Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura reforça conscientização com campanha de combate ao feminicídio

06 junho 2019 - 08h02Prefeitura de Corumbá

A campanha de combate ao feminicídio, desenvolvida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Corumbá, foi apresentada na noite da terça-feira, 04 de junho, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores. A primeira-dama e secretária Especial de Cidadania e Direitos Humano, Amanda Balancieri Iunes, participou da sessão.

 A ação visa sensibilizar e conscientizar toda a sociedade das consequências da violência contra a mulher, inclusive, a morte e divulgar os serviços e mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência. Durante a campanha, que será desenvolvida até 07 de junho, a Coordenadoria prevê a realização de blitz educativa, rodas de conversa nas escolas e palestras nas universidades empresas da cidade.

 Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Wânia Alecrim, apresentou um balanço da violência no Mato Grosso do Sul, o terceiro estado mais violento do Brasil. Corumbá, ocupa a primeira posição e o trabalho visa justamente sair dessa incômoda posição, para que a cidade não registre mais assassinatos como o de Nádia Sol, morta pelo ex-companheiro.

 Além de números, a coordenadora citou a Lei Estadual nº 5.202, de 30 de maio de 2018, de iniciativa do Governo do Estado, que instituiu o dia 1º de junho como o “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”, com objetivo de sensibilizar e conscientizar toda a sociedade de que a violência sofrida pelas mulheres muitas das vezes leva à morte violenta, divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia.

 Amanda Iunes destacou a parceria estabelecida em Corumbá, inclusive com o Poder Legislativo, afirmando que na cidade, “todos estão abraçando esta causa. O Estado lançou a campanha e nós aderimos”, disse, lembrando que a semana será de muito trabalho, para reduzir os índices de violência contra a mulher, “que tem crescido esse ano. São 17 casos já registrados em 2019, contra 14 no mesmo período de 2018”.

 Salientou que as parcerias são fundamentais e elogiou o apoio dos vereadores corumbaenses que estão juntos na luta, inclusive apresentando propostas que contribuem para a redução da violência.

 Compromisso

 O presidente da Casa de Leis, Roberto Façanha, firmou um compromisso com as instituições para buscar reduzir os índices na cidade: “vamos entrar com um Projeto de Lei na Câmara criando o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, bem como a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio. É um compromisso assumido pelos oito vereadores aqui presentes”.

 Os vereadores Tadeu Vieira, Manoel Rodrigues, Gaúcho da Pró-Art, André da Farmácia, João Mário, Cristóvão Contador e Paulo Bertini, também destacaram a importância das ações de prevenção e combate ao feminicídio, termo utilizado para classificar o assassinato de mulher, motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262