Menu
terça, 19 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Palestra para estudantes de enfermagem aborda doença falciforme

13 abril 2018 - 08h16Prefeitura de Corumbá

A “Semana de Prevenção ao Traço e Doença Falciforme” promoveu, na noite da quarta-feira, 11 de abril, palestra para alunos dos cursos técnicos e superior de enfermagem de Corumbá. Organizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos através da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, a palestra foi feita pela psicóloga Cláudia Natacha Bassi Dagel, integrante da Associação Corumbaense das Pessoas com Doença Falciforme (ACODFAL).

“A doença falciforme é uma doença genética, passada de pai para filho. Desde 2012 há um programa municipal de doença falciforme. Corumbá é um dos poucos municípios do país que tem”, explicou a psicóloga. Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim, disse que a Semana foi legalmente instituída na cidade em a Walthênia Agda da Costa, que faleceu em 2013 vítima da doença falciforme.

Maria Angélica destacou que outra ação que integra a Semana de Prevenção será a blitz educativa sobre o tema na sexta-feira, 13 de abril, no cruzamento das ruas Frei Mariano e 13 de Junho, área central da cidade, a partir das 09 horas. O secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, assistiu a palestra.

A doença falciforme

A doença falciforme é uma doença que passa dos pais para os filhos, e altera os glóbulos vermelhos. Dentro destas células existe um pigmento chamado hemoglobina, que dá a cor vermelha ao sangue e também transporta o oxigênio para todas as partes do corpo. A maioria das pessoas recebe de seus pais hemoglobina normal chamada hemoglobina (A). Como recebe uma parte da mãe e outra do pai, cada pessoa é (AA).

As pessoas com doença falciforme recebem de seus pais, hemoglobina anormal chamada hemoglobina (S). Como recebem uma parte do pai e outra da mãe, elas são (SS). O glóbulo vermelho com hemoglobina (S) pode ficar com forma de meia lua ou foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente causando anemia hemolítica - a pessoa fica pálida e com icterícia (branco do olho amarelo).

É mais frequente na população negra e seus descendentes, mas ocorre também em brancos; não é contagiosa. As pessoas portadoras necessitam de cuidados especiais de saúde, desde a infância. O traço falciforme não é uma doença. Significa que a pessoa herdou de seus pais a hemoglobina (A) e (S). Como recebeu um tipo da mãe e outro do pai é (AS). É uma pessoa saudável e pode levar uma vida normal.

Sinais e sintomas

*Crises dolorosas: dor em ossos, músculos e juntas associadas ou não a infecções, exposições ao frio, esforços.

*palidez, cansaço fácil, icterícia: cor amarelada, visível principalmente no branco do olho.

*Úlceras (feridas) nas pernas.

*Nas crianças pode haver inchaço muito doloroso nas mãos e nos pés. Pode haver também sequestro do sangue no baço causando palidez muito grande, às vezes desmaio e aumento do baço (é uma emergência).

*Maior tendência a infecções.

O teste do pezinho

O teste do pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.

Através do teste do pezinho básico podem ser diagnosticadas a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Doença Falciforme e demais Hemoglobinopatias. A coleta deve ser efetuada na primeira semana de vida da criança e as amostras devem ser enviadas o quanto antes para o laboratório.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Justiça do Trabalho leva sinal de internet para guatós que vivem isolados no Pantanal
SAÚDE
Vacinação contra a covid-19 já teve início em quase todo o país
CLIMA
Chuva forte e volumosa e temporais em SC, no PR, em MS e em SP
CULTURA
Sesc Corumbá abre inscrições para cursos de música, dança e pintura à distância
POLICIAL
Empresário de MS é preso durante Operação da Polícia Civil contra crime organizado
SAÚDE
Servidora há 30 anos, Vitória aplicou primeiras doses da vacina contra COVID-19 em Corumbá
COVID-19
MS ultrapassa a marca de 2,7 mil mortes e 152 mil casos confirmados de coronavírus
PRIMEIROS IMUNIZADOS
Corumbá e Ladário já tem os primeiros imunizados contra a Covid-19
GERAL
Casa tem princípio de incêndio após vela de altar derreter
GERAL
Corpo de Bombeiro captura jacaré que estava andando na rua em Ladário

Mais Lidas

GERAL
Bombeiros atendem solicitação de suposto desaparecimentos de pessoas em fazenda
EDUCAÇÃO
REME abre Pré-Matrícula Digital para alunos novos; veja calendário
COLISÃO
Batida de carro e moto no Popular Nova deixa motociclista com ferimento graves
EMPREGO
Mato Grosso do Sul começa semana com 2.394 vagas de emprego