Menu
terça, 11 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Município notifica construtora por problemas estruturais em UBS

04 março 2017 - 10h05PMC

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, notificou a empresa responsável pela construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Luis Fragelli, localizada na avenida Rio Branco, bairro Universitário. O prédio foi entregue pela antiga administração municipal em outubro de 2014 e apresenta sérios problemas estruturais.

Conforme o contrato administrativo firmado entre as partes, a empreiteira contratada responde durante cinco anos, contados da data do termo de recebimento, pela solidez da obra executada. Com base nisso, a Secretaria de Saúde solicitou urgência nos reparos de vários itens:

Corrigir a instabilidade geral das instalações elétricas, de telefone e de rede de computadores; correção do esgotamento de água da pia instalada na sala de reunião; sanar o problema de entrada de água de chuva pelas portas externas; e revisão das telhas da cobertura e pontos críticos da vedação por motivos de infiltração.

Outros problemas mais graves inclusive colocam em risco a integridade física dos profissionais e da população que utiliza a UBS. No consultório odontológico, a água das chuvas fica empossada próxima ao compressor usado pelos dentistas, podendo até liberar descargas elétricas quando ligado.

Nessa quinta-feira, 2 de março, o tubo de distribuição de água quebrou-se mesmo sob pressão normal da água. O vazamento inviabilizou o atendimento da Unidade Básica e danificou o forro de gesso, que em alguns trechos corre risco de cair. Ainda de acordo com o relatório técnico realizado pelos profissionais da Secretaria de Saúde, a maioria dos problemas vem ocorrendo desde maio do ano passado.

O levantamento destaca ainda que esses problemas, detectados no início de janeiro, impossibilitam o funcionamento normal da UBS por afetar equipamentos de refrigeração de vacinas (frequentemente as vacinas precisam ser removidas para outros locais), sistema de agendamento de consultas e demais serviços a pacientes do sistema de saúde, e a utilização dos aparelhos de ar condicionado.

“Essas situações foram identificadas no dia 12 de janeiro. Desde então estamos em contato com a empresa e, com a notificação, demos prazo de cinco dias para solução dos problemas”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Rogério dos Santos Leite. Nesta sexta-feira, 3, a empreiteira esteve no local e iniciou os consertos necessários. O atendimento na UBS Luis Fragelli deve voltar ao normal na segunda-feira, dia 6. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLICIAL
PRF apreende mais de 7 toneladas de maconha em MS
POLICIAL
PF realiza prisão por tráfico interestadual de drogas e apreende 200 kg de maconha
EDUCAÇÃO
IFMS investe no aprimoramento de atividades não presenciais
MEIO AMBIENTE
Parque Municipal de Piraputangas recebe observação de aves
HOMENAGEM
Câmara homenageia OAB de Corumbá pelo seu 63º aniversário de fundação
CIDADANIA
Abertas as inscrições para a 2ª edição do programa Juventude Empreendedora
GERAL
Após recomendação da Anvisa, Estados e prefeituras mudam vacinação de grávidas
GERAL
CPI da Covid questiona presidente da Anvisa sobre vacinas nesta terça
ECONOMIA
Produtividade cai 2,5% no primeiro trimestre de 2021, aponta pesquisa da CNI
GERAL
Maio da Diversidade LGBT+ terá mais de 100 ações do Governo MS

Mais Lidas

POLICIAL
PM encerra festa clandestina em casa abandonada e prende foragido da justiça
POLICIAL
Homem é preso por infração de medida sanitária e desobediência
POLICIAL
Casal é preso após briga no bairro Dom Bosco
POLICIAL
PRF recupera veículo e liberta homem que estava mantido em cárcere privado