Menu
quarta, 01 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Município notifica construtora por problemas estruturais em UBS

04 março 2017 - 10h05PMC

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, notificou a empresa responsável pela construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Luis Fragelli, localizada na avenida Rio Branco, bairro Universitário. O prédio foi entregue pela antiga administração municipal em outubro de 2014 e apresenta sérios problemas estruturais.

Conforme o contrato administrativo firmado entre as partes, a empreiteira contratada responde durante cinco anos, contados da data do termo de recebimento, pela solidez da obra executada. Com base nisso, a Secretaria de Saúde solicitou urgência nos reparos de vários itens:

Corrigir a instabilidade geral das instalações elétricas, de telefone e de rede de computadores; correção do esgotamento de água da pia instalada na sala de reunião; sanar o problema de entrada de água de chuva pelas portas externas; e revisão das telhas da cobertura e pontos críticos da vedação por motivos de infiltração.

Outros problemas mais graves inclusive colocam em risco a integridade física dos profissionais e da população que utiliza a UBS. No consultório odontológico, a água das chuvas fica empossada próxima ao compressor usado pelos dentistas, podendo até liberar descargas elétricas quando ligado.

Nessa quinta-feira, 2 de março, o tubo de distribuição de água quebrou-se mesmo sob pressão normal da água. O vazamento inviabilizou o atendimento da Unidade Básica e danificou o forro de gesso, que em alguns trechos corre risco de cair. Ainda de acordo com o relatório técnico realizado pelos profissionais da Secretaria de Saúde, a maioria dos problemas vem ocorrendo desde maio do ano passado.

O levantamento destaca ainda que esses problemas, detectados no início de janeiro, impossibilitam o funcionamento normal da UBS por afetar equipamentos de refrigeração de vacinas (frequentemente as vacinas precisam ser removidas para outros locais), sistema de agendamento de consultas e demais serviços a pacientes do sistema de saúde, e a utilização dos aparelhos de ar condicionado.

“Essas situações foram identificadas no dia 12 de janeiro. Desde então estamos em contato com a empresa e, com a notificação, demos prazo de cinco dias para solução dos problemas”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Rogério dos Santos Leite. Nesta sexta-feira, 3, a empreiteira esteve no local e iniciou os consertos necessários. O atendimento na UBS Luis Fragelli deve voltar ao normal na segunda-feira, dia 6. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

150 anos da Comarca
Servidores do Judiciário são homenageados pela Câmara Municipal de Corumbá
Detran-MS
Instituições ligadas ao trânsito dão início às ações do Maio Amarelo em MS
Héroi-Nacional
Legado dentro e fora da pista mantém Senna eterno, 30 anos após morte
Começou em 2023
Ação solidária atende famílias em situação de vulnerabilidade social em Corumbá
Na fronteira
Boliviano é preso com 8 kg de Skunk entre sacas de pimenta e vagem
Relatório
MS tem com saldo de 4.197 vagas de emprego
Causa Animal
Encerramento do Abril Laranja tem averiguação de denúncias e filhote resgatado
Oportunidade
IFMS segue com inscrições abertas para orientadores de TCC
Destaque
Dia do Trabalho: crescimento da indústria de MS é impulsionado por mais de 159 mil trabalhadores
Arte e Cultura
Sesc MS reabre espaço cultural a partir deste quinta-feira (2) em Corumbá

Mais Lidas

Feriado
Funcionamento do comércio em Corumbá e Ladário é proibido no dia 1º de Maio
Saúde Pública
Câmara presta homenagens a profissionais de enfermagem por relevantes serviços à população
Obras
Ponte sobre rio Paraguai será interditada para 2ª etapa de concretagem no próximo sábado
Mão de Obra
Carreta do programa "MS Qualifica Empreendedor" fica até 7 de maio em Ladário