Menu
quarta, 21 de outubro de 2020
Prefeitura 2
Prefeitura 1 mobile
Geral

Operação Água aumenta sensação de segurança na Fronteira

18 setembro 2020 - 13h18Redação MB

Foi realizada, de 14 a 18 de setembro, a Operação Ágata Pantanal XII, uma Operação Conjunta e interagências, iniciativa do Ministério da Defesa, sob coordenação do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ODN), em conjunto com o Comando Militar do Oeste (CMO) e apoio dos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF): Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – MS, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil.

A Operação se desenvolveu na região de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho, abrangendo aproximadamente 600 km de linha de fronteira, e contou com a participação de cerca de 800 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e de agentes dos OSPF, além do emprego de cães farejadores do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário e da 14ª Companhia de Polícia do Exército, de Campo GrandeMS.

Com emprego de meios navais, terrestres e aéreos das Forças Componentes, foram executadas operações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos fluviais e terrestres; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas e de vias fluviais; revista em embarcações e veículos. Todas as ações foram pautadas no trabalho integrado interagência e no rigoroso respeito aos diplomas legais.

Além da missão primária de intensificar a presença do Estado na região de fronteira, a Operação promove ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e crimes ambientais, a fim de contribuir para a redução de práticas ilícitas e das ações do crime organizado na região.

Militares fiscalizaram embarcações, ônibus, carros, pedestres, bicicletas, vans e caminhões. Foto: Divulgação MB

Durante a Operação, foram realizadas vistorias e ações diversas em aproximadamente 110 embarcações fluviais e 2.282 veículos leves, caminhões, ônibus, vans, pedestres e bicicletas, além da fiscalização de produtos controlados.

Em pesquisa interna realizada pelo Comando Operacional Conjunto, junto à população local, observou-se que cerca de 95% dos entrevistas consideram a Operação Ágata como “Muito Importante”, e 97% avaliam que a sensação segurança na faixa de fronteira “Aumentou”.

O Comando Operacional Conjunto destaca que este modelo de atuação coordenada na faixa de fronteira contribui para a segurança da população brasileira, sendo permanente a fiscalização e o trabalho das Forças Armadas e do OSPF na região.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Operação Ceuci
Extração de madeira e pecuária estão entre ilegalidades praticadas em área de reserva indígena em MS
Evento
Visita virtual a Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS segue até sexta-feira
Economia
Produção industrial de MS tem melhor resultado para o mês de setembro desde 2010
Atualização Covid-19
MS registra óbito de adolescente de apenas 15 anos na Capital por coronavírus
Infraestrutura
Mais uma obra é licitada para implantação do corredor rodoviário no Pantanal
Descumpriu medida protetiva
Homem é preso por violência doméstica e ameaça na zona sul
Geral
Donos de frigorífico admitiram ‘medo de cadeia’ no grupo da família
Variedades
As maiores loterias do mundo
Bolívia
“Eu não sou Evo”, afirma Luis Arce em resposta as críticas de que o ex-presidente terá cargo em seu governo
Dependência Química
Usuário tenta esfaquear a própria mãe para comprar drogas

Mais Lidas

Reflexão Crítica
Quem são os candidatos "invisíveis" no horário político de Corumbá
Região Central
Homem é preso em cumprimento a dois mandados de prisão
Tecnologia nas Eleições
E-Título passa a ter foto do eleitor e pode ser usado como documento oficial para votar
Atualização Covid-19
Corumbá registra 12 positivos nas últimas 24 horas