Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Personalidades políticas pedem respeito à democracia aos novos governantes da Bolívia

19 outubro 2020 - 09h06El Deber com tradução da Redação do Capital do Pantanal

Várias personalidades políticas reagiram nas últimas horas, via Twitter, aos resultados não oficiais da eleição geral e que dão como vencedor, no primeiro turno, o binômio do Movimento ao Socialismo (MAS), Luis Arce- David Choquehuanca.

"Ainda não temos um cálculo oficial, mas pelos dados que temos, o Sr. Arce e o Sr. Choquehuanca venceram a eleição. Parabenizo os vencedores e peço-lhes que governem com a Bolívia e a democracia em mente", escreveu a presidente de transição, Jeanine Añez.

O ex-presidente do MAS e gerente de campanha Evo Morales havia adiantado sua vitória e da Argentina observou que "a vontade do povo foi imposta".

"Houve uma forte vitória do MAS-IPSP. Nosso movimento político terá maioria em ambas as câmaras. Devolvemos milhões, agora devolveremos dignidade e liberdade ao povo",disse ele, fechando com uma "Jallalla Bolívia".

Arce, presidente virtual eleito, também falou: "Muito grato pelo apoio e confiança do povo boliviano. Recuperamos a democracia e voltamos à estabilidade e à paz social. Unidos, com dignidade e soberania, teremos sucesso", escreveu Luis Arce Catacora.

O vice-presidente virtual eleito, David Choquehuanca, declarou, um pouco mais conciliador, que "somos todos bolívias. Vamos reabastecer nosso olhar de amor, esperança e reconciliação. Vamos trabalhar juntos e de coração para reconstruir um novo país onde olhamos novamente com respeito."

Enquanto isso, o ex-candidato à Presidência, Jorge'Tuto' Quiroga não escondeu sua desfaçamento dos resultados preliminares das urnas." Nascer do sol duro para aqueles de nós que lutam por 15 anos pela liberdade na Bolívia. Líderes da Comunidade Cidadã (CC) e Acreditamos que devem falar pela manhã, com minutos na mão, para orientar a Bolívia." Além disso, o ex-presidente dominou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para explicar por que cancelou o sistema de Divulgação de Resultados Preliminares (Direpre), delegando sua tarefa aos eleitores.

No Órgão Executivo, o ministro de Governo, Arturo Murillo, agradeceu a todas as pessoas e partidos políticos pelo comportamento do dia da eleição.

"Tivemos um dia tranquilo. Vamos esperar com essa mesma responsabilidade pelos resultados oficiais. Sempre respeitarei a democracia, quer os resultados gostem ou não, as urnas são as que falam", escreveu Murillo.

O ministro da Economia, Branko Marinkovic, reconheceu que o povo boliviano escolheu Arce e Choquehuanca como seus futuros governantes. "Pedimos que façam um governo respeitando a democracia, a liberdade e a unidade dos bolivianos", disse ele.

Por sua vez, o secretário executivo do Movimento Social Democrata (MDS), Vladimir Peña, afirmou que, novamente, Wálter Chávez (conselheiro político peruano, residente na Bolívia) levou o MAS ao governo. "Os votos do (Luis Fernando) Camacho fizeram o milagre", escreveu.

Internacionalmente, o presidente venezuelano Nicolás Maduro destacou a "grande vitória" do partido aliado. "Opovo boliviano unido e consciente, derrotado com votos o golpe que deram ao nosso irmão Evo. Parabéns ao presidente eleito Luis Arce, ao vice-presidente David Choquehuanca e ao nosso chefe indiano do Sul", disse ele, referindo-se a Evo Morales.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Fim de semana deve ser de tempo estável e com máxima de 37°C
Corumbá segue com clima quente e altas temperaturas
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa