Menu
quarta, 20 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Prefeitura reforça conscientização com campanha de combate ao feminicídio

06 junho 2019 - 08h02Prefeitura de Corumbá

A campanha de combate ao feminicídio, desenvolvida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Corumbá, foi apresentada na noite da terça-feira, 04 de junho, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores. A primeira-dama e secretária Especial de Cidadania e Direitos Humano, Amanda Balancieri Iunes, participou da sessão.

 A ação visa sensibilizar e conscientizar toda a sociedade das consequências da violência contra a mulher, inclusive, a morte e divulgar os serviços e mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência. Durante a campanha, que será desenvolvida até 07 de junho, a Coordenadoria prevê a realização de blitz educativa, rodas de conversa nas escolas e palestras nas universidades empresas da cidade.

 Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Wânia Alecrim, apresentou um balanço da violência no Mato Grosso do Sul, o terceiro estado mais violento do Brasil. Corumbá, ocupa a primeira posição e o trabalho visa justamente sair dessa incômoda posição, para que a cidade não registre mais assassinatos como o de Nádia Sol, morta pelo ex-companheiro.

 Além de números, a coordenadora citou a Lei Estadual nº 5.202, de 30 de maio de 2018, de iniciativa do Governo do Estado, que instituiu o dia 1º de junho como o “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”, com objetivo de sensibilizar e conscientizar toda a sociedade de que a violência sofrida pelas mulheres muitas das vezes leva à morte violenta, divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia.

 Amanda Iunes destacou a parceria estabelecida em Corumbá, inclusive com o Poder Legislativo, afirmando que na cidade, “todos estão abraçando esta causa. O Estado lançou a campanha e nós aderimos”, disse, lembrando que a semana será de muito trabalho, para reduzir os índices de violência contra a mulher, “que tem crescido esse ano. São 17 casos já registrados em 2019, contra 14 no mesmo período de 2018”.

 Salientou que as parcerias são fundamentais e elogiou o apoio dos vereadores corumbaenses que estão juntos na luta, inclusive apresentando propostas que contribuem para a redução da violência.

 Compromisso

 O presidente da Casa de Leis, Roberto Façanha, firmou um compromisso com as instituições para buscar reduzir os índices na cidade: “vamos entrar com um Projeto de Lei na Câmara criando o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, bem como a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio. É um compromisso assumido pelos oito vereadores aqui presentes”.

 Os vereadores Tadeu Vieira, Manoel Rodrigues, Gaúcho da Pró-Art, André da Farmácia, João Mário, Cristóvão Contador e Paulo Bertini, também destacaram a importância das ações de prevenção e combate ao feminicídio, termo utilizado para classificar o assassinato de mulher, motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Justiça do Trabalho leva sinal de internet para guatós que vivem isolados no Pantanal
SAÚDE
Vacinação contra a covid-19 já teve início em quase todo o país
CLIMA
Chuva forte e volumosa e temporais em SC, no PR, em MS e em SP
CULTURA
Sesc Corumbá abre inscrições para cursos de música, dança e pintura à distância
POLICIAL
Empresário de MS é preso durante Operação da Polícia Civil contra crime organizado
SAÚDE
Servidora há 30 anos, Vitória aplicou primeiras doses da vacina contra COVID-19 em Corumbá
COVID-19
MS ultrapassa a marca de 2,7 mil mortes e 152 mil casos confirmados de coronavírus
PRIMEIROS IMUNIZADOS
Corumbá e Ladário já tem os primeiros imunizados contra a Covid-19
GERAL
Casa tem princípio de incêndio após vela de altar derreter
GERAL
Corpo de Bombeiro captura jacaré que estava andando na rua em Ladário

Mais Lidas

POLICIAL
Empresário de MS é preso durante Operação da Polícia Civil contra crime organizado
SAÚDE
Servidora há 30 anos, Vitória aplicou primeiras doses da vacina contra COVID-19 em Corumbá
PRIMEIROS IMUNIZADOS
Corumbá e Ladário já tem os primeiros imunizados contra a Covid-19
GERAL
Justiça do Trabalho leva sinal de internet para guatós que vivem isolados no Pantanal