Menu
sábado, 10 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
MOBILE - Ambiental MS Pantanal - Aegea
Geral

Palestra para estudantes de enfermagem aborda doença falciforme

13 abril 2018 - 08h16Prefeitura de Corumbá

A “Semana de Prevenção ao Traço e Doença Falciforme” promoveu, na noite da quarta-feira, 11 de abril, palestra para alunos dos cursos técnicos e superior de enfermagem de Corumbá. Organizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos através da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, a palestra foi feita pela psicóloga Cláudia Natacha Bassi Dagel, integrante da Associação Corumbaense das Pessoas com Doença Falciforme (ACODFAL).

“A doença falciforme é uma doença genética, passada de pai para filho. Desde 2012 há um programa municipal de doença falciforme. Corumbá é um dos poucos municípios do país que tem”, explicou a psicóloga. Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim, disse que a Semana foi legalmente instituída na cidade em a Walthênia Agda da Costa, que faleceu em 2013 vítima da doença falciforme.

Maria Angélica destacou que outra ação que integra a Semana de Prevenção será a blitz educativa sobre o tema na sexta-feira, 13 de abril, no cruzamento das ruas Frei Mariano e 13 de Junho, área central da cidade, a partir das 09 horas. O secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, assistiu a palestra.

A doença falciforme

A doença falciforme é uma doença que passa dos pais para os filhos, e altera os glóbulos vermelhos. Dentro destas células existe um pigmento chamado hemoglobina, que dá a cor vermelha ao sangue e também transporta o oxigênio para todas as partes do corpo. A maioria das pessoas recebe de seus pais hemoglobina normal chamada hemoglobina (A). Como recebe uma parte da mãe e outra do pai, cada pessoa é (AA).

As pessoas com doença falciforme recebem de seus pais, hemoglobina anormal chamada hemoglobina (S). Como recebem uma parte do pai e outra da mãe, elas são (SS). O glóbulo vermelho com hemoglobina (S) pode ficar com forma de meia lua ou foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente causando anemia hemolítica - a pessoa fica pálida e com icterícia (branco do olho amarelo).

É mais frequente na população negra e seus descendentes, mas ocorre também em brancos; não é contagiosa. As pessoas portadoras necessitam de cuidados especiais de saúde, desde a infância. O traço falciforme não é uma doença. Significa que a pessoa herdou de seus pais a hemoglobina (A) e (S). Como recebeu um tipo da mãe e outro do pai é (AS). É uma pessoa saudável e pode levar uma vida normal.

Sinais e sintomas

*Crises dolorosas: dor em ossos, músculos e juntas associadas ou não a infecções, exposições ao frio, esforços.

*palidez, cansaço fácil, icterícia: cor amarelada, visível principalmente no branco do olho.

*Úlceras (feridas) nas pernas.

*Nas crianças pode haver inchaço muito doloroso nas mãos e nos pés. Pode haver também sequestro do sangue no baço causando palidez muito grande, às vezes desmaio e aumento do baço (é uma emergência).

*Maior tendência a infecções.

O teste do pezinho

O teste do pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.

Através do teste do pezinho básico podem ser diagnosticadas a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Doença Falciforme e demais Hemoglobinopatias. A coleta deve ser efetuada na primeira semana de vida da criança e as amostras devem ser enviadas o quanto antes para o laboratório.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é acusado de agredir a própria mãe no bairro Vila Guarani
OPERAÇÃO
Operação Ágata Oeste tem resultados expressivos de apreensão de drogas e armas
SAÚDE
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda
SAÚDE
Corumbá institui Núcleo de Reabilitação Pós Covid com atendimento multidisciplinar