Menu
quarta, 01 de dezembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Mobile - Andorinha Dezembro
Geral

Mais de 300 migrantes internacionais participarão de curso da UEMS

10 março 2021 - 09h03Portal do Governo de MS

Com uma proposta inovadora para que migrantes internacionais possam reconhecer e produzir diferentes tipos de textos na língua portuguesa em um contexto nacional ou fora das nossas fronteiras, o novo curso do Programa UEMS ACOLHE vai atender 390 migrantes internacionais.

O curso ‘Leitura e Produção de Textos em Situação de Imersão’ recebeu 392 inscrições de pessoas de 31 países, que se autodeclararam falantes de 21 línguas distintas. “Esperávamos receber 120 inscrições, para a abertura de 2 turmas. Ao passarmos das 250 inscrições percebemos o grande desafio que se apresentava para a equipe de colaboradores”, afirmou o coordenador do Programa UEMS ACOLHE, professor doutor João Fábio Sanches Silva.

As aulas serão on-line e possibilitarão aos migrantes internacionais a participação mais ativa de nacionais de outros países na recepção e produção de conhecimentos e de conteúdos em língua portuguesa, a partir da leitura, compreensão e produção de textos.

Segundo João Fábio, devido ao expressivo número de inscrições foram abertas 5 turmas, divididas pela língua de origem dos alunos. São 3 turmas para falantes de espanhol, 1 turma para falantes de francês e crioulo e 1 turma para falantes de outras línguas, em que a língua inglesa é a predominante. “Toda esta diversidade cultural enriquece não apenas os alunos, mas também toda nossa equipe de professores e auxiliares”, diz João Fábio. Outro ponto que chamou a atenção da coordenação geral foi o fato desses alunos residirem em 16 países diferentes, o que demonstra a potencialidade de acolhimento linguístico a partir das ações remotas.

Ainda no primeiro semestre de 2021, o Programa UEMS ACOLHE irá oferecer um novo curso voltado para os aspectos culturais brasileiros, com abertura de inscrições prevista para a segunda quinzena de abril. Informações sobre este novo curso já estão disponíveis na página do Programa, na aba ‘Cursos e Horários’, no endereço www.uems.br/uemsacolhe.

Programa UEMS ACOLHE

O Programa UEMS ACOLHE – Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional a Migrantes Internacionais – é o resultado de uma série de ações de extensão desenvolvidas no âmbito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul com a finalidade de atendimento diferenciado em diversas áreas do conhecimento a comunidade migrante internacional no nosso estado. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crescimento
MS tem 37,9 mil trabalhadores formais a mais que antes da pandemia
Polícia
'Deu Zebra' não chega nem perto de donos do jogo do bicho e policiais se revoltam em Campo Grande
Meio Ambiente
Sanesul é cobrada para eliminar descarte de lodo na região do Porto Geral
Benefício
Nascidos em dezembro têm até o dia 31 para aderir ao saque-aniversário
Infraestrutura
Recuperação de galeria no bairro cervejaria é urgente
Acidente
Motociclista sofre ferimentos em queda acidental
Inédito
Bonito recebe primeiro voo em conexão direta com Congonhas nesta quinta-feira (02)
Habitação
Decreto regulamenta projeto Lote Urbanizado e cria novas regras e prazos
Rio Brilhante
Empresários que tiveram prisão decretada na operação 'Dark Card' estão foragidos
Jovens Empreendedores
Alunos de Escolas Municipais de Porto Murtinho expõem produtos desenvolvidos em sala

Mais Lidas

Alerta
Estudantes de medicina denunciam faculdade boliviana por aulas presenciais com casos de Covid
Desdobramentos
Universidade de medicina na Bolívia responde denúncia e concede exame virtual
Farsa
Bolivianos são presos ao tentavam ir para a Europa com documentos paraguaios
Cidade
Briga de casal termina com marido ferido por faca