Menu
quarta, 01 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

PROCON orienta consumidores sobre compras para o Dia das Mães

09 maio 2018 - 15h20Assessoria PMC

O consumidor que comprou o presente de Dia das Mães pela internet e não recebera mercadoria até o próximo domingo, 13 de maio, pode desistir da compra e ser reembolsado. Essa é uma das orientações do diretor-executivo da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), Alexandre do Carmo Taques Vasconcelos, para uma das principais datas para o comércio.

“O Dia das Mães é uma das datas que mais movimenta o comércio, onde ocorre um acréscimo nas compras, semelhante ao que acontece no Natal. Por isso o consumidor deve ficar atento a alguma ações. Vale, por exemplo, aquela velha recomendação de pesquisar bastante. Existe diferença de preço sim e o consumidor deve ficar atento a essa oscilação”, destacou o advogado.

“O consumidor tem que ficar atento também aos produtos, que devem ter de forma claramente discriminada todas as informações necessárias para que o comprador tenha ciência do que está levando. É importante também verificar, antes da compra, a garantia legal e a garantia do fabricante, que são coisas diferentes, além de ficar atento a garantia estendida que é geralmente oferecida ao consumidor”, continuou.

De acordo com o diretor-executivo do PROCON, em alguns casos a garantia estendida custa até 70% do valor do produto e pode não ser vantajoso. “A pessoa também precisa saber quem está oferecendo essa garantia, se é o próprio lojista ou uma seguradora que opera dentro do estabelecimento. Deve-se sim ficar atento a isso para evitar futuros transtornos”.

“Outra coisa é a propaganda enganosa. Qualquer produto que for oferecido em folder, em propaganda, deve ser mantido nesse preço oferecido dentro da loja. É importante ainda exigir a nota fiscal do produto, pois esse é o documento que comprova a compra. E o consumidor que for efetivar o pagamento parcelado deve ficar atento se o valor está carregado de juros, e sempre preferir o pagamento a vista”, prosseguiu Alexandre, que concluiu:

“Outra situação é a troca de produtos. No caso da compra física, na loja, se é a mãe que foi presenteada, ela não tem o direito de troca. Geralmente o comerciante coloca por escrito um prazo de troca, mas essa é uma politica da empresa para fidelizar o consumidor. Na compra pela internet, tem até 7 dias para o prazo de arrependimento. O consumidor também pode desistir do produto se ele não chegar a tempo dos dia das mães”, destacou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

150 anos da Comarca
Servidores do Judiciário são homenageados pela Câmara Municipal de Corumbá
Detran-MS
Instituições ligadas ao trânsito dão início às ações do Maio Amarelo em MS
Héroi-Nacional
Legado dentro e fora da pista mantém Senna eterno, 30 anos após morte
Começou em 2023
Ação solidária atende famílias em situação de vulnerabilidade social em Corumbá
Na fronteira
Boliviano é preso com 8 kg de Skunk entre sacas de pimenta e vagem
Relatório
MS tem com saldo de 4.197 vagas de emprego
Causa Animal
Encerramento do Abril Laranja tem averiguação de denúncias e filhote resgatado
Oportunidade
IFMS segue com inscrições abertas para orientadores de TCC
Destaque
Dia do Trabalho: crescimento da indústria de MS é impulsionado por mais de 159 mil trabalhadores
Arte e Cultura
Sesc MS reabre espaço cultural a partir deste quinta-feira (2) em Corumbá

Mais Lidas

Feriado
Funcionamento do comércio em Corumbá e Ladário é proibido no dia 1º de Maio
Saúde Pública
Câmara presta homenagens a profissionais de enfermagem por relevantes serviços à população
Obras
Ponte sobre rio Paraguai será interditada para 2ª etapa de concretagem no próximo sábado
Mão de Obra
Carreta do programa "MS Qualifica Empreendedor" fica até 7 de maio em Ladário