Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta concerto virtual com alunos do programa Vale Música

Jovens do Instituto Moinho Cultural, de Corumbá, irão homenagear Almir Sater e Paulo Simões, artistas de grande relevância para a música sul-mato-grossense

13 janeiro 2021 - 14h04Assessoria de Imprensa da Vale

Cerca de 50 alunos do programa Vale Música dos municípios de Corumbá (MS), Serra (ES) e Belém (PA) tiveram aulas com professores da Orquestra Sinfônica Brasileira ao longo do ano de 2020. Em função da pandemia, os encontros, que costumavam ser presenciais, precisaram migrar para o ambiente virtual, assim como o concerto de culminância das ações. Nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, a OSB publicará, em suas redes sociais, vídeos em que os jovens estudantes tocam junto com os músicos da orquestra - cada um em sua casa - composições de artistas regionais.

O concerto on-line será dividido em três partes e os vídeos serão publicados sempre às 11h. Os alunos do Instituto Moinho Cultural abrem a programação, nesta quarta-feira, interpretando "Sonhos Guaranis", de Almir Sater e Paulo Simões, em arranjo de Alexandre Queiroz. Amanhã é a vez dos estudantes do Vale Música Serra, com a canção "Ardiloso", do compositor Mauricio Oliveira, em arranjo de Rafael Rocha. Fechando o concerto virtual, no dia 15 de janeiro, "Cantiga de Penas", de Salomão Habib, com os jovens do Vale Música Belém, em arranjo de Alexandre Queiroz.

Para Felipe Gonçalves da Silva Arruda, aluno do Instituto Moinho Cultural, a Orquestra Sinfônica Brasileira é para o músico um ícone, uma inspiração. "Tocar com eles, mesmo que de forma remota, era um sonho. Antes de começar a gravação para a montagem da peça, eu abracei meu clarinete e orei agradecido e emocionado pela oportunidade. E tocar uma música do Almir Sater é como bater no peito e pensar: 'é ouro da casa'. Além disso, ler e executar o que um arranjador do nível de Alexandre Queiroz escreveu colocou em mim um sentimento de responsabilidade e de capacidade que eu ainda não tinha experimentado", afirmou o jovem clarinetista.

A ação faz parte do Programa Vale Música, uma iniciativa do Instituto Cultural Vale, que acredita no poder de transformação por meio da música e cria uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais que a Vale patrocina. São realizados intercâmbios entre estudantes e professores, aulas com músicos das orquestras parceiras e residências artísticas. Na Orquestra Sinfônica Brasileira, as ações ocorrem no âmbito do Conexões Musicais - projeto de responsabilidade social da Fundação OSB.

Vale e Instituto Moinho Cultural: 16 anos de parceria


A Vale anunciou, no final de dezembro do ano passado, a continuidade do patrocínio ao Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Foram repassados cerca de R$2,4 milhões para as atividades da instituição em 2021, que fazem a diferença na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social de Corumbá, Ladário e das cidades bolivianas Puerto Suarez e Puerto Quijarro. O instituto oferece aulas de ballet e música clássica, dança contemporânea, tecnologia e informática, literatura, apoio escolar e grupo de convivência e fortalecimento de vínculos.

Com a criação do Instituto Cultural Vale, a parceria foi ampliada. Além de patrocinar o plano anual de atividades do Moinho Cultural, a empresa também apoiará a Companhia de Dança do Pantanal. "Ter a Vale como parceira há 16 anos faz do Instituto Moinho Cultural uma instituição forte, segura e com a certeza de continuidade. A empresa não é apenas uma patrocinadora via lei, é uma parceira territorial, que realmente contribui com a evolução do instituto como um todo. Nós montamos a Orquestra de Câmara do Pantanal e, pela primeira vez, o aporte este ano também irá para a Companhia de Dança do Pantanal. Ou seja, nós estamos conseguindo concretizar muitos sonhos com esse incentivo que é fundamental", destacou Márcia Rolon, diretora do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética