Menu
segunda, 18 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Prefeitura realiza ação fiscalizadora na limpeza dos terrenos

23 março 2019 - 08h58Prefeitura de Corumbá

Na próxima quinta-feira, 28 de março, a Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, inicia uma grande operação de limpeza urbana nos bairros que apresentaram um índice elevado no 2° levantamento do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti).

O principal objetivo da ação é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zica vírus, chikungunya e febre amarela, e de outros vetores danosos à saúde da população.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla, a ação começará com uma visita dos agentes nos terrenos que estiverem em desacordo com o Código de Posturas do Município, que serão notificados e terão um prazo para regularização.

“Se o problema não for resolvido, esse munícipe receberá um auto de infração, onde terá um prazo para regularização. Se mesmo assim nada for feito, nós realizaremos a limpeza desses terrenos e depois o proprietário receberá o valor da multa conforme estabelece a legislação vigente”, alertou o secretário de Infraestrutura, Ricardo Campos Ametlla, lembrando que os fiscais da postura também “vão verificar a manutenção e o estado de conservação das calçadas e, no caso dos terrenos, a existência de muros e portões”.

O cronograma estabelecido para a ação começa pelo Universitário e depois percorre os bairros Dom Bosco, Centro, Aeroporto, Guatós, Popular Nova e Jardim dos Estados. Depois o serviço será expandido para outras localidades. “Vale reforçar que o objetivo não é punir o munícipe, pelo contrário. Queremos que a cidade esteja limpa e livre de doenças”, reforçou Ametlla.

Coleta de lixo

O secretário lembrou ainda que a Prefeitura de Corumbá mantém em toda a cidade o serviço de coleta regular do lixo. Outro serviço disponibilizado é a coleta de galhos e outros resíduos de origem vegetal. O programa é desenvolvido semanalmente na parte baixa, entre os trilhos da Rede Ferroviária até o Rio Paraguai, como também na parte alta, acima da rede até a região do Guató.

Entre a Rede Ferroviária e o Rio Paraguai, pelo cronograma, a região atendida sempre na primeira semana de cada mês, é a parte alta do centro, da Rua América até os trilhos. Na segunda semana a coleta acontece nos bairros Universitário e Maria Leite.

Na terceira semana a coleta acontece na parte baixa do centro, da América até o Rio Paraguai, atendendo também os bairros Borrowiski, Beira Rio e Cervejaria. A quarta semana atende os bairros Dom Bosco, Generoso e Arthur Marinho. É bom lembrar que a coleta é exclusiva para galhos, restos de podas e outros produtos de origem vegetal.

Já a coleta de galhos na parte alta é executada diretamente pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Também é executada semanalmente e o trabalho é desenvolvido por regiões. Na região 1, integrada pelos bairros Guató, Nova Corumbá e Guarani, a coleta acontece sempre na primeira semana de cada mês. 

Na segunda semana de cada mês a Prefeitura atende o Jardim dos Estados, a Popular Nova e o Nossa Senhora de Fátima. Na terceira semana a coleta setorizada beneficia moradores dos bairros Aeroporto e Popular Velha. Já na quarta semana de cada mês, os serviços acontecem nos bairros Cristo Redentor, Previsul, Industrial e Centro América, incluindo os conjuntos Camalote, Vitória Régia e Cravo Vermelho.

Lei Complementar e Código de Postura

Para garantir a preservação da saúde pública, existe a previsão legal de o Município realizar notificações referentes a terrenos baldios e imóveis abandonados para que proprietários promovam a manutenção da limpeza de seus imóveis.

A Lei Complementar n° 102/2007 dispõe sobre medidas específicas voltadas para a prevenção, controle e combate a febre amarela e a dengue. Em seu artigo terceiro diz: “na hipótese dos proprietários, possuidores a qualquer título, inquilinos, arrendatários, comodatários, responsáveis e ocupantes de imóveis particulares ou públicos, deixarem de cumprir, na forma e condições previstas na presente Lei, o disposto dos Incisos 1°, 8° e 9°, do artigo anterior independente da aplicação de penalidades, a Prefeitura de Corumbá executará os serviços”.

O parágrafo primeiro cita que: “no caso deste artigo o serviço será remunerado pelos proprietários, possuidores a qualquer título, inquilinos, arrendatários, comodatários, responsáveis e ocupantes de imóveis particulares ou públicos, com base nos preços praticados pela Prefeitura de Corumbá, preestabelecidos e especificados na intimação que será efetuada na forma do artigo sétimo da presente Lei”.

O Código de Postura de Corumbá é claro no que diz respeito à limpeza de terrenos urbanos e construção de muros e calçadas. Em seu artigo 34, o Código estabelece que “os proprietários ou responsáveis pôr imóveis não edificados, lindeiros e vias ou logradouros públicos, dotados de calçamento ou guias e sarjetas, são obrigados a mantê-los limpos, capinados, desinfetados e drenados, com portão do acesso em perfeita ordem”.

O artigo 35 complementa: “é proibido depositar ou descarregar qualquer espécie de detrito, inclusive resíduos industriais, em terrenos localizados na área urbana e de expansão urbana deste município, mesmo que referidos terrenos não estejam devidamente fechados, ficando a guarda dos mesmos por conta dos proprietários ou responsáveis a qualquer título”. 

Já o artigo 41 diz: “se as obras e serviços a que se refere esta Seção, não forem realizados nos prazos fixados, a Prefeitura, desde que julgue necessário, poderá executá-los, cobrando dos responsáveis omissos, o custo apropriado das obras e serviços, devidamente acrescidos de percentual de 80% (oitenta por cento), a título de administração sem prejuízo, ainda, da cobrança da multa devida, de juros, correção Monetária e demais despesas decorrentes da exigibilidade do débito”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
EMPREGO
Eldorado Brasil oferece mais de 800 vagas para início imediato
Em Mato Grosso do Sul, são ofertadas novas posições para atuar nas unidades de Água Clara, Inocência e Selvíria
Coronavírus
Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid-19 e 13 mortes
CONCURSO DA PF
Polícia Federal publica edital de concurso com 1,5 mil vagas
POLICIAL
Com facada no coração, rapaz é deixado em frente padaria em cidade MS
SERVIÇOS
Em período chuvoso, saiba como receber alertas da Defesa Civil por SMS
PROCESSO SELETIVO
Sebrae abre processos seletivos com vagas na Capital e interior
São dois editais, sendo um para Pessoas com Deficiência. Salários chegam a R$ 4.802,92
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Povo das Águas atende ribeirinhos da parte alta do rio Paraguai a partir do dia 19
TURISMO
Turismo de MS espera vacinação e já planeja duas campanhas para fomentar o setor
SAÚDE
Decreto reabre crédito de R$ 1,6 bi para aquisição de vacinas

Mais Lidas

ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem