Mato Grosso do Sul é o segundo estado com menor percentual de pobres no Brasil, com índice de 4,5%, segundo estudo desenvolvido pela consultora Macroplan.
Conforme o estudo, denominado “Desafios da Gestão Estadual 2016” e que traz dados referentes a 2014, Estado fica atrás apenas de Santa Catarina, onde índice é de 4,3%.
O cálculo de porcentagem de pobres foi feito com base na linha da pobreza, que inclui valores mínimos necessários para adquirir cesta alimentar e valor mínimo necessário para satisfazer necessidades básicas, como habitação, vestuário, higiene, saúde, educação, transporte e lazer. Valores referem-se ao custo da satisfação destas necessidades de uma pessoa durante um mês.
Cálculo varia de entre regiões, estados e entre as áreas urbanas e rurais. São consideradas pobres as que ficam abaixo da linha, ou seja, onde a renda é menor do que o necessário para suprir as necessidades básicas.
Ainda segundo o estudo, média da renda domiciliar per capita sul-mato-grossense é de R$ 1.194, sendo a sexta melhor renda do país.
Na área de desenvolvimento social, que cruza dados de renda domiciliar, porcentagem de pobres e desigualdade social, Mato Grosso do Sul ocupa a quinta colocação no ranking de estados com melhor desempenho.
Já na área de desenvolvimento econômico, estudo mostra que cruza dados entre PIB per capita, taxa de desemprego e trabalhadores informais, MS ocupa a sétima posição no ranking.
Entre os indicadores desta categoria, o que apresentou melhor resultado foi taxa de desemprego, sendo a segunda menor taxa entre os estados, com índice de 4,2% de pessoas acima de 15 anos desempregadas.
Número também é positivo quando comparado a última década. Estado passou da 11ª posição, que ocupava em 2014, para a segunda, onde se encontra atualmente, também atrás de Santa Catarina.
PIB per capita é de R$ 26,715 e percentual de trabalhadores informais é de 32%. Em ambos indicadores, Mato Grosso do Sul tem o nono melhor resultado do país.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coudet salva campeonato do Celta de Vigo e ganha destaque como treinador
181 é ferramenta para denuncia anônima em Mato Grosso do Sul

Reforma de escolas municipais é solicitada por vereador durante sessão da Câmara

Vereador sugere transformar o Marina Gattass em espaço para esportes radicais

Projeto de Lei obriga instituições a disponibilizar intérpretes de Libras na cidade

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em agosto

Polícia investiga empresa por fraude em oferta de vacina

Prefeito decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Dom Martinez

PM de Corumbá prende foragido da justiça e apreende arma branca
