Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Operação Araceli prende 30 condenados por abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

19 maio 2021 - 08h59Portal do Governo de MS

Vinte condenados por crimes contra crianças e adolescentes, a maioria por abuso e exploração sexual, foram presos nesta terça-feira (18), durante a Operação Araceli, desencadeada pela força-tarefa formada por integrantes do Ministério Público Estadual, Polícia Civil e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

A Operação “Araceli” integra as ações do “Maio Laranja”, mês de combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes e para lembrar a data, 128 policiais civis e 150 policiais militares foram às ruas hoje, com o objetivo de dar cumprimento a 27 mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Campo Grande.

Durante coletiva realizada pela manhã na sede do Ministério Público Estadual, em Campo Grande, o promotor Marcos Alex Vera de Oliveira destacou que o foco da força-tarefa é tirar de circulação pessoas que cometem crimes contra crianças e adolescentes. Segundo ele, nos anos de 2019 e 2020, foram distribuídos 1.667 novos inquéritos policiais, dos quais 78% são voltados para a apuração de crimes contra a dignidade pessoal praticados contra crianças e adolescentes, como os crimes de estupro e importunação sexual.

“Os homens são a maioria dos autores, sendo que destes, 93% mantêm vínculos familiares com as vítimas. Em relação ao perfil das vítimas, 96% são do sexo feminino, sendo que desse percentual, 74% possuem idade entre 6 e 13 anos”, destacou o promotor.

Conforme a delegada Marília de Brito Martins, titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), na ação de hoje, além dos mandados de prisão, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços de cada um dos condenados. “Os mandados de busca não foram para buscar provas, mas sim para adentrar a esses imóveis para prender os condenados”, lembrou.

Integração

Presente na coletiva, a delegada-geral Adjunta da Polícia Civil, Rozeman Geize Rodrigues de Paula, destacou a importância da integração entre as polícias e o MP. “Os crimes contra crianças e adolescentes tem muitas particularidades e essa integração, além de tirar os agressores de circulação, impede a prática reiterada, bem como o aumento desse tipo de crime”, pontuou.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Marcos Paulo Gimenez, foram cumpridos 20 dos 27 mandados de prisão. “Nossas equipes, com mais de 80 policiais, foram às ruas há uma semana para realizar os levantamentos que resultaram nesta força-tarefa e neste período deram cumprimento a outros 10 mandados de prisão expedidos em desfavor dos sentenciados”, frisou.

A entrevista coletiva contou também com a presença do diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil, delegado Fabiano Nagata.

Araceli

Batizada de Operação Araceli, a ação lembra o caso da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade, na cidade de Serra, no Espírito Santo. O corpo da criança foi encontrado somente 6 dias após o crime, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual. Os acusados pelo crime foram absolvidos e o processo arquivado pela Justiça, fato que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética