Menu
sexta, 07 de maio de 2021
Governo - O Estado que cresce - Maio
Geral

Plano Municipal de Cultura de Ladário será apresentado dia 7

02 dezembro 2016 - 10h51Redação

Com o objetivo de ser um instrumento de legalidade para apoiar a cultura ladarense, o município, por meio da Fundação de Cultura, apresentará, na próxima quarta-feira, 07 de dezembro, o Plano Municipal de Cultura (PMC), estudos e aprovação das metas, que foi realizado após reuniões juntamente com a Comissão Executiva de Elaboração do Plano, composta por representantes de diversos segmentos da cultura ladarense. O evento terá início, às 16h, na sede da Casa da Cultura, na Avenida 14 de Março.  

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Cultura Wanessa Rodrigues, o Plano Municipal de Cultura traz todas as diretrizes, estratégias e ações para o desenvolvimento da cultura no município para os próximos 10 anos, sendo um documento de gestão cultural, estando alinhado aos Planos Estadual e Nacional de Cultura.

“O Plano Municipal de Cultura é documento muito importante para a cultura ladarense, tendo em vista que foi elaborado através do diálogo com artistas e conselheiros de cultura, buscando contemplar tanto no Diagnóstico Cultural como no Plano os anseios, necessidades, situação atual e oportunidades para a área de cultura ladarense. E servirá como instrumento de planejamento e gestão para o poder público municipal para os próximos 10 anos”, falou Wanessa.

 

Além disso, o PMC tem como função garantir as memórias, tradições, histórias, ou seja, os direitos culturais da população, como também a criação de um arquivo municipal, contendo todas essas lembranças dentro da cidade. 

Outro ponto positivo do plano será nortear todas as atividades culturais do município, fazendo com que a cena cultural da cidade ganhe mais visibilidade, alinhando a politica cultural de Ladário, com as do Estado e do governo federal, viabilizando a liberação de recursos para o município.

 “A criação do Plano Municipal de Cultura trará grandes avanços para o campo da gestão pública de cultura no município, pois com o documento o município cumpre a 4ª das 5 etapas necessária para implementação do Sistema Municipal de Cultura,  se adequando as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura”.

Todo esse processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura recebeu assessoria técnica da Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação sob a coordenação da Superintendente de Cultura de MS, Claudia Medeiros e equipe, através do Projeto de Apoio a Implantação dos Sistemas Municipais de Cultura. Projeto que prestou assessoria técnica da SECTEI aos gestores municipais de cultura de MS, auxiliando na elaboração do Plano, por meio das capacitações que ocorreram em Campo Grande nos anos de 2015 e 2016.

Comissão Executiva de Elaboração do PMC

Wanessa Pereira Rodrigues - Diretora Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Ladário; Bruna Pires Espinoza - Gerente da Unidade de Gestão Administrativa e Financeira da Fundação Municipal de Cultura de Ladário; Laura Helena Ribeiro Cavassa-  Diretora de Fomento e Promoção Cultural e Conselheira de Cultura;  Simone Goes- Presidente do Conselho de Cultura; Laura Daniele Segóvia Lopes - coordenadora do Projeto Semear e Conselheira Municipal de Cultura;  Claudete de Lima Soares – Conselheira de Cultura e Presidente da Associação Mulheres de Fibras;  Célia Regina dos Santos - Artista Plástica e pesquisadora;  José Luiz Soares Braga –Fotografia; Cecília Maria de Oliveira - Diretora do Grupo de Teatro Tesouro Pantaneiro; Elizabeth Pinto de Lima Alves -Historiadora e pesquisadora; Mathilde Mônaco poetisa; Helson da Silva Alba - Artesão e Carnavalesco; Sebastião de Souza Brandão – mestre artesão da viola-de-cocho;  Nielson  Braga pesquisador da história do Colégio São Miguel; Carlos Aníbal Monzon- Diretor do Grupo Argos de Teatro; Odilon Lisboa de Macedo – seresteiro, poeta e Conselheiro de Cultura; Colaboradores Gabriel Moraes  e  Paula Andréia Navarro.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
MS recebe 50,5 mil doses da Astrazeneca do Ministério da Saúde
GERAL
PMA de Corumbá recebe doação de viatura da Vale para uso na fiscalização no Pantanal
SAÚDE
Prefeitura leva atendimento médico de rotina para o Porto Esperança
POLICIAL
Jovem é preso com 483 unidades de maconha no Cristo Redentor
POLICIAL
PMA apreende mais três tigres d'água em chácara
COVID-19
Vereador reforça necessidade de imunizar trabalhadores do CAC contra a Covid
ECONOMIA
Trabalhadores nascidos em maio podem sacar auxílio emergencial
POLICIAL
PRF apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em MS
CIDADE
Vereador solicita informações sobre estágio de projeto de reforma do antigo mercadão
SEMANA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES
Wi-Fi Brasil leva internet a mais de 13 mil pontos remotos do país

Mais Lidas

POLICIAL
Jovem é preso com 483 unidades de maconha no Cristo Redentor
OPERAÇÃO PF
PF deflagra Operação Grão Branco de combate ao tráfico internacional de drogas
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 494 Kg de maconha e 7 Kg de skunk na BR-262
GERAL
PMA de Corumbá recebe doação de viatura da Vale para uso na fiscalização no Pantanal