Menu
sábado, 10 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
MOBILE - Ambiental MS Pantanal - Aegea
Geral

Operação Água aumenta sensação de segurança na Fronteira

18 setembro 2020 - 13h18Redação MB

Foi realizada, de 14 a 18 de setembro, a Operação Ágata Pantanal XII, uma Operação Conjunta e interagências, iniciativa do Ministério da Defesa, sob coordenação do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ODN), em conjunto com o Comando Militar do Oeste (CMO) e apoio dos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF): Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – MS, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil.

A Operação se desenvolveu na região de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho, abrangendo aproximadamente 600 km de linha de fronteira, e contou com a participação de cerca de 800 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e de agentes dos OSPF, além do emprego de cães farejadores do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário e da 14ª Companhia de Polícia do Exército, de Campo GrandeMS.

Com emprego de meios navais, terrestres e aéreos das Forças Componentes, foram executadas operações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos fluviais e terrestres; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas e de vias fluviais; revista em embarcações e veículos. Todas as ações foram pautadas no trabalho integrado interagência e no rigoroso respeito aos diplomas legais.

Além da missão primária de intensificar a presença do Estado na região de fronteira, a Operação promove ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e crimes ambientais, a fim de contribuir para a redução de práticas ilícitas e das ações do crime organizado na região.

Militares fiscalizaram embarcações, ônibus, carros, pedestres, bicicletas, vans e caminhões. Foto: Divulgação MB

Durante a Operação, foram realizadas vistorias e ações diversas em aproximadamente 110 embarcações fluviais e 2.282 veículos leves, caminhões, ônibus, vans, pedestres e bicicletas, além da fiscalização de produtos controlados.

Em pesquisa interna realizada pelo Comando Operacional Conjunto, junto à população local, observou-se que cerca de 95% dos entrevistas consideram a Operação Ágata como “Muito Importante”, e 97% avaliam que a sensação segurança na faixa de fronteira “Aumentou”.

O Comando Operacional Conjunto destaca que este modelo de atuação coordenada na faixa de fronteira contribui para a segurança da população brasileira, sendo permanente a fiscalização e o trabalho das Forças Armadas e do OSPF na região.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é acusado de agredir a própria mãe no bairro Vila Guarani
OPERAÇÃO
Operação Ágata Oeste tem resultados expressivos de apreensão de drogas e armas
SAÚDE
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda
SAÚDE
Corumbá institui Núcleo de Reabilitação Pós Covid com atendimento multidisciplinar