Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Julgamento do caso Nádia Sol ultrapassa 16 mil visualizações no You Tube

22 outubro 2020 - 06h35Gesiane Bernardo

O júri popular do caso de feminicídio que estarreceu a população da cidade em 10 de março de 2019, se tornou um fato histórico para a justiça de Corumbá como o primeiro julgamento transmitido ao vivo pela internet, na tarde desta quarta-feira (21), através do canal do Tribunal do Júri de Corumbá no You Tube. A transmissão durou mais de 6 horas e alcançou mais 16.864 mil visualizações. A iniciativa foi muito bastante elogiada nos comentários, já que as regras de distanciamento social continuam valendo devido a pandemia da Covid-19.

Na lista de comentários, todos clamavam por justiça e assistiram Edevaldo Costa Leite, 32 anos, réu confesso do assassinato da professora Nádia Sol, ser condenado a 22 anos de prisão em regime fechado. 

Na sala do Tribunal do Júri haviam poucas pessoas presencialmente: o juiz do caso André Luiz Monteiro, da primeira Vara Criminal de Corumbá; o representante da acusação, promotor Rodrigo Correa Amaro, da 3ª Promotoria de Justiça de Corumbá; o advogado de defesa, Nivaldo Paes Rodrigues; familiares de Nádia e de Edevaldo e mais sete pessoas, três homens e quatro mulheres, sorteados para compor o júri popular.

Edevaldo permaneceu na sala por pouco tempo, assim que encerrou seu depoimento foi retirado para aguardar em outro local. Ele depôs, porém se recusou a responder perguntas da promotoria. Sobre o crime, afirmou que a vítima havia feito dívidas em seu nome e que não lembrava dos fatos daquele 10 de março, usando como justificativa o fato de ser espírita

A promotoria não poupou agravantes ao caso, acusou Edevaldo de homicídio qualificado com características de crueldade, emboscada, motivo torpe e feminicídio. Para o promotor Rodrigo Correa, o autor não deu chance de defesa a vítima, que foi surpreendida assim que chegou em casa. A acusação afirmou ainda que Nádia havia recebido 38 facadas e não 36 como consta no inquérito.

Advogado de defesa, Nivaldo Paes, afirmou que o cliente foi prejudicado na investigação da Polícia Civil. Foto: Enviado ao Capital do Pantanal

A defesa do autor, desempenhada pelo advogado Nivaldo Paes Rodrigues, que já havia declaro ao Capital do Pantanal a consciência de que o caso era de extrema dificuldade, adotou a linha de que a investigação da Polícia Civil não foi bem feita. Alegou falhas como o não recolhimento dos celulares, tanto do autor quanto da vítima, que poderiam revelar mais detalhes sobre as últimas conversas entre os dois, para a defesa, o cliente foi prejudicado pela investigação.

Duas testemunhas foram ouvidas, um jovem vizinho de Nádia na vila onde morava e que teria visto o crime e o ex-delegado da Polícia  Civil, Fernando Araújo, que depôs por vídeo conferência.

Ao final de todos os depoimentos, o juiz do tribunal chamou Edevaldo de volta à sala para proferir a sentença, que não foi a máxima de 30 anos prevista em Lei. Mesmo com todos os agravantes apresentados, o autor recebeu pena de 22 anos em regime fechado. Para a defesa, “22 anos foi uma pena justa”, disse Nivaldo Paes, que enxerga chances do cliente mais a frente conseguir direito ao semiaberto.

A família de Nádia, em comoção total, saiu aliviada e com sentimento de que a justiça foi feita no tribunal.

Clique para assistir o julgamento na íntegra. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética