, dá aos seus usuários essa percepção de velocidade devido à maneira com que a transmissão de dados é feita, que é muito mais rápida e estável do que as demais conexões. Como o nome já insinua, a fibra óptica realiza o transporte de dados por meio de pulsos de luz. Ela acaba sendo uma das melhores opções para assistir a streamings com alta qualidade de som e imagem, jogar online e navegar por redes sociais simultaneamente - tudo o que aumentou durante a pandemia.  

A expansão da rede de fibra óptica da Desktop Internet em Americana e região é um bom exemplo dessa penetração que vem acontecendo em várias partes do país. A operadora, que tem Sumaré como sua cidade-sede, está disponível em outras 34 cidades da região de Campinas e Piracicaba e conta com mais de 14 mil KM de rede própria de fibra óptica. Com 24 anos de história, a DeskTop Internet começou oferecendo planos de internet via rádio e hoje tem planos de internet fibra óptica de até 500 Mega de velocidade ilimitada, com WiFi. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flagrante
Dois turistas são multados em R$ 1,8 mil por pesca predatória no rio Miranda
Alerta
Últimos dias para inscrições em editais da Funarte
Imunização
Quem pode se vacinar contra Covid neste fim de semana
1 hora a menos
Agepan defende o retorno do horário de verão para economia de energia em MS
74 vagas
Concurso público da Sanesul recebe inscrições até 11 de novembro
Boletim Epidemiológico
MS volta a registrar mortes por Covid-19
Orientação
O que fazer para prevenir problemas durante e após temporais
CNH MS Social
Programa de habilitação gratuita já tramita na Assembleia Legislativa
Tempo
Chuva ganha força a partir deste sábado e pode trazer nova tempestade para MS
Precaução
Tradicional Procissão Fluvial é cancelada devido previsão de mal tempo

Mais Lidas

Causa não definida
Motorista de ônibus fretado com 42 passageiros perde o controle e colide na mureta da ponte
Dom Bosco
Homem baleado pede socorro em escola, mas não resiste e morre
Desdobramento
Embarcação que naufragou e fez sete vítimas no rio Paraguai não era de transporte turístico
Boletim Epidemiológico
MS volta a registrar mortes por Covid-19