Menu
segunda, 26 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Prefeitura vai apoiar Justiça Eleitoral na revisão e cadastramento biométrico

03 maio 2019 - 07h54Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá formalizou parceria com a Justiça Eleitoral para apoiar os trabalhos de revisão eleitoral e cadastramento biométrico obrigatório dos eleitores. A cooperação foi formalizada pelo prefeito Marcelo Iunes e o juiz da 50ª Zona Eleitoral, Mauricio Cleber Miglioranzi Santos, na manhã desta quinta-feira, 02 de maio.

“O Munícipio vai ceder estagiários para apoiar a justiça eleitoral nos trabalhos de revisão eleitoral e cadastramento biométrico do eleitorado, que este ano tem prazo de encerramento vencendo em outubro”, disse o prefeito. Iunes antecipou que a Prefeitura vai ceder três estagiários para atender às necessidades da Justiça Eleitoral nesse período. O procurador-geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle Junior, também participou da reunião que definiu a cooperação.

Responsável pela 50ª Zona Eleitoral, o juiz Mauricio Cleber Miglioranzi Santos, explicou a importância do processo de revisão e cadastramento biométrico. “A cada período a Justiça Eleitoral promove o recadastramento dos eleitores para verificar a situação atualizada desse eleitorado. O prazo em 2019 vai de julho a outubro e os eleitores que não promoverem o recadastramento e também a biometria, não terão direito ao voto e ficarão impedidos de realizar o voto caso não faça o recadastramento. Com essa parceria queremos antecipar o processo”, disse o magistrado. Quem já fez a biometria não precisa comparecer.

O juiz eleitoral destacou que apenas 25% do eleitorado de Corumbá e Ladário já fez a atualização cadastral junto a Justiça Eleitoral. “Temos mais de 70% do eleitorado correndo o risco de não votar nas próximas eleições”, finalizou.

Os eleitores deverão levar um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado (originais e cópias). Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, também devem levar o comprovante de quitação militar (original e cópias).

A Justiça Eleitoral funciona na rua Duque de Caxias, 45, bairro Nossa Senhora de Fátima, no período das 12h às 18 horas.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imunização
Quem pode se vacinar nesta segunda (26)
Operação Hefesto
Incêndio atinge linha férrea sobre o Rio Paraguai
Economia
Prefeitura reúne meios de hospedagem para sensibilização turística e uso do QR Code 
Plantão
Incêndio atinge aterro sanitário de Corumbá
Suspeito
Governo prorroga contrato com empresa investigada por pagar propina a filho de Reinaldo
Tráfico de Drogas
Mala com 14 quilos de pasta base é encontrada na rodoviária de Corumbá
Pedrada
Briga de família termina com mãe ferida e filho preso
Polícia Militar
Homem denuncia filho foragido
Alerta Infectologista
Vacinados contra Covid-19 devem aguardar 48 horas para ingerir bebida alcoólica
Oportunidade
Inscrições para estágio na Justiça Federal terminam nesta terça (27)

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo