Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

MPMS investiga irregularidades em renovação da concessão com a Sanesul

06 julho 2017 - 07h36MPMS

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Ricardo Rotunno, titular da 16ª Promotoria de Justiça, instaurou, nesta terça-feira (4/7), procedimento preparatório para apurar eventuais irregularidades consistentes no condicionamento de repasses do governo do estado ao município de Dourados à uma nova concessão dos serviços de saneamento básico à empresa Sanesul, por 30 anos.

O impasse ocorre desde novembro do ano passado, quando as 10ª, 11ª e 16ª Promotorias de Justiça expediram uma recomendação ao prefeito e a todos os vereadores de Dourados, da época, estabelecendo que não votassem a autorização para a nova concessão à Sanesul, por conta de irregularidades ambientais, consumeristas e de improbidade administrativa, além de que o contrato atual vencerá apenas em 2019.

De acordo com o Promotor de Justiça Ricardo Rotunno, a recomendação foi acatada pela atual prefeita municipal e o procedimento arquivado. No entanto, neste ano de 2017, a Sanesul e o governo estadual, conforme a denúncia, estariam fazendo nova investida para a concessão, razão da nova instauração.

Para instaurar o procedimento preparatório, o Promotor de Justiça levou em consideração o requerimento formulado pelo presidente da Associação dos Farmacêuticos de Dourados Racibe Panage Harb, noticiando eventuais irregularidades consistentes no condicionamento de repasses do governo do estado ao município de Dourados, à concessão dos serviços de saneamento básico à empresa Sanesul.

Conforme consta no requerimento, nenhuma administração se interessou em fiscalizar, efetivamente, a concessão da Sanesul com o Município de Dourados, que já perdura há 17 anos. O atual convênio de concessão, estará vigente até 2019.

Ainda de acordo com o requerimento, é notório o interesse do estado na nova concessão, uma vez que a arrecadação do município de Dourados no ano de 2015 foi de 59 milhões e 400 mil reais. Já no ano de 2016, o município passou a arrecadar 80 milhões e 200 mil reais, por meio da Sanesul, com serviços de água e esgoto. A previsão de arrecadação do município para este ano de 2017 será de 100 milhões de reais.

Outra irregularidade apontada é a isenção tributária, pois além de abrir mão de uma receita de milhões todo ano, a concessionária ficou isenta de tributos municipais por 20 anos.

Para o Promotor de Justiça, toda concessão de serviço público, precedida ou não da execução de obra pública, tem que ser objeto de prévia licitação, nos termos da legislação própria e com observância dos princípios da legalidade, moralidade, publicidade, igualdade, do julgamento por critérios objetivos e da vinculação ao instrumento convocatório, além de ser vantajoso para a população.

O Promotor de Justiça explica ainda que, se comprovados os fatos, podem importar na caracterização de improbidade administrativa, notadamente em razão da violação dos princípios da administraçã

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética