Menu
quarta, 27 de janeiro de 2021
Senar MS
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

PROCON orienta consumidores sobre compras para o Dia das Mães

09 maio 2018 - 15h20Assessoria PMC

O consumidor que comprou o presente de Dia das Mães pela internet e não recebera mercadoria até o próximo domingo, 13 de maio, pode desistir da compra e ser reembolsado. Essa é uma das orientações do diretor-executivo da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), Alexandre do Carmo Taques Vasconcelos, para uma das principais datas para o comércio.

“O Dia das Mães é uma das datas que mais movimenta o comércio, onde ocorre um acréscimo nas compras, semelhante ao que acontece no Natal. Por isso o consumidor deve ficar atento a alguma ações. Vale, por exemplo, aquela velha recomendação de pesquisar bastante. Existe diferença de preço sim e o consumidor deve ficar atento a essa oscilação”, destacou o advogado.

“O consumidor tem que ficar atento também aos produtos, que devem ter de forma claramente discriminada todas as informações necessárias para que o comprador tenha ciência do que está levando. É importante também verificar, antes da compra, a garantia legal e a garantia do fabricante, que são coisas diferentes, além de ficar atento a garantia estendida que é geralmente oferecida ao consumidor”, continuou.

De acordo com o diretor-executivo do PROCON, em alguns casos a garantia estendida custa até 70% do valor do produto e pode não ser vantajoso. “A pessoa também precisa saber quem está oferecendo essa garantia, se é o próprio lojista ou uma seguradora que opera dentro do estabelecimento. Deve-se sim ficar atento a isso para evitar futuros transtornos”.

“Outra coisa é a propaganda enganosa. Qualquer produto que for oferecido em folder, em propaganda, deve ser mantido nesse preço oferecido dentro da loja. É importante ainda exigir a nota fiscal do produto, pois esse é o documento que comprova a compra. E o consumidor que for efetivar o pagamento parcelado deve ficar atento se o valor está carregado de juros, e sempre preferir o pagamento a vista”, prosseguiu Alexandre, que concluiu:

“Outra situação é a troca de produtos. No caso da compra física, na loja, se é a mãe que foi presenteada, ela não tem o direito de troca. Geralmente o comerciante coloca por escrito um prazo de troca, mas essa é uma politica da empresa para fidelizar o consumidor. Na compra pela internet, tem até 7 dias para o prazo de arrependimento. O consumidor também pode desistir do produto se ele não chegar a tempo dos dia das mães”, destacou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROMOÇÃO DE PASSAGENS
Andorinha disponibiliza passagens promocionais a R$59,90
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Povo das Águas atende ribeirinhos da região do Taquari a partir do dia 30
CONSUMIDOR
Anatel divulga balanço de reclamações em 2020
EDUCAÇÃO
IFMS divulga lista de inscritos para cursos de idiomas em andamento
Candidatos com a inscrição homologada deverão fazer testes de nivelamento de Espanhol, Inglês e Libras. Provas online serão aplicadas entre 1º e 9 de fevereiro
COVID-19
Mato Grosso do Sul registra 582 novos casos de Covid e 9 óbitos
COVID-19
Mais de 1200 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Corumbá
CULTURA
Prefeitura disponibiliza, na quinta-feira, espetáculo "Conectados" na internet
GERAL
MS participa da 3ª edição de maratona mundial de criação de games
ECONOMIA
Nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 3,3 Kg maconha em ônibus de viagem na BR-163

Mais Lidas

DENÚNCIA
Funcionários demitidos do hospital não recebem rescisão trabalhista
ECONOMIA
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
CHUVA FORTE
Temporal em Corumbá causa queda de árvores e alagamentos
MORTE POR COVID-19
Cinco dias após morte do marido, ex-primeira-dama de Dourados não resiste à Covid-19