Menu
terça, 02 de março de 2021
Governo do Estado - Campanha de Março
Geral

Novas regras para recursos do Carnaval gera preocupação entre Ligas

21 outubro 2016 - 11h22Gesiane Medeiros
Representantes das Ligas se reunirão na manha de hoje (20), em Campo Grande. Foto: CDP

O tradicional carnaval de Corumbá vai enfrentar dificuldades para realizar a festa de 2017, ocorre que a partir de janeiro do próximo ano a Lei Federal 13.019/14, regulamentada pelo decreto estadual 14.494/16, entrará em vigor nos municípios, e com isso a Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) e Libloc (Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá), terão que apressar para se adequarem o quanto antes a uma nova forma de captação de recursos, obtida através da parceria entre a administração pública do Estado de Mato Grosso do Sul (MS) e organizações da sociedade civil.

Na manhã de hoje (21), presidentes das Ligas Carnavalescas de vários municípios onde a festa é tradicional, como Campo Grande, Corumbá, Ladário, Anastásio e Aquidauana, se reuniram na Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, na capital, para discutir os efeitos da nova Lei e as possíveis soluções para que os grupos consigam ajustar os ponteiros sem maiores transtornos, que prejudiquem a festa tida como a maior manifestação cultural e popular do país.

A chamada para a obtenção de recursos se dará através de um edital público, ainda em fase de estudo e elaboração, com previsão para lançamento em meados de novembro. Todas as Ligas terão que adequar seus Estatutos para participar deste edital, que deve acompanhar a realidade de cada município. A partir do chamado, as Ligas terão o prazo de 30 dias para apresentar seus projetos, que serão avaliados por uma comissão julgadora, que irá definir o valor que será destinado para cada uma.

Presidentes das Ligas aguardam agenda com governador ainda este mês. 

Presidentes das Ligas carnavalescas ficaram receosos com a mudança, apontaram que o prazo é curto e foram pegos de surpresa, “não estamos preparados para isso” afirmou Waldir Padilha, presidente da Liesco, em Corumbá. O presidente declara ainda, que em meio ao turbilhão de novas informações ainda está se preocupando com prestação de contas do último carnaval, “a agremiação Unidos da Vila Mamona, terceiro lugar em 2016, não apresentou a contabilidade de gastos do último carnaval, estou em falta com o município, e com essa nova regulamentação, falhas como esta não poderão mais ocorrer, caso contrário, a Escola ficará sem recurso”, explica Padilha.

Diante da insatisfação dos responsáveis pelas Ligas, ficou combinado que ainda este mês, uma agenda será marcada com o próprio governador, Reynaldo Azambuja, para tratar o assunto com mais profundidade. Consequentemente, foi solicitado que as Ligas mantenham diálogo com os prefeitos de cada município para que o objetivo de adequação a nova Lei seja alcançado.

Catarino de Oliveira, presidente da Libloc, julga que precisarão da cooperação e bom senso do município para cumprir com as exigências impostas, “em Corumbá, vamos passar por uma mudança de gestão, será necessário um bom senso entre o atual e o futuro prefeito para que o carnaval não seja prejudicado. Precisamos que os convênios relacionados sejam publicados antes do final do ano, para que em janeiro de 2017, estejamos de acordo com as novas regras”, explica Catarino.  

Decreto Estadual 14.494/16 que regulamenta a Lei Federal 13.019/14 na íntegra

Deixe seu Comentário

Leia Também

SERVIDOR PÚBLICO
PL sobre contribuição previdenciária é tratada em encontro na Câmara
FISCALIZAÇÃO
Operação Preavenire cancela eventos e aborda mais de mil pessoas em Corumbá
BOLETIM COVID
MS atinge a marca de 3.330 mortes por coronavírus
ESPORTE
Estadual de Futebol 2021: Campeão da Série B, Dourados bate Aquidauanense na estreia
POLICIAL
PRF recupera três veículos em caminhão cegonha no MS
POLICIAL
Motociclista sem habilitação desacata policiais e é algemado no Guaicurus
GERAL
Acessos ao Porto Geral fica fechado para evitar aglomerações e brigas
SAÚDE
Corumbá abre hoje vacinação para idosos a partir de 78 anos
POLICIAL
Motorista embriagado bate carro e desacata policiais no Centro
POLICIAL
PM prende homem foragido da justiça por falsa identidade no Centro

Mais Lidas

POLICIAL
Mulher é espancada em Ladário e marido é preso
APÓS DISCUSSÃO
Mulher é empurrada pelo companheiro no viaduto da Treze e fica ferida
POLICIAL
Motorista embriagado bate carro e desacata policiais no Centro
POLICIAL
Jovem com mandado de prisão é preso após violência doméstica