Menu
sábado, 18 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Novos incêndios atingem Pantanal da Nhecolândia, Porto da Manga e Codraza

13 setembro 2020 - 08h08Gesiane Sousa

O fogo que parecia estar controlado no Pantanal de Corumbá e Ladário tornou a ameaçar a região. Desde a última quinta-feira (10), Bombeiros e Brigadistas se deslocam diariamente em helicóptero da Marinha do Brasil para combaterem  o avanço das chamas na região isolada da  Nhecolândia. A área é de difícil acesso, fica a mais de 200 quilômetros do perímetro urbano de Corumbá, onde o deslocamento por terra duraria mais de dez horas de viagem. A estrada apresenta péssimas condições e possui pontos em que o acesso é feito exclusivamente por dentro das propriedades rurais.

De acordo com informações, a fase mais crítica deste incêndio já teria sido contida, com o auxílio dos pecuaristas locais, que disponibilizaram seus maquinários pesadas para a estruturação e ação de técnicas de combate indireto e direto aos focos de incêndio, realizadas pelos Bombeiros e Prevfogo.

Para o confinamento dos focos de incêndio, além dos recursos naturais que a topografia do terreno oferece, como morrarias, áreas alagadas e vegetação rasteiram o uso de maquinário pesado é crucial para elaboração de aceiros.

Em meio ao trabalho árduo, um Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria), foi resgatado da mata enquanto fugia do incêndio. Felizmente o animal não apresentava ferimentos, ele foi hidratado com bastante água e solto em uma outra mata nativa, distante dos focos de incêndio.

Fogo na região da Codraza tem gerado fumaça no meio urbano. Foto: Divulgação Bombeiros

Incêndios Urbanos

Nos últimos dias, moradores de Corumbá e Ladário, têm convivido com uma densa fumaça,  isso se deve em grande parte aos incêndios que assolam o Pantanal mato-grossense,  próximo à divisa com Mato Grosso do Sul, onde uma força tarefa com bombeiros militares de ambos os estados, brigadistas do Prevfogo e forças armadas estão atuando nos combates.

O 3° GBM conta com o reforço de bombeiros militares lotados em Corumbá, trabalhando em escalas extras de pronto emprego e pronta resposta aos focos de incêndio,  e  bombeiros provenientes  de outras unidades  do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul.

Escreva a legenda aqui

Nas últimas 48 horas, as equipes têm atuado simultaneamente no combate dos incêndios na Nhecolândia e em diversos outros focos dentro e próximo ao  perímetro urbano das cidade de Corumbá e Ladário, no Porto da Manga, Codraza, Anel Viário e em vários terrenos baldios.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Queimadas
Bombeiros abrem aceiro na vegetação seca para deter incêndios do Pantanal
Balanço
Em três dias, operação Fronteiras e Divisas apreendeu R$ 12 milhões em drogas
Alerta
Com umidade do ar registrando 10%, cidades de MS voltam a ficar em alerta
Preconceito não!
Jogo da Diversidade acontece hoje com cobertura ao vivo do Capital do Pantanal
Flagrante na fronteira
PMA desmonta acampamento mas caçadores escapam para o Paraguai
Programação
Criançada aprende a usar cores primárias na oficina do Sesc deste sábado
Retomada
UEMS lança Guia de Retorno de Atividades Presenciais
Salve Vidas
Para repor estoques de O-, O+ e A+ Hemosul da capital abre o dia todo neste sábado
Tempo
Sábado de sol, calor e tempo seco em todo Estado
Tentativa de Homicídio
Adolescente é socorrido com perfuração de bala na coxa

Mais Lidas

Espancamento
Rapaz vítima de agressão é socorrido inconsciente no bairro Camalote
Trânsito
Motociclista é socorrido com fratura na perna
23 vagas
Inscrição para o processo seletivo da Saúde de Corumbá termina às 17h de hoje
Homenagem
Praça Palestina em Corumbá completa dois anos de criação