Menu
segunda, 29 de abril de 2024
Governo - Fazer bem feito - IPVA 2024 - Abril 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Músicos de Corumbá participam do projeto Sesc Partituras, em Campo Grande

16 abril 2024 - 09h47Assessoria, Moinho Cultural

Três músicos integrandes da OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal) participaram, nos dias 12 e 13 de abril, do projeto Sesc Partituras - Concertos Locais, no Sesc Lageado, em Campo Grande. Além de ministrar oficinas para os alunos da unidade, o Trio OCAMP, do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, fez um concerto aberto ao público.

Para o coordenador do núcleo de música do Moinho Cultural e pianista da OCAMP, Vinicius Klaus, a dedicação dos alunos chamou a atenção. “O workshop foi incrível, os alunos muito dedicados, muito instruídos. Como é um projeto social que atende as pessoas da comunidade, a gente tem esse olhar humanizado. Então, assim, eu aprendi muito estando aqui também, tenho certeza, e não vejo a hora dos próximos acontecerem também”, afirma.

Klaus destaca também o fato de que a arte é um caminho para a profissionalização dos alunos atendidos pelo Sesc Lageado. “É tudo muito pensado para que a criança, o adolescente, o jovem que vem aqui enxergue a arte não apenas como um refúgio, mas também como uma oportunidade de mercado. Isso me chamou muita atenção, a forma como isso é estruturado desde a base. Eles têm cursos de criação de vídeo, cursos de edição de imagem também, e tudo está interligado com a música, sonorização”, conta o pianista.

Além de Vinicius Klaus, compõem o trio: Melissa Lazo, no violino, e José Maikson, no violoncelo. Todos são músicos da OCAMP, que é ligada ao Moinho Cultural.

Os músicos ministraram oficinas e apresentaram um concerto aberto aos participantes do projeto. Foto: Divulgação/Moinho Cultural


Cirlene Cruz , gerente do Sesc Lageado, afirma que receber músicos de fora foi motivo de felicidade. “Receber o Sesc Partituras, que é um projeto nacional do Sesc, nos deixa muito felizes, porque é uma forma de a gente incentivar essa garotada a estudar, de mostrar a eles que tem um mercado de trabalho, que tem opções de crescimento dentro da música. O masterclass foi incrível, arrancou choros de felicidade. Eles estão muito empolgados e tenho certeza que o Trio OCAMP deixou um legado aqui”.

A série de Concertos Sesc Partituras está completando 12 anos em 2024 e promove o acesso do público às obras do site Sesc Partituras através de apresentações ao vivo. São 60 concertos anuais em unidades de todo o país, estimulando a produção cultural e acesso à música brasileira.

O Sesc Partituras é uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração musical. O acervo do projeto contempla músicas de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje com obras originais de interesse histórico. O site disponibiliza o acesso gratuito às partituras.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Informe Publicitário
Escolha o perfume de acordo com a personalidade da sua mãe
Tráfico de Drogas
Jovem boliviano é preso com maconha em fundo falso na bagagem
Determinação Judicial
Prefeitura, Junta e Estado buscam solução para implantar UTI Neonatal e Banco de Leite em Corumbá
Obrigatório
FUNPREV: aposentados e pensionistas por invalidez têm até julho para perícia médica bianual
Saúde
Após mudança na lei, número de laqueaduras aumenta 78% em MS
Comércio
Dia das Mães deve movimentar R$ 12.470 milhões em Corumbá e Ladário
Trabalho
Senac MS lança plataforma para divulgar vagas de emprego e oferta de mão de obra
Imposto Municipal
IPTU à vista, com 30% de desconto, vence amanhã, 30 de abril, em Corumbá
Oportunidade
Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira
Saúde
"Trabalhamos para universalizar o Samu até 2026", diz ministra Nísia

Mais Lidas

Informe Publicitário
Escolha o perfume de acordo com a personalidade da sua mãe
Tráfico de Drogas
Jovem boliviano é preso com maconha em fundo falso na bagagem
Determinação Judicial
Prefeitura, Junta e Estado buscam solução para implantar UTI Neonatal e Banco de Leite em Corumbá